Indicadores de performance para auxiliar na gestão do seu hotel

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Os indicadores de performance são ótimos para auxiliar na administração do hotel. Com dados específicos de cada setor, é possível verificar diversas variáveis que podem ajudar na tomada de decisão estratégica para o sucesso do empreendimento. Também são essenciais para avaliar o desempenho e melhorar os resultados financeiros. Existem métricas para inúmeras áreas, como marketing, reservas, ocupação e demais fatores. Para esclarecer mais sobre o assunto, conheça melhor dois dos principais indicadores para avaliar o custo-benefício do investimento aplicado pelo seu negócio. São eles, Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e Receita Gerada por Reservas (MCPB).

 

Saiba mais sobre o Custo de Aquisição de Clientes – CAC

O primeiro indicador é importante, principalmente, para mensurar os investimentos de Marketing do hotel. Dessa maneira, o Custo de Aquisição de Clientes – CAC é utilizado para medir o valor aplicado para conquistar cada novo hóspede. Portanto, acompanhar este fator ajuda na análise de custos, na identificação de ações comerciais eficientes e na avaliação de práticas que geram ou não resultados.

Para calcular o indicador é simples, é o valor investido dividido pelo número de novos hóspedes. Por exemplo, um pequeno hotel investiu R$3.000,00 em marketing e obteve retorno de 4 novos hóspedes. O resultado é R$750 por cliente. É uma métrica básica, porém exige bastante controle de vendas e organização da equipe comercial.

Outro ponto importante para ressaltar, é os valores que devem ser considerados na equação. Para realizar o cálculo é necessário incluir gastos com treinamentos dos colaboradores, treinamentos específicos de vendas, salários da equipe, comissão do setor comercial, custos com canais de reservas online, valores destinados ao atendimento, aquisição de softwares e outras ferramentas. Além de valores atribuídos para comunicação, como materiais impressos, compra de anúncios, participação em eventos e afins.

Da mesma maneira, na avaliação, também considere o período. É interessante estabelecer uma periodicidade, como mensal ou bimestral para realizar a mensuração dos resultados. Desse modo, é relevante manter as análises para ter dados completos e assertivos sobre o desempenho das ações estratégicas e dos investimentos aplicados.

 

Veja como calcular a Receita Gerada por Reservas (MCPB)

O segundo indicador tem como principal finalidade verificar a performance dos canais de vendas utilizados pelo hotel. A métrica auxilia na análise de desempenho para verificar quais ferramentas geram melhores resultados e quais não funcionam para a empresa. Também permite identificar o fluxo de reservas em determinados canais.  

Para fazer esta estimativa do custo-benefício é simples, a fórmula é basicamente dividir o valor empregado em determinado canal pelo número de reservas efetuadas por meio dele. Assim é possível mensurar a efetividade do investimento. Como exemplo, um hotel destinou R$1.000,00 em determinado período para um site de viagens e obteve 5 reservas por meio dele, em resultado o valor da receita gerada é de R$200.00.

É interessante para avaliação completa de custos, efetuar o cálculo com todos os canais empregados pelo hotel, como redes sociais, sites, OTAs e afins. Da mesma maneira, este indicador também exige da gestão organização e controle, principalmente de registro e informações sobre as reservas. 

 

Como vimos, os dois indicadores são relevantes para gestão eficiente do hotel. É essencial para a empresa manter avaliações periódicas para mensurar o custo-benefício dos seus investimentos, principalmente na área de marketing e vendas. Com o Dashboard da HMAX, é possível analisar indicadores hoteleiros de forma fácil e prática, de qualquer dispositivo móvel. Saiba mais, fale com a nossa equipe. Também confira outras matérias para auxiliar na administração do seu hotel.

 

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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