Entenda de uma vez como realizar a gestão de estoque no hotel

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Em um hotel há detalhes que são primordiais para que o estabelecimento continue organizado. Um deles se refere ao que é consumido internamente, tanto por hóspedes quanto pela própria equipe, como produtos de higiene, limpeza, alimentos e bebidas. E o que garante a plena reposição desses itens é a gestão de estoque no hotel. Contudo, como ela funciona?

O ideal é que uma equipe seja responsável por essa parte, tenha acesso aos estoques e saiba como ninguém o que o hotel geralmente consome, seja em períodos de grande fluxo, seja na baixa temporada. Isso facilitará bastante na rapidez com que é feito o controle dos produtos e até mesmo no momento de saber exatamente o que mais sai e é usado pelo hotel e pelos clientes.

Por isso, a gestão de estoque no hotel deve ser feita com rigor e considerar os mínimos detalhes. E, para ajudar você a realizar essa tarefa, separamos algumas dicas abaixo. Confira!

Como a falta de controle pode impactar no negócio?

Imagine a seguinte situação: os hóspedes do seu hotel têm à disposição nos quartos alguns itens, como bebidas, refrigerantes, cervejas e água, além de snacks em embalagens fechadas, do tipo salgadinho, biscoitos e chocolates. Se todos os dias há um determinado consumo desses artigos e não há um controle sobre isso, como será feita a reposição?

Lembre-se de que isso faz parte do atendimento ao cliente e que se houver alguma falha nesse sentido, provavelmente o hotel perderá pontos com esse hóspede. Então, a falta de controle pode impactar negativamente o negócio, sem contar na confusão de estoque que isso pode gerar — falta de comunicação, quantidade errada de produtos e falta de itens básicos.

A satisfação do consumidor deve ser prioridade no hotel, e a gestão de estoque precisa realmente ser levada a sério e checada diariamente, para evitar transtornos. Indo além, o estoque não se restringe apenas aos produtos nos quartos, ele também envolve os alimentos que são preparados na cozinha do hotel, por exemplo.

Se você não controlar o que é usado com frequência, corre o sério risco de não ter ingredientes para o preparo das refeições. Já pensou se o hóspede pede um prato e ouve que “não há camarão”? Esse tipo de situação sempre é chata e pode provocar um mal-estar que faça com que esse cliente não queira mais voltar ao seu hotel, ainda mais se isso for recorrente.

E, um dos problemas mais sérios, tem a ver com a insegurança. Se você não tem controle do que tem no estoque, também está correndo risco de perda ou retirada indevida dos itens. Isso quer dizer ter os produtos consumidos por terceiros, o que não será relatado no histórico de vendas do hotel. O resultado é uma perda significativa de lucro.

Como fazer a gestão de estoque no hotel?

Agora que você já entendeu a importância de sempre conferir o estoque do seu hotel, chegou o momento de saber como fazer essa tarefa da melhor maneira possível. Algumas dicas podem fazer toda a diferença. Confira.

Tenha um software de gestão

Que tal usar a tecnologia a favor do seu negócio? Hoje existem opções muito interessantes que ajudam bastante em diversas áreas do hotel, como no estoque. Apostar em um bom software de gestão é contar com um aliado importantíssimo no controle dos itens que o empreendimento mais precisa, bem como dos que podem ser oferecidos como cortesia.

O bacana desse tipo de tecnologia é que ela é capaz de fazer levantamentos de uso, de frequência e de quem está controlando a seção, e você ainda pode checar de um jeito bem fácil como tem sido o consumo dos produtos. Essa informação pode ajudá-lo a saber exatamente quanto está sendo cobrado por cada serviço!

Acompanhe as demandas

A cada item pedido, seja pela cozinha, seja pelos clientes, é necessário que você acompanhe a quantidade e frequência dessas demandas. Só assim será possível ter uma ideia e até mesmo o número exato de tudo o que é consumido no hotel. Mais uma vez, isso pode facilmente ser elencado com a ajuda de um bom software de gestão.

Realize um inventário

Para ter um controle ainda mais rígido na gestão de estoque do hotel, conte com a ajuda de um inventário. Ele será essencial para que você identifique, classifique e faça a contagem de todos os produtos que estão armazenados. Melhor: o inventário é ótimo para conferir se essas informações realmente estão de acordo com o que foi tido como entrada e saída de itens.

Não se esqueça de que o inventário ainda detecta quando estão sendo feitas compras indevidas ou a venda de itens sem o controle necessário.

Elimine o que não está sendo consumido

Pra que gastar todos os meses com produtos que não são consumidos? Além de você depositar uma quantia que não é necessária, esses itens podem estragar e a perda pode ser maior. Por isso, ao fazer o controle de estoque, é bom separar as informações do que praticamente não (ou nunca) sai — isso ajudará a economizar, você nem imagina o quanto!

Faça comparativos a cada estação

A cada nova estação do ano são consumidos produtos diferentes, certo? No verão, por exemplo, provavelmente o que mais sai são bebidas geladas e refeições como peixes e saladas. No inverno já é ao contrário, são bebidas quentes e refeições mais pesadas ou bem levinhas, mas que promovem o aquecimento, como sopas.

Ponha no papel um comparativo das estações, para se preparar bem para a próxima e já saber exatamente o que não pode faltar no estoque.

Por fim, você realmente deve dar uma atenção especial à gestão de estoque no hotel com o uso das novas tecnologias. Lembre-se de que você pode contar com empresas que são especialistas nesse assunto. Elas, sem dúvidas, podem ajudar fazendo a diferença em uma melhor gestão para o seu negócio. Não hesite em contratar profissionais que tenham dicas valiosas e ferramentas certas para organizar todo esse processo para você!

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Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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