Gestão de Pousadas: 5 dicas para uma gestão de sucesso

Tempo de leitura: 5 minutos

Quem trabalha no ramo hoteleiro sabe que o dia a dia é sempre muito corrido e cheio de afazeres essenciais. Por isso, é extremamente importante investir na organização e gestão de pousadas, já que isso também será ótimo para reduzir custos, diminuir erros e possibilitar maior faturamento.

Na gestão de pousadas, um bom sistema pode alcançar a satisfação dos clientes e fidelizá-los, potencializando o negócio. Ou seja, a prática é realmente algo a se pensar pelos sócios. Esse investimento é peça fundamental para garantir boas oportunidades e resultados muito positivos!

Pensando nisso, listamos abaixo 5 dicas para você gerenciar pousada de maneira eficiente e prática. Com elas, vamos ajudar o seu estabelecimento a trilhar um caminho de sucesso. Confira!

1. Faça um planejamento de metas

O primeiro passo para a gestão de pousadas é elaborar um amplo e detalhado planejamento de metas. Isso facilitará bastante a sua rotina, bem como a dos funcionários e das demais pessoas que pertencem ao quadro da equipe. Vale lembrar que com metas estabelecidas todos podem trabalhar em conjunto na busca por um objetivo maior e que é importante para a pousada.

Outra boa ideia é compartilhar esse planejamento com todos os que trabalham com você. Indo além, reunir as pessoas que lideram as áreas é também uma ótima solução, já que elas poderão opinar, dar sugestões e ainda mostrar o que realmente acontece no dia a dia do negócio. Identificar erros e acertos também deve fazer parte desse momento.

Quer mais uma dica sobre isso? Anote aí: para pensar em metas que sejam alcançáveis, uma boa estratégia é imaginar o que se quer para logo, ou seja, a curto prazo, e para longo prazo. Defina esse tempo, como para 6 meses ou 1 ano, e vá desenhando o que poderia ser feito para conseguir alcançar esses objetivos — você verá como isso ajuda!

2. Invista em treinamento de funcionários

Sim! Nada melhor para uma empresa do que funcionários bem treinados, qualificados e que saibam exatamente o que fazer em todo tipo de situação. Na gestão de pousadas, por exemplo, isso deve ser prioridade. Não se esqueça de que os colaboradores lidam frente a frente com clientes e parceiros, e que a imagem que passam é importantíssima para o negócio.

Para que você consiga manter o treinamento em dia, ficar atento às novidades de mercado e às práticas de relacionamento com os clientes deverá fazer parte da sua rotina. Reunir todos os funcionários ao menos uma vez na semana, para fazer um balanço de tudo o que ocorreu, também é uma boa sugestão que pode fazer a diferença.

Já para cursos de aprimoramento, tente promover uma qualificação de equipe duas vezes ao ano ou sempre que considerar necessário. Desenvolver alternativas de apoio à graduação e pós-graduação dos funcionários também é uma ótima prática, sabia?

3. Faça um controle financeiro detalhado

Se tem algo que se faz mais do que necessário na gestão de pousadas é o controle financeiro. Quanto mais detalhado ele for, melhor. Só assim você conseguirá saber como anda a conta bancária do estabelecimento — se está existindo, de fato, lucro e em que situações o dinheiro tem saído mais do que entrado.

Além disso, o controle financeiro ajuda a pensar em melhorias para a pousada, como investimento de mais mão de obra qualificada. Ele também pode promover novos serviços de acordo com a tecnologia para a modernização do atendimento, por exemplo. O mais importante aqui é você saber sempre como anda a saúde financeira da pousada e jamais deixar de lado essa tarefa!

4. Administre os anúncios da pousada nos sites de reservas

Sabe aquele anúncio que você colocou nos sites de reserva mais usados hoje em dia? Pois é, não basta somente ativar esse tipo de publicidade, é preciso administrá-lo para que os recursos apostados não tenham sido em vão. Muitas vezes, o que acontece é que pousadas colocam vários anúncios em determinados lugares e jamais voltam para saber o resultado.

Pior do que isso, empresários e sócios de empresas hoteleiras sabem que é importante esse tipo de investimento, mas não tem noção de como cuidar, alimentar e fazer com que realmente ele renda frutos. Então, a melhor solução é que você fique de olho nesses anúncios, veja onde mais chamam atenção e onde eles podem ser extintos.

E se, por exemplo, você não tiver qualquer conhecimento de como fazer esse tipo de administração, pensar em contratar uma pessoa especializada na prática é uma saída. Contudo, não deixe para lá e nem permita que seus anúncios caiam no esquecimento, combinado?

5. Invista em um software para pousada

Quer um bom aliado para a gestão de pousadas? Conte com a ajuda da tecnologia nesse sentido: invista em um bom software de gestão que poderá fazer diversas funções com muito mais facilidade para você! Esse tipo de ferramenta também é excelente para ajudar na segurança das informações dos clientes, na estruturação de uma rede de TI, entre outros.

Hoje em dia, a tecnologia está presente em todos os setores da economia, e na rede hoteleira, ela se faz mais pulsante do que nunca. É importante lembrar também que os clientes estão de olho nisso, e se você mostrar o quão conectada está a pousada, mais confiança poderá passar para os hóspedes, ganhando pontos positivos a favor do seu negócio!

Motivos realmente não faltam para você investir em um software especializado em hotelaria, a execução de tarefas rotineiras e a administração da pousada serão muito melhores com esse tipo de tecnologia. Vale a aposta!

Com essas 5 dicas, você consegue perceber agora como a gestão de pousadas pode ser trabalhada de um jeito tranquilo, sem complicações e com grandes chances de sucesso? Não hesite em tentar novas alternativas, possibilidades e ideias diferentes, tudo é válido quando se trata dos melhores resultados para o seu negócio. Mas, é claro, sempre com muita atenção, dedicação e conhecimento. Preparado?

Gostou? Então, entre em contato conosco, podemos juntos pensar nas melhores formas de potencializar o seu negócio e alcançar o sucesso da sua pousada!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *