Novembro Azul: Mês de conscientização sobre a saúde do homem

Tempo de leitura: 1 minuto

O mês iniciou com o movimento novembro azul para conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata e a saúde do homem. A causa é de extrema importância, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA (2018), a estimativa é de 66,12 casos a cada 100 mil homens. Em 2017 a doença causou 15.391 mortes. O número é preocupante e alerta a necessidade de realizar os exames. Listamos algumas informações importantes para prevenção da doença.

 

Câncer de próstata: sintomas e diagnóstico  

O câncer de próstata atinge geralmente homens acima dos 50 anos. Alguns fatores podem aumentar o risco da doença, como condições genéticas (histórico na família – pai, irmão e tio), hábitos alimentares e excesso de peso. É importante ficar atento aos sintomas, sendo eles, dificuldade ao urinar, sangue na urina, vontade de urinar frequentemente e dor óssea. Além disso, em casos mais graves, pode chegar a uma infecção generalizada ou insuficiência renal. 

O diagnóstico precoce é fundamental para cura. O câncer pode ser identificado por meio de dois exames, Dosagem de PSA e toque retal. Ambos são realizados nas unidades de saúde públicas e privadas no país. Outros exames também podem ser solicitados, de acordo com cada caso.

Saiba mais sobre a doença: tratamentos e prevenção

Existem algumas opções de tratamentos conforme a etapa da doença, como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal e outras alternativas. A escolha do tratamento é definida em conjunto com o paciente, em conformidade ao estágio do câncer.

Para prevenção, é indicado manter hábitos alimentares saudáveis, atividades físicas, não fumar e tratar casos de pressão alta, diabetes e problemas de colesterol. Também é de extrema importância realizar os exames de rotina. Assim como, os específicos para o diagnóstico do câncer de próstata.

 

A HMAX apoia a causa do Novembro Azul, cuide da sua saúde.

 

Confira outras matérias no blog.

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *