5 dicas para montar um plano de marketing para hotéis

Tempo de leitura: 6 minutos

A criação de um plano de marketing para hotéis é fundamental para quem deseja construir uma boa imagem, melhorar a visibilidade e chamar atenção para o nome do hotel e dos serviços prestados.

Além disso, sabemos que, ultimamente, o marketing virtual se tornou ferramenta essencial para ganhar visibilidade no meio online, de modo a atrair e fidelizar mais clientes.

Pensando nesses fatores, preparamos este post com o objetivo de apresentar a você cinco dicas de como montar um plano de marketing para hotéis. Continue a leitura e aprenda conosco!

1. Trabalhe o Branding do seu hotel

O Branding de uma marca é todo o trabalho feito para que ela se torne mais valorizada entre seus consumidores. Para isso, no caso do hotel, é importante que ele se torne mais conhecido e tenha um impacto positivo entre os clientes.

Por isso, se você vai criar um plano de marketing, fique atento à percepção que seus clientes têm do seu hotel. Pergunte-se se essa percepção é positiva, negativa ou neutra; se você atende às especificidades de um determinado público; e até mesmo se você oferece algo que diferencia seu hotel dos outros.

Pense bem em quais quesitos o seu hotel se diferencia dos outros, pois isso pode ser uma peça-chave para aumentar a credibilidade do seu estabelecimento. Quanto mais você conseguir passar uma percepção positiva e possuir diferenciais, mais seu hotel será lembrado. Isso ainda aumenta as chances de que ele seja indicado e atinja outros clientes potenciais.

Além disso, é importante lembrar que o efeito do Branding a longo prazo pode se tornar muito interessante. De forma que características específicas, como o nome do seu hotel, o seu logotipo, a experiência que o hóspede tem desde o primeiro contato até o momento em que deixa o quarto e até mesmo as ações cotidianas, podem remeter ao seu negócio de forma valorativa. Portanto, fique atento a esse aspecto.

2. Mantenha presença virtual: crie um site e um blog

Ferramentas online possuem a grande vantagem de possibilitar facilidade ao consumidor — que com uma simples busca pode encontrar o que deseja e comparar as ofertas — e isso pode se torna ainda mais proveitoso para quem oferece algum produto, pois, ao investir de forma correta no marketing, você pode se destacar em meio a tantas outras ofertas.

Sendo assim, é importantíssimo criar um site e um blog para o seu hotel, pois será justamente por meio dessas ferramentas que você conseguirá hospedes potenciais e pessoas com a intenção de conhecer seu estabelecimento. Porém, ao criar essas ferramentas, você deve ter alguns cuidados.

Primeiramente, é importante que seu site ou blog seja responsivo — isso quer dizer que ele deve ser adaptável a qualquer formate de eletrônicos. Se alguém acessar sua página de um celular, notebook ou tablet, as informações mais importantes devem ser igualmente visíveis em ambos, ou seja, devem ter a mesma qualidade.

Outro aspecto essencial é apresentar brevemente seu hotel. Escreva um pequeno texto de boas-vindas destacando os principais serviços oferecidos e convidando o futuro hóspede a entrar em contato.

Além disso, tenha uma parte reservada para as fotos do seu hotel, como fotos dos quartos, das áreas de lazer e das áreas comuns (externas e internas). Para isso, escolha as melhores fotos e preze sempre pela qualidade das imagens. Além disso, é possível deixar alguns pequenos vídeos apresentando seu hotel.

Outro ponto importante para seu site é deixar as opções para contato bem visíveis. Você pode escrever, por exemplo, o e-mail, o telefone, o celular e o WhatsApp do hotel.

Garanta que por meio dessas opções seu futuro hóspede não tenha que esperar por muito tempo por uma resposta. Ou seja, o contato deve ser rápido e prático.

Já em relação ao conteúdo do blog, você pode explorar melhor alguns outros aspectos. É possível levantar temáticas e produzir conteúdo a respeito do lugar onde seu hotel está, escrever sobre as características do lugar e oferecer informações aos seus clientes potenciais. Explicaremos melhor a seguir!

3. Produza conteúdos direcionados

Produzir conteúdos que podem ser úteis aos seus potenciais clientes é uma ótima estratégia para criar uma ligação entre o nome do seu hotel e o serviço que você oferece.

Essa estratégia é conhecida como marketing de conteúdo e é uma ótima aliada ao marketing digital. A partir dela, você pode investir na produção de conteúdos que tenham relevância para seus hóspedes e atrair mais clientes para o seu negócio.

Por exemplo, você pode criar um conteúdo que apresente os melhores restaurantes da região próximos ao seu hotel, os pontos turismos próximos, as curiosidades sobre o local etc.Com isso, você será útil para o seu hóspede antes mesmo da hospedagem.

É possível, ainda, manter contato com ele mesmo depois que ele não estiver mais hospedado em seu hotel.

4. Use anúncios para hotéis no Google Adwords

Além de produzir conteúdos e estar disponível de forma online para o seu cliente, é importante usar o Google Adwords para anunciar seu hotel. Essa ferramenta de busca destaca no mapa qualquer opção de hospedagem, como hotéis e pousadas.

Com a sua forma de hospedagem visível para todos que procuram locais em um determinando ponto no mapa, suas chances de ser encontrado aumentam, concorda?

Além disso, o Google Adwords possibilita que você insira imagens do seu hotel, acrescente o preço médio da diária e que seus clientes façam uma avaliação sobre a estadia. Também é importante acrescentar ao anúncio os meios de contato e a disponibilidade de quartos nas datas buscadas pelos clientes.

5. Valorize as avaliações de seus clientes

Por último e não menos importante, é essencial valorizar as avaliações dos seus hóspedes. Existem sites específicos para avaliações e comentários de clientes em relação a determinados produtos.

A avaliação positiva dos seus hóspedes pode funcionar como uma ótima ferramenta de marketing, pois quanto mais bem avaliado seu hotel estiver, mais pessoas ele poderá atrair.

Seguindo os passos acima, investindo na qualidade do serviço prestado e na estrutura do hotel, você estará tornando a experiência do cliente melhor. Consequentemente, isso contribuirá para que ele avalie bem o seu estabelecimento.

Para conseguir mais avaliações, peça feedbacks. E não se esqueça de mostrar para o seu hóspede que você se importa com a opinião dele — inclusive para melhorar cada vez mais o serviço prestado.

Para montar um plano de marketing para hotéis e ter sucesso não hesite em contatar uma equipe especializada em marketing. Essa equipe poderá auxiliá-lo na realização dessas dicas e em outros detalhes extremamente importantes! Ficou interessado? Entre em contato conosco. Nós, da HMAX, estamos prontos para ajudá-lo!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *