Importância de uma boa conexão com a internet no hotel

Tempo de leitura: 6 minutos

Independentemente do porte do seu hotel, como ocorre o funcionamento dele? As fichas com os cadastros dos hóspedes são impressas e ficam armazenadas em um arquivo com chave ou no HD do computador?

Caso alguém queira se hospedar no seu hotel, como você faz para identificar quais são as unidades que estão livres: olha com rapidez em um software ou confere chave por chave para saber quais estão sem hóspedes?

O bom funcionamento de um hotel, assim como qualquer outro tipo de empreendimento, depende muito dos recursos que a empresa tem e usa a seu favor.

Uma boa conexão com a internet garante que a gestão seja feita de maneira eficiente, sempre trabalhada em cima de dados e números reais, com agilidade e precisão. Isso significa um ganho tremendo no que diz respeito à otimização do tempo dos funcionários e à satisfação dos hóspedes.

Saiba mais sobre a importância de uma boa conexão com a internet no hotel no nosso post de hoje. Confira!

Boas-vindas a um público maior

A baixa velocidade de conexão com a internet impede que o seu hotel coloque em prática uma boa campanha de marketing digital. Sem uma boa conexão, torna-se difícil atualizar as redes sociais com novas imagens e vídeos.

É graças a essas mídias que um público maior pode ser alcançado, principalmente aquele que utiliza as redes sociais para fazer suas escolhas. Entre os exemplos de campanhas, podemos citar: anúncios no Google, Facebook e e-mails marketing.

Agilidade no atendimento ao hóspede

Da mesma forma que uma boa conexão com a internet abre as portas para um público maior, ela também é capaz de promover uma maior agilidade no atendimento ao hóspede. As mensagens são entregues e respondidas com mais velocidade, além de serem enviadas por mais canais de atendimento: redes sociais, Whatsapp, Messenger e e-mail.

Melhora no contato com os fornecedores

O funcionário que cuida do contato com os fornecedores passará a utilizar menos o telefone para fazer follow-up e networking com eles, pois a boa conexão com a internet permite que os pedidos sejam feitos on-line.

Caso o hotel utilize um software de gestão, é possível cadastrar os produtos e os serviços adquiridos de cada fornecedor e ativar alertas que lembrem o momento ideal de renová-los.

Contratação de pessoal especializado

Assim como toda organização, o hotel também precisa contar com pessoal especializado para gerenciar o negócio. Como encontrar essas pessoas?

Há muito tempo, a busca por bons profissionais deixou de ocorrer na sala de reunião de uma empresa de recrutamento. Agora, é tudo on-line! Basta que o hotel se cadastre em uma plataforma de empregos e filtre o perfil do candidato ideal.

Relacionamento com os hóspedes

Uma boa conexão com a internet muda até a maneira como o hotel se relaciona com os hóspedes. Agora, é possível conversar mais com eles por meio das redes sociais, de campanhas de e-mail marketing e de ações estratégicas.

Basta filtrar a base de cadastros para saber quem são os aniversariantes do mês e, por exemplo, oferecer um desconto para uma ou mais diárias em um determinado período.

Flexibilidade no horário e no local de trabalho

A partir do momento em que o hotel passa a ter uma boa conexão com a internet, torna-se possível instalar softwares de gerenciamento para o negócio. Esses programas permitem que a gestão da empresa seja feita tanto no local quanto à distância, o que flexibiliza o horário e o local de trabalho de quem está à frente do gerenciamento.

Até mesmo as reservas podem ser feitas on-line, sem a necessidade de alguém estar disponível 24 horas por dia para atender um telefone.

Maior controle de processos

A boa conexão com a internet no hotel abre outras portas que facilitam o gerenciamento do negócio. Com ela, torna-se possível trabalhar em parceria com softwares, aplicativos, planilhas e até ferramentas de bate-papo para se comunicar com a equipe em tempo real.

Isso tudo melhora a produtividade e a comunicação entre as equipes, além de reduzir custos. Sendo assim, os processos passam a ter um maior controle também.

Análise da concorrência

Você sabe quais são os mecanismos que os concorrentes estão usando para se diferenciar do seu negócio? A rápida e estável conexão com a internet abre espaço para que você e o seu time consigam analisar a concorrência.

Esse tipo de monitoramento é importante para que o seu hotel não fique para trás e, diante de uma ofensiva, possa lançar ofertas tentadoras e que atraiam cada vez mais clientes.

Monitoramento on-line

Outro ponto importante relacionado ao monitoramento é a possibilidade de saber, em tempo real, o que as pessoas estão falando sobre o seu negócio. Os feedbacks deixados na internet podem ser acompanhados com maior precisão, fazendo com que sua equipe aja imediatamente para reverter qualquer situação que se transforme em um risco para a marca.

O monitoramento on-line também permite que você encontre oportunidades na internet. Se alguém diz que deseja passar uns dias em um lugar incrível com vista para o mar e o seu hotel apresenta essas características, basta entrar em contato e fazer a sua oferta.

Satisfação dos hóspedes

Por mais que os hóspedes estejam se divertindo e aproveitando ao máximo a estadia em seu hotel, eles sempre vão querer registrar os melhores momentos e compartilhar com as pessoas.

Para que isso ocorra, é necessário disponibilizar uma boa conexão com a internet — principalmente se as operadoras móveis da região tiverem um sinal fraco. Esses mesmos hóspedes também desejam economizar dados e uma boa rede Wi-fi pode garantir a satisfação deles.

Posicionamento da marca

As ações que mencionamos acima, em conjunto, fazem com que sua marca tenha um melhor posicionamento no mercado. Com uma boa conexão de internet, torna-se possível posicionar o seu negócio entre os melhores por meio de um bom gerenciamento de imagem e monitoramento de opiniões e oportunidades.

Além disso, a melhora na gestão do negócio também reflete o esforço que o hotel está fazendo para ser cada vez melhor e mais eficiente.

Percebeu como é importante para um hotel ter uma boa conexão com a internet?

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ter acesso a mais conteúdos como este e novidades que vão mudar o rumo de sua empresa.

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *