Gerenciamento de hotéis: o impacto do dashboard na tomada de decisões

Tempo de leitura: 6 minutos

Conhecer a importância do Dashboard para o gerenciamento de hotéis e pousadas pode sinalizar benefícios incontáveis para o seu empreendimento. E isso, de forma simples e prática.

Cada vez mais presente no universo corporativo, a tradução mais adequada para esse termo é “painel de controle”. Com amplas funcionalidades, o dashboard objetiva facilitar a visão geral dos negócios e proporcionar escolhas mais acertadas.

Nesse sentido, se você está em busca de alternativas para evitar retrabalhos, dinamizar a comunicação e reduzir prejuízos, esse é o caminho. Veja como utilizar esse recurso para melhorar a gestão e facilitar a tomada de decisões. Boa leitura!

O que é um dashboard e como ele funciona?

Um dashboard permite consolidar informações de todos os aspectos do negócio com a finalidade de manter a atualização e direcionar soluções.

Todos os dados, gráficos e informações importantes são destacadas em uma única tela. Entre outros benefícios, isso pode ser interessante para medir a performance de seu hotel.

O universo corporativo está cada vez mais diferenciado. Mediante essa realidade, as tomadas de decisão devem ser bastantes lógicas e precisas. Porém, devido à dinâmica das rotinas diárias, tais escolhas precisam ser feitas de forma rápida e ágil, mas sem incorrer no risco de erros.

Por isso, o uso do dashboards tem sido uma excelente medida para assegurar mais segurança ao gerenciamento de hotéis. Entretanto, esses painéis não podem conter informações excessivas. Quanto mais objetivo, melhor para visualizar as informações com mais rapidez.

Por isso, é essencial saber escolher o gráfico adequado para possibilitar uma representação visual mais ampla dos indicadores. Tais informações devem ser apresentadas de maneira prática e mais intuitiva possível.

Essa ferramenta tem sido extremamente útil para os gestores na hora de tomar decisões e propor iniciativas importantes para o empreendimento. Isso porque os dashboards permitem uma análise completa da atual situação da empresa, o que facilita o direcionamento da gestão. 

Ao visualizar o dashboard na tela, o leitor tem acesso a dados consolidados e originados de diversas fontes. No entanto, devido ao modo de operação dessa ferramenta analítica, esses dados são disponibilizados de forma a favorecer a leitura e a interpretação.

Para facilitar a sua implementação, essa ferramenta pode ser usada em diversos setores de seu hotel. Além disso, os dashboards são softwares que podem ser implantados — e disponibilizados na nuvem — em diferentes plataformas. 

Ademais, podem ser visualizados em desktops, palms, tablets, smartphones ou em quaisquer dispositivos que sejam mais adequados para o gerenciamento de hotéis e pousadas.

Quais são os principais benefícios que o dashboard pode proporcionar?

A utilização do dashboard pode proporcionar inúmeras vantagens e dinamizar o trabalho de gerenciamento de hotéis e pousadas. Além disso, investir em softwares específicos para hotelaria é um meio de se adequar às demandas do mercado a fim de se tornar mais competitivo.

Tendo isso em vista, veja como o uso do painel de controle ajuda a reduzir a complexidade da organização e a proporcionar melhoria nas atividades de rotina. Confira!

Centraliza as informações

Os dashboards centralizam em um único ambiente as informações mais relevantes para o negócio e permitem uma rápida visualização dos processos essenciais para o planejamento. Recursos disponíveis, vagas de emprego, número de reservas e atividades programadas são destacados na tela.

Trabalhar dessa forma possibilita melhoria em importantes setores, como no de recepção e reservas, no financeiro e no de infraestrutura. Contar com informações sobre a quantidade de materiais disponíveis ou que já acabaram  facilita o controle da gestão de estoque e tranquiliza o ambiente.

Promove a integração entre os setores

Outra função desses painéis é a organização e a atualização das informações. Desse modo, promovem maior integração de todos os departamentos do hotel. A facilidade de comunicação — proporcionada pelo rápido acesso aos dados em uma única tela — favorece a distribuição eficiente dessas informações.

Reduz falhas administrativas

Essa disponibilidade de informações coloca nas mãos dos gerentes todo o aporte de dados necessários para otimizar a gestão. Isso permite detectar possíveis falhas administrativas e promover ajustes concretos para evitar problemas mais recorrentes.

Melhora a produtividade

O dashboard é uma ferramenta tecnológica de grande valia para o compartilhamento de dados. O uso desse recurso permite que toda a equipe tenha acesso a eles em fração de segundos. 

Logo, por meio dessa ferramenta, a empresa pode experimentar resultados promissores: melhorar a produtividade, aumentar as reservas e alcançar as metas corporativas.

Facilita a organização das reservas

O uso do painel de controle permite visualizar claramente todas as informações em um único ambiente. Com essa visão global do sistema, os colaboradores terão mais facilidade para gerenciar as reservas de modo bem mais prático e organizado.

Reduz o tempo das atividades

Outro benefício do dashboard é que ele reúne tudo o que a gestão precisa para efetivar a tomada de decisões em um único local. Com isso, há a possibilidade de diminuir consideravelmente o tempo necessário para a realização das tarefas mais importantes.

Como otimizar o gerenciamento de hotéis por meio do dashboard?

Manter as informações mais importantes em uma só tela pode ajudar a identificar as falhas na gestão. Além disso, buscar soluções viáveis para as questões mais recorrentes é imprescindível para a qualidade do gerenciamento de hotéis.

Mediante a competitividade cada vez mais crescente, a chave para o sucesso do empreendimento pode estar na adoção de indicadores de desempenho de seu negócio. 

Nesse contexto, o sucesso das empresas exige o trabalho dedicado da gestão: é preciso ter uma equipe bem treinada, informada e com a mente aberta às mudanças necessárias para o crescimento. 

Além do mais, acessar as principais informações em tempo real favorece a proatividade e auxilia na percepção dos gargalos antes de se tornarem questões mais preocupantes. Esse tipo de abordagem é essencial para transformar problemas em oportunidades e gerir a empresa com eficiência.

O uso dos painéis de negócios favorecem o trabalho da gestão, pois eliminam a necessidade de passar muito tempo analisando planilhas, relatórios e dados complexos. De forma simples, esse acesso às informações possibilita a tomada de decisões de forma rápida e concisa.

Como vimos, o dashboard é uma excelente opção para analisar processos e dinamizar o fluxo das atividades mais importantes. A adoção dessa ferramenta tecnológica permite perceber falhas, analisar soluções e implementar ações que sinalizam mais qualidade para o gerenciamento de hotéis e pousadas.

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Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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