Descubra como funciona o serviço de camareira eletrônica!

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Como em diversos segmentos do mercado, o crescente avanço da tecnologia também tem transformado a relação entre os clientes e as empresas do ramo da hotelaria. Tanto no gerenciamento quanto na comunicação, os dispositivos digitais têm feito cada dia mais parte da rotina de pousadas e hotéis, como é o caso da camareira eletrônica.

Trata-se de um sistema desenvolvido para facilitar e automatizar o trabalho das camareiras e potencializar todas as demandas que compreendem essa função. Foi desenvolvido exclusivamente para smartphones e tablets e é totalmente integrado ao software do estabelecimento. 

São muitas as vantagens de utilizar a camareira eletrônica. Detalhamos a seguir algumas delas. Acompanhe!

Agilidade para resolver as demandas

A camareira eletrônica ajuda muito na governança do hotel por meio de um aplicativo para smartphones. Toda operação ou pedido solicitado pelo cliente fica registrado na recepção e depois é enviado ao responsável pela vistoria e organização dos apartamentos. Isso é muito vantajoso devido à rapidez e agilidade no atendimento ao hóspede, além de reduzir em cerca de 80% os erros e falhas nos serviços.

Uma grande vantagem é que o serviço também tem o checklist, no qual a camareira vai listando tudo o que foi feito no quarto. Depois da implantação dessa tecnologia o índice de repasse é bem menor porque fica no tablet a lista de tarefas que a camareira precisa fazer.

É possível, ainda, mensurar qual é a camareira mais ágil e trabalhar com aquelas que têm uma produtividade menor. É muito importante esse feedback para garantir a possibilidade de crescimento e aperfeiçoamento dos seus funcionários. Sem essa ferramenta ficaria difícil perceber quais são as equipes que precisam de auxílio e treinamento mais específico ou intenso.

Outro benefício é que a pessoa responsável pela arrumação dos quartos consegue enviar uma mensagem para a governanta, a fim de informar que um apartamento precisa ser interditado, por exemplo, devido ao cheiro de cigarro ou dano que ocorreu durante a estadia de algum cliente.

O check-in e check-out são feitos com mais agilidade e evitam o constrangimento do uso da comunicação por rádio, que muitas vezes é feita próximo ao hóspede. Também há mais rapidez e eficiência na hora de conferir e lançar as comandas do minibar, por exemplo.

Melhor controle da atividade

A camareira eletrônica possibilitou à gerência maior rapidez no conhecimento e controle de problemas durante a estadia do hóspede, garantindo, assim, tomadas de decisão mais corretas e ágeis. Com ela a responsável pela verificação de consumo dos produtos disponibilizados no quarto pode realizar o lançamento no sistema, informando tudo o que foi consumido pelo cliente e enviando para a recepção, que contabilizará a conta do mesmo.

Por meio dela pode-se fazer o bloqueio ou liberação de apartamentos que estão em processo de limpeza, além dos que estão em manutenção por algum problema maior, por dano ocorrido durante a estadia de um cliente ou por problemas rotineiros que podem acontecer em qualquer estabelecimento.

A lista de quartos é dividida por atividades e elas são controladas de acordo com o tempo gasto por cada camareira. A fim de evitar desvios, é feito o controle das discrepâncias durante as funções. No Minibar o lançamento de itens é feito de maneira automatizada, e sua lista é formada por itens padrão.

No momento do check-out a liberação da funcionária é feita de forma automática, evitando a perda de tempo e a insatisfação do cliente ao ter que aguardar muito tempo para ir embora. Outra coisa muito importante é que o checklist é específico de acordo com a atividade, como arrumação, inspeção e check-out, por exemplo.

Com essa inovação eletrônica também é possível medir estatísticas da produtividade das camareiras e ter a garantia da segurança da informação, evitando os controles feitos de forma manual. Tudo o que é lançado no módulo é automaticamente transferido para o sistema do hotel, o que permite mais controle sobre as informações e facilita a agilidade na tomada de decisão.

Se há um hóspede na recepção aguardando por um quarto e tem, por exemplo, dois apartamentos para liberar ainda, é possível agilizar aquele que possibilita fazer a arrumação mais rápido. Isso tudo facilitou muito e unificou o trabalhou das camareiras, da supervisão e da recepção.

O que é muito interessante também é que há uma padronização das atividades feitas pelas camareiras — o que aumenta a credibilidade do hotel, pois a qualidade do serviço não muda quando há troca de turnos. Os alertas de divergências são essenciais para evitar erros e discordância entre os funcionários e entre os hóspedes.

Facilidade de comunicação

Outra grande vantagem que o serviço de camareira eletrônica proporciona é a facilidade e interação das comunicações, incluindo a internet sem fio. Isso possibilita ao cliente diferentes formas de satisfazer suas expectativas e necessidades, além de favorecer a comunicação entre o serviço de todos os profissionais envolvidos e a recepção — diminuindo possíveis erros e custos desnecessários.

Com a troca de mensagens entre usuários do sistema, a camareira pode transitar por opções como consumo do frigobar, tarefas da governança, notificações e solicitações de manutenção, uso do enxoval, informações e dados que, por meio da internet, são repassadas diretamente à conta do hóspede ou à recepção. 

Também é possível transmitir dados às camareiras por mensagens. Os recados podem ser enviados à supervisora, informando que o quarto já está disponível para que ela faça a inspeção antes que o próximo cliente se hospede. 

Como vimos, a tecnologia tem trazido mudanças muito profundas nos processos de gestão e de atendimento de hotéis e pousadas — causando uma significativa influência nos negócios e também no conhecimento que os hóspedes têm do seu hotel. E a camareira eletrônica, fruto dessa inovação, proporciona muita agilidade e tratamento de excelência até mesmo para os clientes mais exigentes.

As tecnologias de informação estimulam o crescimento do estabelecimento otimizando notavelmente a gestão. Isso é possível graças à integralização dos dados em tempo real, redução de custos e racionalização de processos.

Agora que você sabe como funciona o serviço de camareira eletrônica, já pode entrar em contato conosco e conhecer os serviços que temos a oferecer. Basta acessar nossa página!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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