Como reduzir custos de hotel: 6 dicas para economizar

Tempo de leitura: 6 minutos

Buscar estratégias para manter uma boa administração da rede hoteleira é essencial à sustentabilidade dos negócios. Neste contexto, um dos problemas que mais desafiam a gestão é encontrar um caminho que indique como reduzir custos de hotel para maximizar o faturamento.

Porém, não existe uma fórmula pronta ou uma metodologia perfeita para isso. Os gestores precisam perceber o que precisa de mudança e procurar soluções viáveis para superar as fases mais difíceis.

Estipular metas de economia e identificar os principais problemas pode promover o equilíbrio do setor financeiro. Além dessas, há outras medidas que podem direcionar a gestão para resultados mais promissores. Continue a leitura e veja quais são!

Como controlar as principais despesas de seu hotel?

Para aumentar a competitividade e poder atrair hóspedes nos períodos de baixa temporada, o controle de custos é fundamental. Afinal, é nessa fase que se faz necessário ter recursos para investir em um marketing contínuo e não ficar atrás da concorrência.

Priorizar o controle efetivo de despesas básicas é um meio de garantir a reserva econômica necessária para subsistir em tempos de crise. Logo, o setor financeiro deve avaliar — criteriosamente — os principais problemas que geram gastos desnecessários.

Para ajudá-lo a alcançar essa meta, selecionamos algumas dicas que podem tornar o controle de custos mais próximo de sua expectativa. Confira:

  • economize água e energia elétrica;
  • utilize papéis ou materiais recicláveis;
  • atualize periodicamente o seu estoque;
  • evite gastos excessivos com fornecedores;
  • adote uma postura ecologicamente correta;
  • oriente os colaboradores sobre economia e finanças;
  • analise a possibilidade de reduzir o tamanho da equipe;
  • promova campanhas de conscientização entre os funcionários;
  • confira se os insumos não estão com preços acima do mercado. 

Como reduzir custos de hotel e maximizar o faturamento?

Para garantir a continuidade do empreendimento, é necessário manter a mente aberta às inovações e apostar em diferentes estratégias a fim de gerar uma economia mais significativa.

Mas como reduzir custos de hotel sem comprometer a qualidade dos serviços? Acompanhe algumas sugestões que podem auxiliar no alcance dessa meta:

1. Defina o organograma

Não organizar uma planilha de pagamento pode fazer seu negócio incorrer no risco de atrasar o pagamento ou mesmo não pagar alguma conta, assim gerando multas e prejuízos que poderiam ter sido evitados. Portanto, priorizar um organograma com as principais datas e valores a pagar é primordial para manter as contas em dia.

Manter um demonstrativo atualizado permite a percepção e o melhor controle dos gastos. Se trabalhar de forma organizada, o setor financeiro saberá em qual época terá mais despesas. Para auxiliar nesse planejamento, você também pode incluir as contas a receber em seu cronograma. 

2. Identifique os problemas reais

Reúna o seu time e apresente os dados sobre as despesas que podem ser evitadas. Identificar os pontos que estão gerando prejuízos é um importante passo para direcionar a contabilidade para soluções mais precisas. No entanto, para conseguir economia de fato, essa ação deve envolver todos os setores de seu hotel.

3. Reveja seu consumo de energia

A conta de energia representa um percentual significativo dos gastos operacionais da administração de um hotel. Portanto, adotar medidas sustentáveis pode resultar em mudanças no padrão de uso e ainda promover ações de responsabilidade ambiental.

Para reduzir o impacto da conta de luz no orçamento, é importante investir em medidas para diminuir o desperdício. Utilizar sensores de movimento para ligar e desligar as luzes, usar energia solar e equipamentos de ares-condicionados mais modernos e eficientes podem representar uma boa economia ao fim dos meses.

4. Promova campanhas de redução de água

Tornar um estabelecimento ecologicamente adequado às normas de sustentabilidade ambiental é um marketing gratuito e eficiente. Tendo isso em vista, oriente seus colaboradores para adotar medidas de uso racional da água.

Quando os hóspedes perceberem a preocupação com o consumo consciente desse bem, terão mais chances de demonstrar interesse em aderir a essa campanha.

Empresas ecologicamente corretas chamam a atenção em todos os sentidos. Logo, adotar uma postura sustentável pode influenciar a construção de uma imagem positiva de seu hotel e promover economia, ainda aumentando as chances de conquistar clientes.

5. Diminua o CAC com a venda direta

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC), é uma métrica utilizada para conquistar novos hóspedes por meio de investimentos com marketing direto. No entanto, é possível substituir esse recurso pelas vendas diretas e obter um lucro bem maior.

6. Invista em recursos tecnológicos

O avanço tecnológico cada vez mais crescente exige que a gestão se adapte às inovações do mercado. Investir em ferramentas como softwares para rede hoteleira significa, na prática, modernizar a empresa e conduzi-la ao crescimento.

Usar esses recursos possibilita a reestruturação necessária à adaptação da empresa para as novas tendências de mercado. Tais medidas possibilitam uma visão mais ampliada da necessidade de modernizar a empresa e de buscar melhores oportunidades de negócios.

Além de otimizar o trabalho da gestão, esses softwares ainda geram economia substancial de tempo e de dinheiro: ao automatizar as principais tarefas, a liderança poderá levar seu foco a outras áreas que precisem de maior atenção.

Por que o planejamento influencia a redução de custos do hotel?

As sugestões acima só terão efeito mediante um planejamento adequado. Independentemente do tamanho da empresa, um bom plano de ação é a principal ferramenta de uma gestão de custos eficiente. Faça, portanto, uma revisão periódica dos seus investimentos e procure analisar as formas de diminuir as despesas desnecessárias. 

“Enxugar” alguns custos é fundamental para tornar a gestão de seu hotel cada vez mais estável. Com ela, torna-se mais fácil economizar do que fazer dinheiro — especialmente em momentos de instabilidade financeira.

Portanto, o setor financeiro precisa se planejar, prever os gastos com antecedência e avaliar aqueles que podem sofrer cortes. É necessário desenvolver um plano bem elaborado e que indique as ações mais adequadas para alcançá-lo.

Por fim, a gestão de seu hotel precisa apostar em medidas que transformem os gastos desnecessários em uma economia substancial. Para isso, é preciso entender claramente como reduzir custos de hotel influencia esse processo. Manter a qualidade nos serviços de hotelaria — e ainda conseguir economizar — é possível, mas depende da eficiência das estratégias aplicadas.

​Agora que já sabe como reduzir custos de hotel, que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de mais novidades? Até a próxima!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *