Conheça as vantagens da automação de processos através de software

Tempo de leitura: 6 minutos

Você que se preocupa tanto com a gestão do seu hotel, já pensou em revolucionar a operação dela aproveitando as vantagens da automação de processos através de um software especializado?

Nós estamos falando sobre as diversas possibilidades que existem para melhorar um ou mais processos, que podem ser produção, prestação de serviços, vendas e outros mais. O software de automação substitui algumas tarefas repetitivas e burocráticas que são operadas por pessoas. Por meio de uma integração de sistemas, ele as torna automáticas.

Continue a leitura e conheça as vantagens da automação de processos por meio de software.

Qualidade e consistência

A automação de processos garante que todas as ações sejam executadas de forma idêntica, resultando em uma entrega de alta qualidade e com resultados confiáveis.

A partir do momento que você expande isso para o atendimento ao público, também compartilha com ele o mesmo nível consistente de serviço que é observado no dia a dia do seu negócio.

Quando a automação de processos é combinada com outros benefícios, como economia de tempo e eficiência, o seu hotel pode se preparar para dar passos mais largos e investir no desenvolvimento de produtos de maior qualidade sem que haja impacto nos custos de produção.

Ganho de tempo

Nós sabemos que as tarefas manuais demandam tempo. Quando são repetitivas, elas precisam ser executadas de maneira linear pelos colaboradores, que são propensos a errar e não conseguir manter sempre o mesmo padrão elevado.

A automação de processos diminui a quantidade de tarefas que você e os profissionais que trabalham no seu hotel deveriam executar manualmente. O resultado disso é o ganho de tempo, liberando uma parte do dia de todos para se dedicar a atividades que necessitam de um foco maior e agregam valor ao negócio.

Como consequência, isso permite que você atue de maneira mais inovadora e ainda consiga aumentar a motivação dos colaboradores.

Fazendo mais na mesma quantidade de tempo, sem que haja aumento no quadro de funcionários, o seu hotel ganha produtividade.

Indicadores que ajudam a decidir

A implantação de um software de automação torna o seu negócio mais competitivo. Porém, será necessário monitorar, avaliar e modificar constantemente a sua estratégia operacional. Para que isso seja possível, você precisará de acesso aos dados comerciais atualizados.

Como os processos automatizados são controlados por fluxos de trabalho pré-definidos, eles operam consistentemente com precisão e seguindo uma ordem estabelecida. Desta forma, a automação fornece os requisitos para se obter os indicadores desejados.

Independentemente do processo que você optou por automatizar, pode-se aplicar métricas e parâmetros que fornecerão os dados para uma futura análise.

Eficiência operacional

A automação de processos permite que a eficiência operacional seja melhorada, pois reduz não só o tempo, mas também esforço e o custo para a realização de uma atividade.

A eliminação de erros e a adoção das melhores práticas permitem que as atividades do seu negócio subam de patamar, alcançando um nível de eficiência jamais visto.

Governança e confiabilidade

Os processos automatizados possibilitam a redução do tempo de resposta tanto para os clientes quanto para os funcionários. Esse ganho traz confiabilidade de todos eles ao negócio. Permite também que haja governança.

A confiabilidade da automação de processos garante que eles sigam a governança corporativa, sendo executados em tempo integral e de acordo com a legislação necessária.

Otimização do fluxo de trabalho

Um fluxo de trabalho bem definido permite que qualquer empresa agilize os seus processos, ganhe tempo e consiga pensar melhor no futuro.

Os processos ficam mais organizados e os colaboradores conseguem enxergar com facilidade as responsabilidades de cada um, evitando o jogo de empurra. Tudo fica mais claro aos olhos deles, da supervisão e dos seus também.

Racionalização da comunicação

Se fôssemos reunir todas as formas que existem de se comunicar dentro de uma organização, faríamos uma enorme lista. E-mails, notas adesivas e conversas são terríveis para a organização de processos.

O fluxo de trabalho automatizado permite que os profissionais foquem em itens individuais, executando as tarefas de modo mais simples e organizado.

O software de automação possui um painel que mostra vários itens de uma só vez, como os pedidos dos seus clientes, por exemplo. O progresso de cada um deles é apresentado ao lado, onde o profissional responsável consegue ver qual deles se encontra mais atrasado e necessita de uma atenção maior.

Divisão das responsabilidades

Ao automatizar o fluxo de trabalho, você consegue definir um responsável para cada etapa do processo. Ele ficará incumbido por iniciar, aprovar e rejeitar a tarefa dentro do próprio escopo. A tarefa, por sua vez, só chegará até ele quando for devidamente tratada na etapa anterior.

Este é o tipo de ação que dá a devida transparência às informações do seu negócio. Isso facilita a identificação das tarefas que demandam mais tempo ou que estão sofrendo com alguma dificuldade.

Visão 360 do negócio

Já imaginou o que será possível fazer com alguns meses de dados e indicadores acumulados? Eles darão uma visão 360 do seu negócio, apontando o que dá certo e o que precisa melhorar.

Garantia de qualidade

O software de automação de processos faz, por vezes, o trabalho de um supervisor. Como é automático, ele aponta no exato momento o que há de errado em uma tarefa. Isso faz com que o profissional responsável pela supervisão não necessite ficar ao lado dos demais funcionários o tempo todo, podendo se dedicar a outras tarefas.

Em compensação, tudo que é feito pela equipe fica registrado no sistema e pode ser apresentado ao supervisor para que aprove ou não as ações. Ao conferir o trabalho dos demais por meio do sistema, ele garante a qualidade da entrega do que foi feito.

Redução de custos

Todos os benefícios citados até agora resultam neste último, que é a redução de custos. Conseguir fazer mais, sem que haja a necessidade de contratar mais pessoas, é o desejo de todo empreendedor.

O investimento no software de automação de processos é somente o primeiro passo rumo ao sucesso do seu empreendimento.

Se você ficou interessado nas vantagens aqui apresentadas, nós o convidamos a entrar em contato conosco e conhecer outras mais clicando aqui. Fale com um consultor especializado no assunto e converse com ele sobre a automação de processos no seu negócio.

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *