Conheça 7 formas para aproveitar a baixa temporada em seu hotel

Tempo de leitura: 6 minutos

Saber gerenciar a sazonalidade do setor hoteleiro é essencial para o sucesso de seu negócio, bem como aproveitar a baixa temporada. Nessa época, a demanda por serviços costuma cair bastante e, portanto, é preciso conseguir atrair hóspedes para manter uma boa taxa de ocupação.

Para que isso seja possível, é necessário investir em algumas estratégias para atrair um público diferenciado e ter um empreendimento mais sustentável, com uma boa renda.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você colocar em prática em seu hotel e obter melhores resultados durante a baixa temporada. Continue a leitura para conferi-las!

1. Ofereça pacotes com descontos exclusivos

É importante fazer uma boa análise para notar quais são os períodos menos procurados e, então, realizar ações promocionais com preços especiais. Procure agregar valor ao pacote e ofereça algo que vá além do preço mais baixo — como um jantar gratuito ou um ingresso para uma peça de teatro.

Outra opção, que evita o desconto como principal atrativo, é criar um pacote que seja voltado aos dias de semana. Você pode oferecer uma hospedagem de 2 noites e dar uma diária extra, caso a estadia aconteça de segunda a quinta-feira, por exemplo.

Lembre-se que é essencial conhecer o perfil mais comum de cliente que utiliza os serviços de seu estabelecimento para que você possa criar pacotes que realmente darão um bom retorno.

2. Saiba o momento certo de baixar os preços

Essa estratégia é necessária para que você saiba qual é o melhor momento para dar descontos e evitar que acabe saindo no prejuízo. A saída não é simplesmente baixar o preço da diária, é preciso saber quando seu hotel tem menos movimento. Normalmente, é durante a semana e, se esse for o seu caso, direcione suas ações para esses dias específicos.

Se houver um pacote que ofereça descontos para a hospedagem durante a semana, você chama a atenção de hóspedes para esse momento e evita prejudicar o bom fluxo que já tem no final de semana.

3. Mantenha contato com possíveis hóspedes

Envie informativos sobre as ações promovidas em seu hotel para pessoas que já se hospedaram com você na baixa temporada de anos anteriores. Procure também clientes que fizeram uma boa avaliação de sua estadia e aqueles que estão sempre viajando.

Esse contato é importante, pois, se eles gostaram de seus serviços, a probabilidade de que queiram se hospedar novamente em seu estabelecimento é bem grande — principalmente se houver promoções especiais e eventos.

Não se esqueça de entrar em contato com hóspedes que demonstraram interesse em seus serviços e que não puderam se hospedar devido à lotação dos quartos. Aqueles que cancelaram a reserva por algum motivo e que demonstraram interesse em voltar em outra oportunidade também são clientes em potencial.

Dessa maneira, é possível criar campanhas de marketing mais eficientes e que podem ser distribuídas tanto por e-mail quanto pelas redes sociais.

Como se pode perceber, é essencial coletar e utilizar os dados de seus clientes para que você possa adaptar seus serviços para melhor atendê-los. Portanto, analise as informações deixadas em formulários e os dados (idade, gênero, origem, motivo da viagem, etc) que foram preenchidos online durante a reserva.

4. Promova eventos

Essa é uma excelente estratégia para fortalecer sua marca diante do mercado corporativo e conquistar novos clientes. Assim, você diversifica o público de seu hotel e aumenta a renda durante a baixa temporada.

Em eventos corporativos, por exemplo, é possível firmar parcerias com empresas e oferecer pacotes exclusivos — aproveitando a estrutura do hotel para realizar reuniões, convenções, treinamentos, entre outros. Um cliente impactado pelos bons serviços durante sua estadia pode optar por retornar com a família durante as férias.

Eventos gastronômicos também podem ser uma boa saída, pois você pode aproveitar a culinária local e celebrar a cultura da região. Dessa maneira, seu estabelecimento pode firmar uma tradição e virar ponto de referência para turistas de diversos tipos.

5. Adapte os quartos para espaços de coworking

O coworking vem ganhando bastante força nos últimos anos pelo mundo. De acordo com um estudo, este setor deve reunir cerca de um milhão de profissionais até o fim de 2018. Portanto, é uma tendência que veio para ficar.

Essa pode ser uma grande estratégia de diferenciação para seu hotel — e já existem estabelecimentos que estão adaptando seus quartos para receber pessoas que utilizam esse espaço de trabalho compartilhado.

A demanda por esse tipo de serviço vem crescendo principalmente pela necessidade de redução de custos com um espaço e contas fixas. Algumas empresas já utilizam o coworking, mas quem mais se beneficia e precisa desses espaços são os profissionais autônomos.

6. Feche parcerias com agências de viagens e promotores de eventos

Há muitas agências que já oferecem pacotes voltados para eventos corporativos e, por isso, possuem uma gama de clientes empresariais com um bom potencial de exploração. Aproveite a oportunidade para demonstrar tudo o que seu hotel pode oferecer e como ele pode ser referência no atendimento desse tipo de hóspede.

Além disso, firmar parcerias com promotores de eventos é uma boa maneira para que seu estabelecimento seja indicado a hóspedes em potencial. Isso facilita a venda de pacotes para participantes que venham de outras cidades.

É de bom tom realizar uma pesquisa para conhecer melhor os eventos que acontecerão em sua cidade e avaliar quais são os mais adequados para seus clientes.

7. Aproveite a baixa temporada para fazer a integração de processos

Os processos integrados são essenciais para prevenir o desperdício de recursos (tempo, material e dinheiro) e para que as informações disponíveis estejam bem alinhadas. Isso facilita o trabalho de sua equipe, pois tudo estará sempre à disposição de todas as áreas — tornando todos os processos mas práticos e eficazes.

Os passos para a integração de processos são os seguintes:

  • identificação das atividades: manutenção do negócio, serviços oferecidos e relacionamento com o cliente;
  • mapeamento dos processos: ações necessárias para cada atividade, quem são os responsáveis pela execução, quais são os objetivos, entre outros;
  • adoção de um software de gestão hoteleira: disponibiliza todas as informações utilizadas pelos setores e pode ser utilizado com recursos simples, como as redes sociais e e-mails periódicos.

Essa época de menor movimento é a melhor para realizar a integração de serviços e processos, bem como testar novos projetos e realizar as mudanças que forem necessárias. Dessa maneira, é possível manter um bom funcionamento de seu hotel e conseguir melhores resultados.

Pode-se perceber que atrair clientes e obter uma boa renda durante a baixa temporada é totalmente possível. Basta seguir as dicas descritas até aqui, manter seu site com as informações sempre atualizadas e entregar o que foi prometido. Assim, seu sucesso será garantido!

E então, tem mais alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto? Conte para a gente nos comentários!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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