Como planejar ofertas e benefícios para conquistar reservas na crise

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É inevitável que a crise enfrentada pelo setor hoteleiro provoque alterações nas estratégias e planejamentos dos hotéis e pousadas. Perante as mudanças, o gestor deverá ter uma perspectiva inovadora e estar preparado para um novo plano de ações. Nesse sentido, as táticas para captar reservas devem seguir as necessidades atuais do público e o cenário de reabertura.

 “O Turismo é uma atividade com amplo potencial no Brasil e os negócios inovadores, que souberem se adaptar à demanda e ao comportamento do perfil de consumidor pós-pandemia, vai sair na frente. Mais uma vez, será necessária toda a visão e criatividade desses empreendedores para fomentarmos um turismo mais criativo e fortalecido daqui para frente”, comentou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

via.panrontas

Portanto, é indispensável para a retomada das atividades, pensar e implementar ações adaptadas ao cliente potencial e ao panorama das viagens após a pandemia. Com a retomada de forma segura, é esperável que o hóspede tenha expectativas em relação ao preço, serviço e experiência. Dessa forma, é essencial planejar ofertas e benefícios diferenciados para atingir o público do hotel e promover reservas durante esse período. Confira algumas dicas para oferecer pacotes e vantagens mais assertivas.

 

Faça uma análise dos clientes potenciais

Com a retomada, é interessante observar os novos públicos que a hospedagem pode trabalhar. O negócio precisará estar pronto para atender os clientes fidelizados e também novos nichos promovidos pelas mudanças no mercado de turismo. Por exemplo, a tendência pós-pandemia está mais voltada as viagens regionais de pequenas distâncias. Trajetos curtos que podem ser realizados de forma mais fácil e rápida. Em virtude dessa propensão, o hotel pode implementar estratégias para conquistar e receber hóspedes regionais. De modo geral, a análise atualizada do público-alvo é um fator imprescindível que norteará as próximas ofertas, benefícios e demais ações.

 

Reveja a experiência e ofereça benefícios ao hóspede

Assim como é necessário rever o público, também é fundamental repensar a experiência do hóspede durante a estadia. Além de manter o padrão de qualidade oferecido anteriormente e promover um ambiente com todos os protocolos de segurança, o estabelecimento precisa melhorar a experiência como um todo, das reservas ao pós-venda. Em questão de aperfeiçoar na estrutura do negócio, é interessante investir em recursos tecnológicos que auxiliam na praticidade e proporcionam mais agilidade para o cliente, como o Web Check-in da HMAX. Além de novas ferramentas, o empreendimento também deve pensar em vantagens que serão atrativas para o público trabalhado. Por exemplo, em consequência da tendência de viagens mais curtas de carro, o hotel pode oferecer estacionamento grátis, vender mais barato ou disponibilizar tickets de vagas na cidade, trabalhar uma parceria com um posto da região e demais possibilidades.

 

Pense em um calendário e aproveite as datas comemorativas

Para planejar as ofertas, além de avaliar o público, revise o calendário e identifique as datas que o estabelecimento pode aproveitar. Segundo a ABIH Nacional, a previsão na maioria dos estados é que o reinício das atividades seja entre julho e setembro. Como o cenário de atuação ainda é relativamente instável, busque implementar ofertas relativas aos períodos mais distantes. Pesquise sobre datas comemorativas, por exemplo celebrações típicas da região, e promova uma estadia personalizada com serviços especiais, como gastronomia, e pacotes exclusivos.   

 

Divulgue as ofertas de forma assertiva ao público

Para oferta engrenar, é necessário divulgá-la de maneira assertiva ao público. Busque, dentro das viabilidades do negócio, investir em uma comunicação estratégica. O estabelecimento pode ofertar nas redes sociais, no site, em motores de reservas e demais canais. Pode também realizar anúncios no Google Adwords, elaborar landing pages, trabalhar com lista de transmissão no WhatsApp e afins.

 

Avalie as possibilidades e monte pacotes especiais

No momento de elaborar as ofertas, avalie as possibilidades e busque montar pacotes que alcancem determinados públicos em potencial do estabelecimento. Por exemplo, para facilitar o pagamento e manter as vendas ativas, o hotel pode disponibilizar ofertas com opção de parcelamento e vantagens para reservas antecipadas. Além disso, pode também promover ofertas para hóspedes antigos, visitantes regionais, clientes corporativos e demais oportunidades. Outra estratégia também é diferenciar o pacote pela plataforma de vendas, ou seja, proporcionar ofertas diferentes para clientes que fecham a estadia pelas redes sociais, WhatsApp, motor de reservas, direto pelo site e afins.

 

De um panorama geral, a pandemia e a situação econômica ocasionaram um mercado muito mais acirrado e competitivo. Para manter as vendas e retomar as atividades, o hotel deve oferecer serviços, recursos e pacotes especiais que encantem o hóspede e proporcione uma estadia segura e ainda mais memorável. As dicas citadas são pontos essenciais para refletir no momento de planejar as ofertas e benefícios do seu negócio hoteleiro. Desse modo, tenha um plano assertivo e reabra o hotel com estratégias que viabilizem o retorno saudável das operações.

 

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Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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