Afinal, porque devemos investir em sites de hotelaria?

Tempo de leitura: 6 minutos

A crescente influência do avanço tecnológico impacta em alterações comportamentais que geram sensíveis transformações no padrão de consumo do cliente moderno. Essa tendência fez aumentar o contingente de pessoas que passaram a utilizar os serviços online dos sites de hotelaria.

Esse novo costume — de reservar hotéis pela internet — exige que a rede hoteleira se adapte a essas mudanças e invista na digitalização do setor. Por isso, neste artigo nós abordaremos a importância de investir em sites de hotelaria e de adotar os recursos disponíveis para alcançar maior visibilidade e captar mais clientes. 

Boa leitura!

Quais são os melhores sites de hotelaria?

Embora tenham um objetivo em comum — prover um suporte e orientar os donos de hotéis —, nem sempre os sites de hotelaria fornecem conteúdos de forma padronizada. O estilo, o foco e as metas podem variar bastante, principalmente sob a influência da sazonalidade.

Entretanto, alguns desses sites merecem destaque por destinar materiais bem elaborados e proporcionar importantes informações aos proprietários de hotel. Listamos, a seguir, os sites mais importantes e que oferecem conteúdo relevante para a área.

Confira!

Booking.com

Líder na preferência dos usuários, não é difícil entender os motivos pelos quais o Booking.com está se tornando um gigante nesse ramo de negócios. Presente em mais de 220 países, o portal do site é bem objetivo e dinâmico, o que facilita as buscas e a comparação dos preços.

O foco da empresa é em um modelo de negócios que estipula comissões e mantém a visão fixada exclusivamente nos interesses do consumidor — a fim de promover a conquista e a fidelização deles.

Além do mais, o Booking.com aceita os convênios de quaisquer modalidades de acomodação, independentemente do preço e da classificação do hotel — desde que os requisitos básicos estipulados pelo site sejam cumpridos.

Trabalhar com esse tipo de reserva direta é um marketing inteligente e que mantém um tom visualmente atraente e intuitivo no mundo corporativo. O Booking.com prioriza a estrutura simples, clara e organizada da página inicial.

Ele destaca fotos bem elaboradas — imagens reais dos hotéis, porém bem trabalhadas — para chamar a atenção do cliente. Oferecer um menu com diversas acomodações, com galerias de fotos belíssimas, localização e informações básicas sobre a estrutura do local encantam qualquer cliente.

Esse layout organizado e objetivo funciona como uma “mágica” com um grande poder de sedução sobre quem busca esses serviços. Desse modo, os usuários são atraídos pela facilidade de encontrar o que procuram e pela grande disponibilidade de ofertas a preços bastante competitivos. 

Hotéis.com

A Hotéis.com também merece destaque. O site oferece diversos atrativos para o hóspede: descontos e promoções especiais para viajantes frequentes — a partir do acúmulo de pontos.

Em algumas campanhas, seus usuários podem até ganhar diárias gratuitas. Para facilitar as vendas — e atrair mais clientes para os seus parceiros —, o site aceita diversas modalidades de pagamento.

Os fundadores da Hotéis.com são americanos e estão nesse ramo desde 1991. Atualmente, eles oferecem acomodações em mais de 200 países por meio dos 90 hotéis afiliados. Em 41 idiomas, eles disponibilizam reservas para aluguel de temporada, guesthouse, apartamento ou resort em diversos locais do globo.

Para facilitar a vida do usuário e otimizar o atendimento, o site disponibiliza suporte online — um aplicativo simples e fácil de usar —, além de outros recursos tecnológicos inovadores. Tais comodidades objetivam conquistar e fidelizar os milhões de viajantes em busca de novidades e de serviços que lhes garantam algum benefício.

A Hotéis.com utiliza uma estratégia que oferece hospedagem mesmo em datas esgotadas. Essa tem sido uma estratégia de marketing positiva e diferenciada: em períodos de alta temporada, quando os concorrentes já não têm mais disponibilidade, o site ainda consegue garantir reservas.

Decolar

A Decolar.com está em expansão nessa modalidade de serviços e focaliza a oferta de pacotes de viagens. O usuário tem a opção de incluir hospedagem, passagens aéreas, aluguel de carro, transfer e até brindes — como entradas gratuitas em pontos turísticos.

Cada serviço pode ser comprado separadamente. No entanto, quando adquiridos no pacote, os preços são bem mais atrativos. A empresa trabalha com bastante organização, mantém parcerias com inúmeras companhias aéreas e redes de hotéis de alta credencial. 

Sediada na Argentina, a Decolar.com está presente em diversos países do globo e é um site que atende usuários de perfis variados: oferece desde acomodações em quartos compartilhados — como em hostel — a hospedagens em luxuosos resorts.

HostelsClub

Nos últimos anos, o conceito de hostel mudou bastante: esse tipo de hospedagem deixou de ser visto como um albergue desorganizado, com banheiros compartilhados e com pouca limpeza.

Essa modalidade agora tem conotações mais positivas e conquistou a preferência de viajantes econômicos, estrangeiros ou daqueles que preferem esse tipo de hospedagem para fazer amizades e conhecer pessoas e culturas diferentes.

Mesmo que os preços continuem bastante acessíveis, os hostels agora são bem organizados, higienizados e decorados com bom gosto. A política de uso é adequada à legislação e, além dos espaços compartilhados, muitos disponibilizam quartos individuais, lojas, bares e restaurantes abertos à comunidade.

O HostelsClub, por exemplo, conta com parceiros de hostel que oferecem acomodações compartilhadas e individuais no Brasil e no exterior. A navegação do site é acessível e facilitada pela escolha do idioma, além das comodidades e vantagens competitivas dos preços e formas de pagamento.

Por que é tão importante se tornar parceiro de sites de hotelaria?

Por ser uma excelente opção para atrair clientes, os gestores de hotéis precisam apostar nesse segmento para ter chances mais reais de manter o negócio competitivo e potencializar os lucros.

Além disso, investir em sites de hotelaria proporciona a divulgação da marca, evidencia a qualidade do seu serviço e ainda auxilia a gestão financeira nas decisões mais importantes.

Outro ponto positivo e que estimula a parceria com esses sites é a facilidade de obter informações de especialistas experientes na área de turismo. Como o objetivo em comum é aumentar as reservas, os gestores desses serviços estão em uma constante busca por alternativas para garantir o reconhecimento no mercado.

Conveniar-se a sites de hotelaria torna-se uma excelente alternativa para o fortalecimento do negócio. Manter-se atualizado e buscar o conhecimento necessário para alcançar um diferencial no universo online garante mais destaque em uma área cuja competitividade está cada vez mais acirrada. Não perca tempo!

Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *