6 dicas para lidar com a alta concorrência no setor hoteleiro

Tempo de leitura: 6 minutos

Saber lidar com a concorrência é essencial para o sucesso de qualquer hotel ou pousada. Diferente do que muita gente pensa, não basta conhecer os seus adversários de mercado. É preciso monitorá-los e tirar proveito ao máximo das informações obtidas.

Além disso, para ter sucesso, é preciso estar atualizado. É fundamental ter uma presença forte e marcante na internet. Quer conhecer essas e outras dicas? Listamos tudo o que você precisa saber para sair na frente da concorrência:

1. Conheça e monitore os seus correntes

Para saber lidar com a concorrência é preciso conhecê-la. Por isso, faça uma pesquisa detalhada sobre o perfil dos seus concorrentes e analise os seus principais erros e acertos. Existem algumas estratégias para facilitar esse trabalho. Confira:

Benchmarking

O nome pode até ser estranho, mas você provavelmente já pratica o benchmarking. Trata-se de analisar as estratégias e o desempenho dos seus concorrentes por meio do monitoramento de sites como Facebook, Instagram, YouTube, entre outros.

Essa prática é importante pois permite que você investigue as ações que estão sendo realizadas pela concorrência. Nesse sentido, você poderá investir em estratégias que estão dando certo — sorteios no Facebook, por exemplo — e evitar erros.

É claro que isso não significa que você deve imitar os seus adversários, mas aprender com eles é essencial para o seu sucesso. Por isso, tire um dia na semana para analisar as ações de marketing da concorrência nas principais mídias sociais: verifique a quantidade de postagens, assuntos, horários de pico etc.

Alerta Google

A criação de um Alerta do Google é uma excelente dica para ficar por dentro de tudo o que acontece. Para que ele seja útil, indique os nomes dos principais hotéis e insira algumas palavras chaves relacionadas ao seu negócio (hotelaria, hotéis em SP etc.). Feito isso, o Google criará uma lista diária e automática sobre as principais notícias.

TripAdvisor

Além de ser uma excelente ferramenta para divulgar o seu hotel, o TripAdvisor permite uma ampla pesquisa sobre a sua concorrência. Por lá, é possível averiguar os pontos fracos e fortes dos adversários, o perfil dos viajantes, a época mais frequentada e conferir comentários dos próprios hóspedes em relação aos hotéis que se hospedaram.

2. Considere adotar a estratégia do “cliente oculto”

Você provavelmente tem a consciência de que um bom atendimento é indispensável para a fidelização dos consumidores, certo? Nesse contexto, uma das estratégias que vem sendo adotada em diversos segmentos é o cliente oculto.

A tática nada mais é do que um funcionário disfarçado de hóspede. Funciona assim: você paga alguém de sua confiança para se hospedar no seu hotel e também em outros locais. Obviamente, você não vai contar a ninguém que aquele indivíduo não é um turista.

Desse modo, ele realmente viverá a experiência de um hóspede e poderá relatar as experiências boas e ruins. Além disso, você terá uma oportunidade única de receber uma comparação detalhada sobre o seu e estabelecimento e os da concorrência.

3. Utilize a tecnologia a seu favor

Atualmente, existem tecnologias capazes de melhorar a produtividade dos funcionários do hotel e tornar a experiência dos turistas ainda mais agradável. Por meio de softwares especializados, é possível gerenciar ligações, agilizar o atendimento da recepção, controlar as reservas e muito mais. Tudo isso de forma rápida e automática.

Além disso, lembre-se de instalar uma rede WIFI em todas as dependências do hotel. Hoje, ter internet nos quartos não é mais um diferencial, mas sim um pré-requisito.

4. Agregue valor ao seu produto

Para vencer a concorrência, é preciso vender valor e não preço. É claro que ofertas são sempre importantes para atrair novos consumidores. Entretanto, essa estratégia pode comprometer o fluxo de caixa e até mesmo desvalorizar o seu serviço.

Por isso, invista em ações que agreguem valor ao seu negócio. Nesse momento, não se esqueça de averiguar o que a concorrência já está fazendo e tente dar um passo à frente. Existem diversas maneiras de fazer isso, como: personalizando o atendimento, oferecendo café da tarde (além do ofertado pela manhã), diferenciando os seus serviços (massagens, área pet, etc), concedendo estacionamento gratuito, entre outras.

Veja outros diferenciais:

  • internet WIFI rápida;
  • ambientes climatizados;
  • janelas antirruídos;
  • reservas on-line;
  • cofres;
  • segurança 24 horas;
  • apartamentos adaptados para pessoas com deficiência;
  • hospedagem pet friendly (que aceita animal de estimação).

5. Crie uma boa estratégia de marketing

De nada adianta investir em serviços que agreguem valor ao seu hotel se as pessoas não ficarem sabendo disso. Nesse sentido, é essencial criar estratégias de marketing para divulgar a sua marca e convencer o cliente de que o seu negócio é a melhor opção do mercado.

Busque ajuda profissional, crie uma persona para o seu estabelecimento (pessoa semi-fictícia que representa o público-alvo) e invista em estratégias nas redes sociais. Lembre-se de que, atualmente, as pessoas buscam a hospedagem pela internet.

Por isso, você precisa ser encontrado. Blog posts, adwords e postagens patrocinadas nas principais mídias são algumas formas de fazer isso. Em todo caso, é muito importante buscar auxílio de um profissional de marketing qualificado.

6. Firme parcerias

Firmar parcerias com agências de passeio, restaurantes e até com alguns sites é uma das principais formas de atrair a clientela. Identifique os possíveis parceiros e veja como vocês podem se ajudar.

Vale destacar que o seu hotel precisa estar presente nos chamados On-line Travel Agencies (OAT) — agências on-line de turismo. Pessoas que reservam pelo Booking, Trivago e Decolar.com, por exemplo, precisam encontrar o seu estabelecimento.

A procura de hospedagens por intermédio de OATs tem aumentando significativamente. Isso ocorre, dentre outros fatores, pela facilidade proporcionada por esses sites. Basta digitar o destino e a data da viagem que eles te mostrarão as melhores opções.

Atualmente, ninguém tem tempo ou paciência de comparar diversos hotéis manualmente. Nesse contexto, os sites fazem isso automaticamente e ainda oferecem a opção de filtrar os hotéis por avaliações. Por isso, atualize-se!

Viu como é possível se diferenciar no mercado e sair na frente da concorrência com dicas práticas e eficientes? Com um pouco de pesquisa, estratégias de marketing e planos de monitoramento é possível aumentar ainda mais a clientela e conquistar cada vez mais espaço no setor hoteleiro.

Agora que você já sabe como lidar com a concorrência de forma eficiente, siga-nos em nossas redes sociais — Instagram, Facebook, LinkedIn,— e fique por dentro de outras novidades do setor!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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