Tecnologia na hotelaria: motivos para investir em 2020

Tempo de leitura: 3 minutos

É relevante para o seu negócio hoteleiro seguir as novidades do mercado, estar atualizado e buscar oportunidades de crescimento. No panorama atual, investir em recursos tecnológicos é uma ação significativa dentro da gestão. Segundo a pesquisa Global Hotel Business Index 2018, 63% dos hoteleiros entrevistados consideram prioritária a implementação de novas tecnologias de mobilidade e conectividade. Da mesma maneira, outro estudo do Expedia Group (2019) apontou que 77% das redes hoteleiras pretendem aumentar seus investimentos em tecnologia. Os dados do setor apontam para uma perspectiva positiva e ressaltam ainda mais a importância de investir em seu empreendimento. Portanto, separamos uma lista com bons motivos para investir em 2020.

 

1 – Crescimento no setor

De forma geral, o mercado de hospedagem brasileiro apresenta um período otimista. Um estudo realizado pela HotelInvest divulgado em setembro de 2019 mostrou um crescimento na ocupação dos hotéis e um aumento na abertura de novos empreendimentos. Outra pesquisa elaborada pelo Ministério do Turismo (2019) também relevou um quadro positivo.  Uma grande parcela dos hoteleiros (46,4%)  projetam um aumento no faturamento e na demanda de serviços oferecidos. O mesmo relatório indica que 49,9% estima aplicar mais recursos nos seus empreendimentos. Os números evidenciam uma esfera confiante e fomentam a oportunidade de investimento no seu negócio ao longo do ano.

2 – Movimento do mercado

O mercado hoteleiro tem apresentado uma posição afirmativa em aplicar recursos para modernização dos estabelecimentos. Em 2019, um estudo do portal Hospitality Technology mostrou que 54% dos empresários na área planejaram aumentar o investimento em tecnologia. Dessa maneira, é importante para seu hotel acompanhar o movimento do setor para competir igualmente com a concorrência. Portanto, buscar investir em tecnologia é uma estratégia para manter-se em equivalência com as demandas do ramo.

3 – Experiência na estadia

Os viajantes estão mais criteriosos e procuram por uma experiência completa nas hospedagens. A tecnologia pode melhorar a estadia no seu empreendimento e proporcionar mais facilidades aos hóspedes. Com algumas ferramentas de automação, é possível oferecer o check-in e check-out online, chave digital para acomodação e muito mais. As modernizações nos ambientes do hotel possibilitam uma experiência diferenciada, com mais praticidade e comodidade. Além disso, os investimentos em tecnologia também refletem na imagem da empresa, o que ajuda na fidelização dos clientes.

4 – Mais produtividade da equipe

Outro ponto importante sobre tecnologia na hotelaria é a produtividade da equipe. Com o uso de software para gestão, é possível agilizar diversos processos e facilitar tarefas diárias. Para administração do hotel, é muito mais prático analisar o andamento dos setores por meio da integração online.  Além disso, com o auxílio da tecnologia, o trabalho se torna mais produtivo e rentável em diversos departamentos do negócio, como exemplo, na recepção, manutenção e limpeza.

5 – Redução de custos

Na rotina hoteleira, a tecnologia é uma grande aliada na diminuição de custos. Com o uso do software online, é possível moderar as despesas operacionais e materiais. Além disso, o sistema integrado também auxilia na análise de gestão, o que facilita na identificação de gastos desnecessários, na redução falhas e retrabalhos.

 

Como vimos, a transformação digital é um movimento progressivo no setor hoteleiro. Com dados positivos sobre o mercado e a crescente demanda dos hóspedes, investir em tecnologia é uma ação essencial para gestão do seu negócio. Portanto, busque suprir as expectativas dos viajantes e manter-se competitivo em relação a concorrência. A HMAX trabalha com software de automação hoteleira, diversos módulos para atender pequenos, médios e grandes empreendimentos do ramo.

 

Confira mais matérias no blog, conteúdo relevante sobre o setor hoteleiro.

Siga também nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube.

    

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *