Confira 8 dicas e cuidados com a roupa de cama para hotel

Tempo de leitura: 6 minutos

Entre os aspectos que merecem atenção, o cuidado com a roupa de cama para hotel não pode ser ignorado. Essa deve ser uma das prioridades a fim de assegurar o conforto necessário para que seus hóspedes tenham uma excelente experiência em seu estabelecimento.

Vale ressaltar que esse cuidado inclui todos os itens que compõem o enxoval da hotelaria: protetores de colchão, lençóis, travesseiros e fronhas, protetores de travesseiro, colchas, edredons e mantas.

Além da escolha adequada dos itens da roupa de cama para hotel, listamos 8 fatores que devem ser levados em consideração para assegurar a qualidade e a durabilidade das peças. Confira quais são!

1. Invista na qualidade da roupa de cama para hotel

As roupas de cama oferecidas por seu hotel devem demonstrar a preocupação que a instituição tem em proporcionar aos clientes uma estadia bem confortável. Logo, investir em qualidade e priorizar a compra de produtos que tenham uma vida útil maior evita despesas extras, além de reduzir o risco de oferecer peças com aparência de desgastadas. Outra dica importante é sempre ter alguns itens novos em estoque, principalmente as fronhas.

Para ter sucesso ao cuidar desses itens, a gestão do hotel precisa ter dedicação e trabalhar de forma integrada com a equipe de colaboradores. Afinal, são as peças da roupa de cama que estarão em contato direto com os hóspedes que visitam seu hotel. Isso influencia bastante a experiência deles e torna-se em um fator determinante para a fidelização.

2. Faça rodízios com as peças

Para evitar desgastes no enxoval de seu hotel, experimente fazer um sistema de rodízio com as peças. Além de auxiliar na preservação dos itens, isso faz com que o ambiente seja remodelado por outras peças. Se houver possibilidade de combinação de cores, melhor ainda: você pode, por exemplo, compor o enxoval com lençóis brancos e mudar a cor das toalhas ou do edredom.

Evitar o uso das peças que acabaram de chegar da lavanderia é bom para mudar a aparência da acomodação. Mais do que isso, contribui para regenerar as fibras dos tecidos e aumentar a vida útil da roupa de cama para hotel.

3. Guarde em local adequado

Não adianta nada investir em boas peças de roupa de cama e não priorizar a eficiência na manutenção. Por isso, guarde-as em armários apropriados, arejados e em lugares secos para evitar o mofo. Além das questões que envolvem a falta de zelo, o cheiro de mofo pode provocar alergias e outras doenças.

Igualmente importante é guardar as peças em locais que não tenham cheiro de produtos químicos. Também, é aconselhável reduzir o manuseio a fim de diminuir o risco de contaminação nas peças.

4. Prefira as cores brancas

Se você quiser aliar praticidade à limpeza, opte pela cor branca na hora de compor as peças de cama e banho para sua hospedaria. O branco tem inúmeras vantagens sobre o colorido: não desbota e ainda facilita a remoção das manchas. Outra vantagem é que seu hóspede perceberá que as peças estão adequadamente higienizadas.

A cor branca também facilita a combinação com outros tons na hora da decoração do quarto, tornando o ambiente neutro e padronizado. Além disso, se houver necessidade de uma eventual reposição, os itens brancos são facilmente encontrados nas lojas que se especializam em roupa de cama para hotel.

5. Invista em bons tecidos

Para proporcionar maior conforto, em especial no jogo de cama, invista em tecidos de boa qualidade. Opte por peças confeccionadas em 100% algodão, e de preferência por tecidos formados por trama — na vertical — combinadas com urdume — na horizontal. 

Essa mistura de materiais conciliam densidade e suavidade, o que torna as peças macias, aconchegantes e bem agradáveis. Você pode optar também por tecidos mistos, baseados em algodão e poliéster. Essa composição amarrota menos, favorece a lavagem e seca bem mais rápido.

Outro ponto relevante é em relação à quantidade de fios. Esteja atento a esses detalhes, pois eles influenciam importantes quesitos, como durabilidade e a maciez do tecido. Quanto mais fios, melhor a qualidades das peças. Tais aspectos são fundamentais para garantir conforto e resistência, além de aumentar as reservas

Prefira toalhas com composição mista. Quando produzidas em algodão com poliéster, a vida útil e o conforto são bem maiores. Convém comparar também as opções de gramatura: quanto mais “grosso” for o tecido da toalha, maior será a absorção e a maciez. Porém, a secagem é mais lenta. Analise, então, as opções mais adequadas ao seu hotel. 

6. Faça manutenções periódicas

Sem manutenção periódica, a roupa de cama para hotel sofrerá desgastes sucessivos e rápidos. Isso fará com que o hotel tenha despesas extras com a compra de itens para reposição. 

Oriente as camareiras para verificar se há linhas sobrando, costuras falhadas ou rasgos nas peças. Em alguns casos, há possibilidade de recuperação. Por isso, ter atenção a esses quesitos pode significar zelo, economia e ainda contribuir para a construção de uma imagem mais positiva de sua companhia. 

7. Higienize adequadamente

Os gestores de hotelaria devem ter em mente que é no momento no qual o hóspede entra no quarto do hotel que a imagem da instituição é formada. Essa primeira impressão é determinante quanto à decisão de retornar — ou não — para uma próxima estadia.

Tendo isso em vista, as peças do seu enxoval precisam estar bem cuidadas, limpas, cheirosas, sem manchas e bem passadas. A boa qualidade da roupa de cama a deixa com um toque macio, suave e aveludado.

Se a lavagem das peças é terceirizada, procure acompanhar o processo mais de perto. Confira quais são os recursos utilizados pela lavanderia, verifique se os materiais e o método de secagem são compatíveis com o processo de higienização sem desgastar o enxoval.

Percebe-se, então, que cada detalhe é relevante quando o objetivo é zelar pela imagem positiva da empresa. Nesse contexto, investir em estratégias para facilitar a gestão de hotéis é imprescindível à sustentabilidade dos negócios.

8. Priorize o ajuste correto

Assim como o caimento de uma roupa influencia a aparência deixando-a mais bonita, os itens de seus jogos de cama precisam de um ajuste correto e adequado ao tamanho do colchão.

Esse aspecto garante, além da boa aparência, a comodidade e o conforto necessário para que seus hóspedes tenham uma estadia de excelência em seu hotel. Além disso, ter esse cuidado pode agilizar as rotinas de arrumação dos quartos e tornar o trabalho de sua equipe bem mais dinâmico.

Portanto, é preciso proporcionar aconchego, limpeza e conforto em seu estabelecimento. A roupa de cama para hotel deve ser como um importante cartão de visitas. Ao utilizá-la, seu hóspede deve perceber todo o cuidado, atenção e carinho investidos no preparo de uma noite confortável e de um sono reparador.

Agora é com você: teria alguma opinião diferente sobre o assunto? Deixe o seu comentário e participe dos nossos artigos!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *