Confira as melhores dicas para promover seu hotel na internet

Tempo de leitura: 6 minutos

A internet está presente em praticamente tudo hoje em dia, inclusive no mundo dos negócios: qualquer pessoa pode se valer dessa ferramenta para promover seu empreendimento ou sua marca. É muito comum que os consumidores, cada vez mais antenados, procurem saber sobre um produto ou serviço antes de fechar negócio.

E para os hotéis isso não é diferente. Segundo a pesquisa do Google, Travelers Road to Decision, cerca de 65% das pessoas que fazem viagens a lazer iniciam seu planejamento por meio de buscas on-line.

Quer saber como anunciar seu hotel na internet? Então confira nossas dicas!

Esteja no Google!

Antes de qualquer coisa, é preciso que seu hotel esteja presente e bem posicionado nas buscas on-line. O Google oferece uma série de ferramentas gratuitas que fazem com que seu hotel seja mais facilmente encontrado.

Uma das principais é o Google Meu Negócio, na qual você insere as informações relativas ao seu hotel, como dados de contato, endereço e site. Isso faz com que seus futuros clientes consigam encontrar o seu negócio por meio da busca no Google, Maps e até mesmo no Google+.

Esse é um ótimo início para quem pretende começar a divulgar sua empresa na internet. O Google também oferece aos usuários uma plataforma de avaliação para as empresas, o que é muito útil para conhecer a opinião dos seus clientes.

Se você possui alguma verba para investir na divulgação, também não deixe de conhecer o Google Adwords. Essa ferramenta permite que você realize anúncios para se posicionar nas primeiras páginas do buscador, aumentando exponencialmente o seu alcance. E o melhor de tudo: você só paga quando o cliente clicar no anúncio.

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo, na qual todos os dias bilhões de pessoas emitem, buscam e compartilham informações. E esse é outro canal ideal para divulgar seu negócio. Se a sua pousada ou hotel ainda não está no Facebook, crie agora mesmo uma página! É muito simples e rápido.

Assim como o Google, o Facebook oferece planos de anúncios pagos, que aparecerão na linha do tempo dos usuários. Você pode, ainda, seccionar seu público por meio da idade, localização, interesses, entre várias outras características, tudo isso para tornar seu anúncio ainda mais efetivo.

Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo! Com um perfil diferente, o Instagram é voltado para publicações curtas de imagens e vídeos.

Estar presente nessa plataforma é uma ótima maneira de ganhar reconhecimento, fazendo com que seu público tenha acesso a informações, novidades e, principalmente, fotos do seu hotel. Por isso, mantenha seu perfil atualizado sempre, com imagens atrativas e que chamem a atenção do grupo-alvo. Se quiser, ainda é possível realizar campanhas de anúncios pagos, assim como no Facebook.

TripAdvisor

Quando falamos de divulgação de um hotel na internet, é impossível não citar o TripAdvisor. Essa plataforma é feita exclusivamente para viajantes que procuram informações sobre hotéis, pousadas, restaurantes e outras atrações turísticas de cada cidade.

A principal marca do TripAdvisor é a classificação do seu negócio por meio da avaliação de milhares de usuários. Cada usuário do TripAdvisor dá notas em diversos aspectos para os estabelecimentos onde foi um consumidor, além de emitir uma pequena resenha sobre o negócio. Isso faz com que a plataforma seja uma fonte de informação muito preciosa para qualquer viajante.

Criar um perfil gratuito é muito simples, mas hotéis e pousadas possuem alguns pré-requisitos que devem ser preenchidos:

  • os hotéis precisam ter recepção 24 horas, todos os dias da semana. Além disso, o serviço de quarto deve ser incluído na tarifa e a estadia mínima não pode ser superior a 3 noites. Os apartamentos também devem oferecer banheiro particular;

  • as pousadas precisam ter algum funcionário diariamente no local, além de incluir em sua tarifa o serviço de quarto.

A partir da criação do seu perfil, é muito importante ter em mente que o sucesso do seu negócio na rede depende da avaliação dos seus hóspedes. Por isso, não se esqueça de pedir para que eles avaliem seu serviço!

O TripAdvisor ainda realiza, todos os anos, uma espécie de premiação para os melhores negócios de cada cidade. O Traveler’s Choice divulga sempre os melhores destinos, hotéis, pousadas e restaurantes. Estar entre os escolhidos pode fazer com que seu hotel receba muito mais hóspedes!

Os buscadores de hospedagem

Tão importante quanto estar nos motores de busca e redes sociais é incluir seu hotel nos buscadores específicos de hospedagem. Booking.com, Hoteis.com, Mundi, Expedia, Decolar.com etc. Esses são apenas alguns sites que mostram ofertas de hospedagem no mundo inteiro.

Cada vez mais os viajantes buscam nesse tipo de plataforma os melhores locais para planejar suas viagens. Além de pesquisarem e compararem várias ofertas de quarto no mesmo site, os consumidores ainda podem conferir avaliações e outros usuários e até mesmo ganhar vantagens, como descontos e outros mimos.

Os buscadores de quartos de hotéis ainda facilitam muito para os clientes, pois permitem a reserva em sua própria plataforma. E isso é muito importante, pois cada vez mais as pessoas buscam comodidade e agilidade, evitando a realização de reservas por telefone, por exemplo.

Uma opção de buscador que vem ganhando muito destaque é o Trivago. Essa plataforma reúne todos os anúncios de um quarto de hotel no mesmo local. Ou seja, dessa maneira o usuário tem em uma mesma tela o comparativo do quarto desejado, com as ofertas de cada um dos sites que citamos acima.

Mais importante do que estar em uma ou outra plataforma de hotelaria é fazer com que o os clientes consigam encontrar seu hotel na internet. Para isso, use e abuse de todas as ferramentas que listamos neste artigo. Quanto mais conteúdo e informação existir sobre o seu hotel na internet, melhor! Não deixe também de sempre manter suas redes sociais abastecidas!

Ter sucesso na divulgação online depende muito da sua persistência e com os hotéis não é diferente. Com um bom planejamento, é possível tornar seu negócio atrativo e com grande destaque nas redes sociais. Gostou das nossas dicas? Aproveite para seguir a HMAX no Facebook, Instagram, Google+Twitter, YouTube e LinkedIn!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *