Gestão de emergências: fatores para prevenção e controle de riscos

Tempo de leitura: 3 minutos

Assim como qualquer outro empreendimento, os hotéis e pousadas devem estar preparados para enfrentar emergências e saber conduzir crises financeiras e de imagem. O estabelecimento deve seguir procedimentos definidos para lidar com desastres naturais, criminalidade, acidentes e demais situações de risco que possam afetar hóspedes, funcionários e terceiros. Há inúmeras ocorrências no setor hoteleiro que evidenciam a importância de analisar os riscos potenciais e implementar um plano de prevenção.  Portanto, separamos alguns tópicos relevantes para alinhar o seu hotel a uma gestão de emergências eficiente. Confira conteúdo abaixo.

 

Conheça as possíveis situações de risco da sua região

Para a segurança dos hóspedes, funcionários e da integridade física do hotel, é de extrema importância manter-se atento ao cenário local. Portanto, é fundamental estar consciente de eventuais situações de risco, como desastres naturais. Procure informações sobre as questões climáticas da sua região, se há possibilidade de inundações, queimadas ou demais ameaças. Tenha um mapeamento e estabeleça soluções práticas e seguras. Um segundo ponto que deve ser acompanhado é a criminalidade local. Fique em alerta e tome medidas protetivas. Também é essencial manter contato com os órgãos públicos e instituições do setor de segurança.

Implemente precauções para manter o hotel seguro

Da mesma maneira, é fundamental pensar e aplicar cuidados internos para segurança do local. Nesse sentido alguns pontos podem ser trabalhados. Para o monitoramento e controle de atividades suspeitas é viável instalar circuitos internos/externos e controle de acesso no empreendimento. Outro aspecto é o cuidado no setor de alimentos e bebidas. O gerenciamento, armazenamento e manipulação dos insumos necessitam ocorrer com as devidas precauções para uma produção segura. Ou seja, os procedimentos corretos devem ser seguidos para evitar problemas de contaminação.

Além disso, a manutenção das instalações e equipamentos também é um fator primordial. Mantenha manutenções preventivas e procedimentos de acordo com a legislação. Fique atento aos itens de segurança dos diversos ambientes do hotel, por exemplo dispositivos de proteção para evitar acidentes na piscina. Para facilitar o trabalho, é possível investir em ferramentas para organizar e integrar o serviço da equipe, como o módulo Manutenção Mobile da HMAX.

Defina medidas de reação e treine sua equipe

Em uma ocorrência, existem algumas medidas básicas que podem ser tomadas inicialmente. São elas, informar o mais rápido possível a polícia e demais entidades competentes, isolar o ambiente de risco e evacuar o local de maneira segura e organizada. Para uma resposta de controle rápida e eficiente dos funcionários, é indispensável ter uma política de segurança e implementar treinamentos de prevenção e reação. É importante que todos os funcionários saibam os procedimentos necessários que devem ser realizados durante uma crise. Uma equipe treinada, consequentemente pode evitar tragédias e minimizar grandes prejuízos.

Tenha uma comunicação clara com os hóspedes

No momento de crise, informe aos hóspedes a ocorrência de forma calma e ordenada. Se houve alguma falha humana ou falta de manutenção, seja sincero com os seus clientes. Passe as informações claras e corretas, assuma o erro cometido pelo hotel, aponte as soluções já implementadas e as futuras correções para evitar demais problemas. É importante para integridade e imagem do hotel uma comunicação honesta e eficiente.

Planeje alternativas viáveis e seguras

Uma gestão de emergências com planejamento de riscos é essencial para resolver rapidamente eventuais problemas. Se a solução não estiver ao alcance da equipe no momento, tenha alternativas preparadas para oferecer aos hóspedes. É essencial pensar nas possíveis opções que priorizem a segurança e bem-estar.   

 

Os tópicos evidenciados são de extrema importância para prevenção de acidentes nos hotéis e pousadas. Em suma, é essencial que a gestão de emergências do empreendimento invista em sistemas e processos mais cautelosos para evitar problemas e oferecer um ambiente seguro para os colaboradores e hóspedes.

Confira outros conteúdos de hotelaria, acesse nosso blog.  

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *