Entenda como controlar o acesso à internet para hóspedes do seu hotel!

Tempo de leitura: 6 minutos

Controlar o acesso à internet é fundamental para hotéis, tendo em vista que cada vez mais as pessoas vivem conectadas à web por meio de diversos tipos de gadgets. Pode-se dizer que, hoje, o sinal Wi-Fi é um dos fatores decisivos na escolha de uma hospedagem.

Muitas pessoas gostam de ficar online e postar em suas redes sociais enquanto estão de férias. Outras viajam a trabalho e precisam acessar e-mails de dentro do quarto. Em qualquer um desses cenários é fundamental oferecer uma conexão de qualidade e que não ofereça dificuldades aos hóspedes.

Sabendo da importância de estar online no mundo atual, como fazer o controle de acesso à web de hóspedes da melhor forma possível? Este post trará tudo que você precisa saber. Confira!

Ofereça uma experiência satisfatória ao hóspede

Seja utilizada após longos passeios para consultar informações ou navegar para fins de lazer ou trabalho, o acesso à rede Wi-Fi do hotel deve ser satisfatório ao hóspede. A internet é uma demanda de extrema importância e não pode deixar a desejar, caso o hotel queira se tornar uma referência.

Para que a experiência de uso seja adequada é fundamental que o hotel ofereça uma velocidade de navegação aceitável, de modo que várias atividades possam ser realizadas, das mais simples até às mais complexas. Assim como um bom serviço de quarto, um espaço confortável e um café da manhã de qualidade, a internet também é avaliada da mesma forma pelos hóspedes.

Em viagens longas há além das situações citadas, a questão de estar longe de familiares ou outras pessoas importantes. O primeiro recurso para reduzir essa distância é a internet, seja por meio de aplicativos de mensagens ou por conversas de vídeo, que especialmente necessitam de uma conexão estável e veloz.

Wi-Fi é um fator de decisão para a escolha do hotel

Quando um cliente faz uma busca por um hotel para se hospedar, a conexão Wi-Fi está na lista de prioridades dos serviços oferecidos. Isso pode ser explicado pelo fato de o uso desse recurso ter papel fundamental em diversos momentos das vidas das pessoas na atualidade.

Desse modo, um hotel que se preze deve buscar oferecer qualidade também nesse fator, assim como em outros mais tradicionais da área. É importante levar em consideração também que uma conexão de qualidade está diretamente ligada à credibilidade do hotel, que pode sofrer caso não atenda aos requisitos dos hóspedes.

Promovendo avaliações positivas

O ramo de hotelaria convive com as avaliações feitas em sites especializados de viagem. Essas notas são extremamente importantes e consideradas um dos principais recursos de publicidade atualmente. Uma conexão Wi-Fi satisfatória tem grande influência positiva na classificação de um hotel nessas plataformas.

Atendendo a essa demanda dos hóspedes, a tendência é que cresçam as recomendações sobre o hotel, tendo em vista que cada vez mais pessoas consideram o Wi-Fi um fator importante dentro do conjunto de serviços que compõem a decisão pelo local de hospedagem.

Evitando conflitos

Um hóspede insatisfeito com a conexão oferecida durante a estadia no hotel pode se tornar um problema para a administração. As reclamações passarão a ocorrer constantemente, partindo de cada vez mais clientes, o que pode se transformar em um grande transtorno.

Um acesso à internet de qualidade evita conflitos, insatisfação e uma sensação de descaso, algo que é natural quando um cliente não se sente devidamente amparado em relação a um serviço pelo qual está pagando. Sendo assim, vale muito mais a pena investir em uma conexão de qualidade do que se indispor com hóspedes, manchando a imagem do hotel.

Saiba como controlar o acesso à internet

Geralmente quando a internet é de acesso em maior escala se faz necessário um controle dessa conexão. Isso é feito para que ela se mantenha com qualidade e também restrita a determinadas pessoas, nesse caso, para quem está hospedado no hotel.

Esse controle garante que a conexão seja segura para os hóspedes, que podem navegar e realizar qualquer tipo de atividade sem maiores problemas, como troca de e-mails e acesso a aplicativos de banco. Para atingir a excelência desse serviço os hotéis precisam se atentar a alguns detalhes essenciais.

Utilize um bom software

A principal preocupação deve ser disponibilizar um software de controle de acesso e gerenciamento de rede Wi-Fi para hotéis. Eles garantem que a conexão seja de velocidade adequada para a navegação, eliminando possibilidades de baixo desempenho causado por fatores externos.

Além disso, a gestão de rede trabalha para que não haja nenhum ponto no hotel onde o sinal se encontre mais fraco, especialmente nos corredores e banheiros. Essa estabilidade é fundamental para a experiência de uso do hóspede.

Tenha equipamentos de qualidade

Uma conexão de qualidade depende também dos equipamentos e das instalações de rede no local. É importante que modems e roteadores de grande porte sejam instalados e que testes sejam realizados constantemente para verificar como anda o desempenho desses equipamentos em relação à velocidade e estabilidade.

Outra necessidade importante para conexões de grande porte são os links dedicados. Eles funcionam com um desempenho bastante acima de uma banda larga comum, com uma robustez que permite que a qualidade de conexão seja mantida mesmo com muitos acessos simultâneos, em diferentes tipos de uso.

Ofereça serviços na home

Além da navegação normal, o software também disponibiliza ferramentas de comunicação entre hotel e clientes. Em alguns casos, assim que se conectar à rede Wi-Fi o cliente acessa automaticamente uma página de serviços do hotel, em que ele pode encontrar informações pertinentes e solicitar serviços de quarto.

Essa funcionalidade agiliza determinados procedimentos, dispensando em algumas oportunidades a necessidade de realizar pedidos por telefone. Por meio dessa home, o cliente tem acesso também a ações publicitárias, o que ajuda a reforçar a marca do hotel, desde que o serviço seja oferecido com qualidade.

Diante dessas informações é possível entender o quanto é importante controlar o acesso à internet dentro de um hotel. Fornecer opções de integração e possibilidades de uma navegação estável, dentro de uma experiência satisfatória, é fundamental para a credibilidade do negócio.

Gostou deste post? Você pode ter acesso a mais conteúdos interessantes assinando a nossa newsletter e recebendo tudo diretamente no seu e-mail!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *