Transformação digital: Não seja o último a acompanhar as mudanças no setor

Tempo de leitura: 3 minutos

A transformação digital é um fator bastante debatido na hotelaria. Com a alta concorrência e as diversas mudanças no setor, esse movimento exige dos hoteleiros negócios dinâmicos com mobilidade e uma comunicação ágil. Dessa forma, é indispensável pensar e implementar a automatização de diversos processos dentro de hotéis e pousadas.

De acordo com a pesquisa Business Impact Insights, oito entre dez empresas compreendem a transformação digital como um agente que impacta diretamente na sua área de atuação. Com o intuito de superar a concorrência e trabalhar a experiência do hóspede por meio do digital, separamos algumas ferramentas para aplicar no empreendimento hoteleiro. São soluções tecnológicas básicas e importantes para atualização do seu negócio, confira abaixo os 5 recursos listados.

 

1 – Motor de reservas

Hoje é comum e habitual pesquisar e reservar acomodações pela internet. Os hóspedes estão acostumados a planejar suas viagens por meio de canais online que oferecem diversas opções de hospedagens, como o Booking.com. Nesse sentido, o motor de reservas é um recurso imprescindível para o crescimento das vendas do seu negócio. Com o módulo, o hotel pode apresentar uma comunicação de vendas própria. Além disso, é possível integrar a ferramenta com os principais sites de viagens, como TripAdvisor e Expedia.  

 

2 – Web Check-in

Assim como as reservas online, o web check-in é uma praticidade digital que o hóspede está familiarizado. Diversos hotéis já atuam com a ferramenta, pois torna o trabalho da recepção muito mais ágil e funcional. O recurso permite todo o processo de cadastramento para retirada das chaves de forma online e segura por meio de dispositivos móveis. Assim o hóspede ganha tempo e evita filas na recepção do hotel. Também é possível realizar o pagamento no quarto. Tudo ocorre de forma digital e integrada para maior comodidade do cliente.

 

3 – Site responsivo

Da mesma forma que é indispensável estar presente nos canais online de reservas, é importantíssimo para a imagem do seu negócio hoteleiro apresentar um site atual, que seja responsivo e fácil de acessar. Também é fundamental seguir as regras de SEO e integrar a plataforma com motores de busca como Google, Bing e Yahoo. Outra questão é manter uma estratégia de comunicação online alinhada com a integração do site e das redes sociais do hotel.

 

4 – Sistema na nuvem

Outro recurso digital relevante para o seu hotel é o sistema na nuvem. O módulo permite hospedar o sistema do hotel online, no qual é possível acessar e gerenciar tudo pela internet. O serviço possibilita armazenar banco de dados e aplicações por meio de um servidor digital.  O uso da ferramenta, além de tornar o seu hotel mais atual, também propicia a redução de custos desnecessários com TI.

 

5 – Fechadura eletrônica

Um ponto que pode ser trabalhado no interior do hotel para adequação digital é o acesso dos quartos. Com a automatização, todo processo é controlado desde a geração de chaves no check-in até a finalização no check-out. A fechadura eletrônica torna os processos mais fáceis e seguros, pois o acesso da acomodação é feito por meio do cartão magnético entregue ao hóspede cadastrado com diária gerada.

 

Diante de um mercado que apresenta uma constante transformação digital, os recursos citados são importantes e fundamentais para alinhar o hotel a demanda atual. Invista em ferramentas modernas que atendam as necessidades dos hóspedes e facilitem o trabalho dos colaboradores. Converse com a equipe HMAX e conheça os módulos ideais para o seu negócio, de acordo com o porte da empresa.

Para mais dicas do setor, confira demais matérias disponíveis no blog.  

 

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *