Como a tecnologia ajuda a melhorar a governança do hotel?

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Manter uma boa governança hoteleira é fundamental para que o hóspede tenha uma experiência agradável. No entanto, a área cuida de muitos afazeres e deixar tudo impecável não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante conhecer as ferramentas que a tecnologia proporciona para auxiliar nos processos.

Quer saber como a inovação ajuda a otimizar a rotina da governança hoteleira? Leia este post e descubra como a era digital está possibilitando novos recursos para aprimorar esse setor!

Qual é a importância da governança hoteleira?

Sabe aquela sensação de tudo limpinho, cheiroso e confortável que um bom hotel passa? É o que a maioria das pessoas busca ao se hospedar: desfrutar de um tempo relaxante em um quarto agradável. A governança hoteleira é responsável por manter essas características.

A maior missão dos hotéis é que seus clientes tenham uma boa experiência. Para que isso ocorra, todos os fatores do ambiente, como conforto, limpeza e organização são fundamentais. Para tanto, a governança tem papel crucial em um hotel. Esse setor é responsável por gerir os profissionais designados para manter a higiene, a organização e a conservação do local.

Assim, para que o hóspede se sinta encantado e tenha um momento diferenciado em seu estabelecimento, é necessário gerir essa área para que ela desenvolva seu máximo potencial e isso se aplique no visual e na limpeza.

Como a tecnologia pode ser utilizada para otimizar a governança hoteleira?

A tecnologia tem auxiliado no desenvolvimento de todos os setores. Na governança hoteleira não é diferente. Existem processos da área que podem ser otimizados e melhorados. Conhecê-los é fundamental para aprimorar seu estabelecimento. Quer saber mais? A seguir, veremos alguns benefícios.

Otimizar o controle de custos

A área da governança é o setor no hotel que mais utiliza suprimentos e consome mão de obra para se manter. Sendo assim, um dos maiores custos da empresa é destinado para aquisições desse departamento.

Entretanto, atualmente, existem softwares e sistemas no mercado que otimizam os gastos. Isso acontece, pois eles ajudam a controlar, de maneira acertada e automatizada, o estoque e o consumo.

Assim, os gestores conseguem observar o que vem sendo utilizado, identificando desperdícios. Desse modo, medidas podem ser tomadas para melhorar o consumo dos produtos e melhor aproveitar os recursos, diminuindo os gastos do estabelecimento.

Auxiliar na automação de processos de limpeza

Hoje, no mercado, existem softwares que distribuem as rotas de limpeza para as camareiras, automaticamente, combinando essa informação com os dados de check-in e check-out do hotel.

A governança também recebe, pontualmente, as confirmações de que os quartos já estão limpos ou se sua higienização continua em aberto. Desse modo, é possível estar sempre atualizado sobre o status do hotel e se dedicar às demais tarefas.

Ainda, existe tecnologia que atua diretamente na limpeza do ambiente. As smart machines geradoras de ozônio ajudam a eliminar ácaros e odores ruins, como cheiro de cigarro e mofo. Elas reduzem o uso de sanitizantes e podem ser ligadas e desligadas automaticamente.

Controlar o tempo de serviço

A agilidade das camareiras é essencial para um bom rendimento da governança. Caso o serviço demore muito, o quarto não fica vago e o check-in de novos clientes pode ser prejudicado.

Além disso, como é grande a rotatividade de hóspedes, poder realizar esse processo rapidamente, entre as saídas e entradas, é necessário para manter a rotina do hotel funcionando adequadamente. Vale lembrar que mesmo sendo ágil, esse serviço deve ser impecável.

Atualmente, a tecnologia permite que governança hoteleira monitore o tempo que cada profissional passou limpando determinada área. Com essa funcionalidade, além de receber a notificação de quais locais já estão prontos, é possível avaliar o desempenho de cada colaborador.

A partir daí treinamentos podem ser inseridos e protocolos adotados para que essa tarefa seja realizada sempre em menor tempo. Assim, o hotel adota um padrão de qualidade, rapidez e sempre emprega medidas para mantê-lo.

Aprimorar a gestão dos funcionários

O setor de governança, como já citamos, requer muitos funcionários para manter todas as operações em ordem. No entanto, para realizar o correto gerenciamento de uma equipe tão grande, organizando turnos, horas extras, reposições, muito esforço é requerido.

Caso essa tarefa não seja executada corretamente os prejuízos serão grandes. Podem faltar pessoas e o hotel não conseguir suprir a demanda de um horário, por exemplo, ou operar fora da legalidade por submeter colaboradores a períodos que não são os deles.

A tecnologia surge como uma grande luz para a governança hoteleira quanto a essa questão, pois é possível gerenciar turnos, visualizar esquemas de reposição de pessoal e demais trabalhos, de maneira automatizada.

Centralizar as informações

Em um hotel é imprescindível, para um bom atendimento ao cliente e uma gestão pontual, que as informações sejam centralizadas.

Imagine que um cliente solicitou um serviço de arrumação no quarto e houve a troca de turnos. Caso os dados não estejam sincronizados, o pedido do hóspede pode se perder e ser deixado de lado. Com a tecnologia e uma automatização que agrupa todos os âmbitos do estabelecimento, as coisas são diferentes.

Agora, pense que o cliente fez a solicitação e ela foi para um sistema central. Assim, será possível observar quais serão os materiais necessários, qual funcionário está disponível e mais próximo ao local para atender a ordem. Ao final, observa-se ainda o tempo que levou para resolver o pedido e se aprimora como otimizar esse tempo.

Com isso, não existe conflito de cruzamento de dados e nenhuma informação é deixada de lado caso um colaborador não possa atendê-la imediatamente. O fluxo de tarefas ocorre integrado em todo o hotel. Dessa forma, é possível desfrutar de maior organização e objetividade.

A governança hoteleira pode ser cada vez mais otimizada com auxílio da tecnologia. A grande importância que esse departamento tem requer que ele se aprimore continuamente para proporcionar o conforto do estabelecimento. Logo, contar com as inovações é essencial!

Entendeu como a tecnologia impacta na evolução das rotinas do hotel? Gostaria de contar com um sistema de gerenciamento para transformar digitalmente seu estabelecimento? Entre em contato conosco, temos uma ferramenta especializada para o seu segmento!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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