Atendimento hoteleiro: dicas para receber o turismo de férias

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O atendimento é um assunto bastante tratado, principalmente no ramo hoteleiro. Oferecer um bom atendimento é indispensável para qualquer empreendimento na área. Uma pesquisa da Mapie em conjunto da Disque9 mostrou que 77,6% dos hóspedes brasileiros consideram a qualidade do serviço para escolher a hospedagem. Além disso, ineficiência e demora no atendimento (95,5%) foram apontados como itens que atrapalham na experiência do viajante. Nessa perspectiva, com o intuito de auxiliar o seu negócio, separamos algumas dicas para aperfeiçoar o atendimento, em especial no período de férias.

Ofereça um bom atendimento com uma recepção mais humanizada

Um dos pontos principais para oferecer um atendimento de qualidade é atuação dos colaboradores. A pesquisa da Mapie apontou que a cordialidade da equipe (91%) é considerada um dos serviços mais importantes para os hóspedes brasileiros. Aplicar uma recepção mais humanizada, com tratamento direto e cortês, é uma ação simples e extremamente importante. Uma estratégia para proporcionar um atendimento mais personalizado, é conhecer os clientes antes do check-in. Para isso, pesquise e confira as informações disponibilizadas na reserva. No caso de um hóspede antigo, analise no cadastro do hotel suas preferências e hábitos. Assim é possível atendê-lo forma mais exclusiva.

Busque receber grupos de forma diferenciada

Receber grupos é um desafio, principalmente em questão de organização. Por isso, prepare a equipe e repasse todas as informações necessárias para o atendimento. Também é interessante identificar o público e oferecer um material diferenciado, como informativos sobre o hotel em outra língua para estrangeiros ou folhetos com fonte grande para facilitar a leitura voltados a terceira idade. Nesse sentido, é importante analisar o perfil dos hóspedes e oferecer materiais e serviços de acordo com suas necessidades e interesses.  

Tenha uma equipe instruída para informar os hóspedes

Também é pertinente para o atendimento conhecer a região e a cultura local para instruir e indicar passeios, restaurantes, pontos turísticos, meios de transportes e demais pontos importantes para os viajantes. Por exemplo, saber informar os horários de verão dos principais estabelecimentos da cidade. Da mesma maneira, também é significativo para a imagem do hotel manter parcerias para facilitar o roteiro do hóspede e incentivar a visita aos comércios locais.  

Promova uma experiência diferente nas férias

Outra questão relevante é entender o momento do cliente e auxiliar na sua experiência, principalmente nas férias. Além da organização no atendimento, pense na possibilidade de implementar uma política mais flexível durante esse período. Por exemplo, aumentar o horário de uso das piscinas e do serviço de café da manhã. Também é possível e interessante investir em decorações temáticas para ambientar a recepção.  

Para aperfeiçoar o atendimento do seu hotel nas férias, busque implementar as dicas citadas. São pontos importantes para receber os hóspedes de forma diferenciada durante esse período.

Para conferir mais dicas, acesse o blog da HMAX.

Dados: revistahoteis

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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