Descubra como atrair hóspedes nas férias

Tempo de leitura: 6 minutos

O período de férias é um grande destaque quando o assunto é turismo. Com o aumento considerável na procura por destinos a serem visitados, todos os setores da área tendem a ganhar mais atenção dos turistas nessa época do ano.

Para a hotelaria, isso significa mais reservas e, consequentemente, mais chances de fidelizar clientes. Por outro lado, o período é tão favorável que torna a concorrência ainda maior. Então como atrair hóspedes nas férias?

A resposta para essa pergunta está na experiência do cliente. Quanto melhor e mais fácil for seu processo de escolha do hotel e sua estadia de fato, maiores serão as chances de atração e fidelização. Para garantir a boa experiência, algumas atitudes podem ser tomadas. Quer saber quais são elas? Confira!

Produzir fotos de qualidade

Quando um potencial hóspede está escolhendo um hotel, uma das primeiras coisas que faz é ver as fotos do local. Conhece aquele ditado que diz “uma imagem vale mais que mil palavras”? Pois é, estar atento a esse detalhe é importantíssimo!

Fotos de boa qualidade e com riqueza de detalhes ajudam a atrair o interesse. Nelas, é fundamental que seja possível visualizar os ambientes da hospedagem — não apenas o quarto, como também as demais áreas — e atrativos que podem se tornar um diferencial na hora da escolha do cliente.

Também é importante lembrar que as fotos precisam ser realistas e realmente representar aquilo que o cliente encontrará em sua estadia. Se na foto de apresentação de um quarto, por exemplo, paredes sujas ou objetos quebrados forem propositalmente ocultados, o hóspede pode ter uma quebra de expectativa e de confiança no hotel.

Oferecer um tour virtual

O tour virtual é uma maneira de fazer com que as pessoas não só conheçam melhor o hotel, mas também já se sintam dentro dele antes mesmo da reserva.

Se um hotel disponibiliza um tour 360°, o hóspede pode conhecer o local mais detalhadamente e através de ângulos diferentes, focando naqueles pontos que mais pesam na sua decisão de escolha. Isso otimiza o tempo, além de proporcionar uma pesquisa mais efetiva, o que pode pesar na hora de tomar uma decisão. Um diferencial competitivo e tanto!

Conhecer as atrações locais

Hóspedes de férias querem tirar o maior proveito possível do destino que está visitando. Gostam de saber o que tem de melhor para ver e fazer na cidade, lugares recomendados para almoçar, jantar, passear, entre outros. Qual seria um lugar confiável para fornecer essas informações? O hotel, claro!

Conhecer as atrações da região onde o hotel está inserido e ajudar o hóspede a aproveitar seus dias de passeio é uma ótima maneira de deixá-lo satisfeito. Para fazer isso da melhor forma, o ideal é respeitar a singularidade de cada um quando precisar sugerir programas. Um turista viajando sozinho, por exemplo, talvez não tenha os mesmos interesses de quem está viajando em família e com crianças.

Também pode ser uma boa ideia fazer parcerias com agências de viagem e receptivos para conseguir disponibilizar passeios e transfers. Assim, o hotel oferece mais facilidade e segurança para o cliente.

Criar atividades variadas

Para atrair hóspedes nas férias, vale apostar em programações dentro do hotel ou por ele organizadas: bailes, jantares, caminhadas, espaço para recreação infantil, etc. As possibilidades são várias e, para muitas pessoas, contam como um ponto a ser destacado na hora de escolher a hospedagem.

Lembre-se de que o período é de férias, logo, quanto mais recursos voltados para o entretenimento, conforto e diversão, maiores são as chances de agradar os hóspedes.

Se o lugar já oferece algum tipo de atividade, dê uma atenção especial à divulgação dela. Não deixe de destacá-la no site e nas redes sociais do hotel. É uma boa maneira de ser encontrado por quem está procurando essa programação em específico.

Manter a qualidade no enxoval da hotelaria

Um ambiente com estrutura bonita, grande e impactante chama a atenção, mas existe um fator simples que é ainda mais definitivo para a experiência do cliente: a limpeza.

Quem é que não gosta de passear o dia inteiro e, ao voltar para o hotel, encontrar um espaço limpo, onde possa descansar com tranquilidade? Por isso, não descuide da higiene e mantenha sempre cobertores, lençóis e demais itens do enxoval limpos e em bom estado. Sempre evite manter nos quartos aquelas peças manchadas, rasgadas ou já envelhecidas.

É interessante pensar também na rotina de substituição das peças. De quantos em quantos dias as toalhas serão trocadas? E as roupas de cama? Criar esse tipo de planejamento facilita o controle da arrumação.

Proporcionar um bom atendimento

Acredite, o atendimento talvez seja o principal ponto a ser observado quando o objetivo é atrair clientes e criar com eles um relacionamento duradouro.

Quando as férias do hóspede terminarem e ele voltar para casa, a primeira coisa que pensará, ao avaliar se teve uma boa estadia, é se foi bem tratado ou não. Se não foi, é provável que não volte e não recomende a hospedagem.

Procure manter uma boa interação entre hóspedes e funcionários do hotel. É importante que as dúvidas dos clientes sejam tratadas com atenção, assim como possíveis reclamações. No caso de imprevistos, procure resolvê-los assim que possível para que os dias de hospedagem não se tornem um motivo de desconforto para eles.

Manter uma equipe entrosada também é fundamental para proporcionar boas relações, então procure mantê-la por dentro desse objetivo de prestar um ótimo atendimento. Sempre converse com os funcionários e destaque a importância da simpatia, gentileza, cordialidade e preocupação com o bem-estar dos hóspedes. Enfatize que são questões que devem ser priorizadas.

Atrair hóspedes nas férias pode significar mais reservas e melhores resultados ao longo de todo o ano. Para fazer isso, nada melhor do que investir diariamente na qualidade e ter cuidado com cada etapa da relação com o hóspede, desde a busca por informações até o fim da estadia. Procurando sempre oferecer o melhor, atrair e conquistar os clientes será a única consequência possível.

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Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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