Marketing Hoteleiro no pós pandemia: como ficou o mercado?

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Muitos segmentos entraram em crise por causa da pandemia. A indústria hoteleira, por exemplo, se destaca: ela enfrentou momentos difíceis devido ao impacto da COVID-19. Contudo, o setor começa a ter novos movimentos e é chegada a hora de entender como lidar com isso por meio do marketing hoteleiro.

Se você atua no setor da hotelaria, é hora de focar sua estratégia no marketing digital, um aliado mais forte do que nunca.

As estratégias de divulgação digital já eram muito bem-vindas antes. Agora, elas devem ser um dos pilares de todo negócio da área. Afinal, é preciso cativar diferentes perfis de potenciais clientes que podem ser atraídos para uma região por conta da hospedagem.

Conheça a definição de marketing hoteleiro, os benefícios e como a pandemia mudou o segmento no texto abaixo.

Definindo marketing hoteleiro

Basicamente, o marketing hoteleiro é o conjunto de ações que um hotel faz online para atrair novos hóspedes, construir relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. 

Esta é a forma mais importante de comunicação direta, pessoal e oportuna com o público em geral.

Existem várias maneiras de construir uma estratégia de Inbound Marketing hoteleiro:

  • Anúncios online;
  • Presença em redes sociais;
  • Monitoramento pós-venda;
  • Campanhas e sorteios.

Esses e outros formatos são intimamente relacionados à criação de conteúdo relevante sobre o hotel. Assim, trabalhar a marca da empresa definindo cores, logotipos e tipografia também é recomendado.

Por que fazer marketing hoteleiro?

O marketing digital permite que as empresas fechem mais reservas diretas. Isso significa menos esforço para atrair clientes para o hotel.

Os clientes do mercado hoteleiro, especialmente no Brasil, querem uma experiência incrivelmente humana em sua viagem.

Portanto, a organização deve manter um diálogo personalizado e efetivo com todos que entram em contato com o hotel.

Mais importante ainda, construa relacionamentos positivos com seus hóspedes, mantenha-os felizes e, então, eles se tornarão promotores da rede.

Ações de marketing digital como monitoramento social e campanhas de e-mail marketing podem te ajudar a manter esse relacionamento com cada perfil de usuário e tornar sua comunicação mais ativa.

O marketing hoteleiro pós pandemia

O Brasil acumulou mais de 245,5 bilhões de perdas desde o início de 2020, segundo levantamento da Federação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre os efeitos do coronavírus no setor de turismo.

Considerando os feriados de Natal, Ano Novo, férias de verão e carnaval, este último cancelado ou adiado na maioria dos estados brasileiros, os prejuízos já foram próximos de R$ 400 bilhões. 

Esse valor alto levou à falência de algumas empresas de hotelaria e à demissão de milhares de profissionais.

Mas, agora, com a retomada sendo mais possível, é necessário ficar a par das tendências de marketing e do segmento para manter a atuação e se destacar no mercado hoteleiro. Falamos sobre elas a seguir, continue lendo.

Estadias distintas

Depois desse período pandêmico, a duração da estadia não vai ser tão padronizada como antes.

Algumas pessoas podem reservar viagens curtas apenas para fins de semana e férias, enquanto outras podem reservar viagens longas que duram um mês.

As viagens mais longas serão feitas por muitos que tiveram de interromper planos em 2020 ou optaram por esperar o fim da pandemia.

Normalmente, eles já possuem um planejamento mais detalhado e esperam que o hotel consiga suprir todas as necessidades básicas durante a estadia na cidade.

Mais uso do espaço aberto

A pandemia fechou diversas áreas de lazer, inclusive parques. Isso faz com que moradores de grandes cidades fiquem em contato com a natureza sem precisar se deslocar para outros locais. 

Com os limites sanitários necessários para a retomada, esses locais já estão reabrindo.

Por essa razão, os espaços ao ar livre prometem ser mais visitados do que nunca. 

Depois de tanto tempo dentro de casa, os hóspedes vão desejar se conectar com a natureza nos momentos de lazer.

Popularização dos pacotes em grupo

As pessoas que aderiram às regras de distanciamento social com certeza vão querer desfrutar de uma viagem inesquecível com amigos e familiares. 

No entanto, os efeitos da crise não podem ser facilmente evitados. Por isso o número de vendas de pacotes de viagem coletivos tende a aumentar.

Oferecendo esta opção aos seus clientes, os hotéis podem fechar muitas estadias em um curto espaço de tempo.

Em geral, isso deve ser feito a partir de uma estratégia de marketing digital. As campanhas precisam ser voltadas para pessoas que procuram novas experiências, não apenas grupos alvo com ideias semelhantes.

É importante observar que cada grupo possui características particulares. Por isso, considere a presença de crianças e idosos que necessitam de cuidados especiais para uma boa estadia, por exemplo.

Portanto, é muito conveniente que o hotel tenha pacotes personalizados à disposição da clientela. Isso pode ser um fator decisivo na retenção de hóspedes.

O pós pandemia exige cuidados específicos, mas também apresenta novas possibilidades muito interessantes.

Prepare-se para retomar os negócios em grande estilo, mas sem se esquecer dos cuidados com a saúde.

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