Técnicas para adequar seu hotel a um pensamento sustentável

Tempo de leitura: 4 minutos

Com os atuais níveis poluição e a falta de preservação, aplicar atitudes verdes em seu negócio é fundamental para ética e imagem da empresa. No setor hoteleiro, conforme o relatório anual de viagens sustentáveis da Booking.com (2019), 92% dos brasileiros afirmam que pretendem se hospedar, ao menos uma vez, em uma acomodação ecologicamente correta. Outra pesquisa do TripAdvisor (2014) também aborda a temática, o estudo mostra que no momento de escolher um hotel, 46% dos viajantes brasileiros pesquisam sobre práticas sustentáveis. Dessa forma, separamos algumas dicas para você aplicar no seu hotel/pousada. Confira as ações para beneficiar o meio ambiente e atrair mais hóspedes para o negócio. 

 

1 –  Escolha móveis e utensílios sustentáveis

Para a mobília do seu hotel, você pode optar por peças de material natural e reciclado. É importante escolher por fornecedores certificados que trabalham com madeira de reflorestamento. O hotel Cristalino Lodge desenvolveu móveis, como mesas e cadeiras, feitas com madeira Muiracatiara e Freijó, todas com o selo mundial de certificação da FSC. Outros utensílios do dia a dia também merecem atenção, como canudo e cabide. Hoje, existem diversas opções de canudo para substituir a composição de plástico, como o de papel biodegradável e os reutilizáveis de bamboo e inox. Em questão do cabide, há opção ecológica feita em papelão. A indústria Hörlle trabalha com cabides ecológicos para calças, saias, blusas, ternos, casacos, vestidos e demais peças, o produto pode ser personalizado e suporta até 2,5 kg.

 

2 –  Implemente ações para economia de água e luz

Economia de água e luz são atitudes básicas para qualquer empresa. Com o intuito de poupar água, instale torneiras com reguladores de vazão ou desligamento automático. Para lavar as partes externas, como pátios e calçadas, utilize água reciclada da lavanderia ou do ar-condicionado. Se possível, implemente um sistema de captação de água da chuva, esse investimento pode reduzir bastante o desperdício. Referente ao consumo de luz, é viável instalar lâmpadas fluorescentes e o cartão-chave para controle da iluminação. Também é possível utilizar o sistema de captação solar com painéis para as tomadas e aquecimento do chuveiro.

 

3 –  Diminua o plástico e opte por embalagens ecológicas

O uso de plástico no setor hoteleiro é muito grande. Para diminuir a utilização desse material, escolha opções sustentáveis, como garrafas de vidro e copos de silicone. Também busque implementar embalagens de higiene e cosméticos ecológicas, com materiais biodegradáveis e versão em refil. Um exemplo é a empresa Realgem’s, que desenvolveu uma linha com embalagens confeccionadas em papel de pedra e tinta de soja.

 

4 –  Tenha um gerenciamento adequado do lixo

Outra questão básica é a diminuição de lixo produzido e o destino correto dos resíduos. É importante no seu negócio que exista a conscientização sobre reciclagem, que os hóspedes e a equipe estejam alinhados para que as embalagens possam receber a separação apropriada de acordo com tipo de material. É fundamental também ter uma gestão do lixo orgânico. Para auxiliar o hoteleiro, a empresa Topema desenvolveu um equipamento que consegue processar de 30 a 700 kg de lixo orgânico por dia sem utilizar produtos químicos durante o processo.

 

5 –  Priorize a cultura e o bioma local

Para promover a cultura local, divulgue bares e restaurantes típicos da região. Além desses ambientes oferecerem uma experiência única ao hóspede, é importante para girar a economia entre os pequenos comerciantes. Procure também manter a estrutura do hotel integrada com o bioma local. O seu negócio pode fomentar associações e ONGs de preservação e cuidado ambiental.

 

6 –  Saiba informar seus clientes sobre a política verde do hotel

É pertinente saber comunicar as atitudes sustentáveis do hotel. De acordo com a pesquisa do Trivago (2014), 71% dos viajantes brasileiros disseram ser muito difícil de encontrar esse tipo de informação. Desse modo, busque incorporar na identidade visual do negócio elementos visuais que remetam ao ecológico. Informe também as ações promovidas, é possível até criar selos próprios para divulgar as atitudes praticadas pela empresa.

 

7 –  Incentive o seu hóspede para um passeio sustentável

É possível incentivar os seus hóspedes para uma viagem mais verde com pequenas ações. Busque estimular o uso de transporte público, prepare sua equipe para explicar como funciona as rotas e tenha uma cópia de horário dos ônibus e metrô. Isso ajuda bastante os viajantes e o meio ambiente. Outro ponto interessante também, é a compra de ingressos online para evitar tickets de papel.  

 

As dicas listadas são significativas para adequar seu hotel a um pensamento sustentável. É essencial que o seu negócio busque preservar o meio ambiente e incentivar a cultura local. Confira outras matérias no blog.  

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *