Motivação da equipe hoteleira: Confira como estimular seus colaboradores

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A motivação do colaborador é um fator essencial para o crescimento do seu hotel. Uma equipe indisposta afeta diretamente na experiência do hóspede, o que pode ser negativo para imagem do negócio. Para ressaltar a importância, uma pesquisa realizada pela Mapie Consultoria revelou que no momento da escolha de uma hospedagem, as experiências positivas anteriores (87,3%) são o que mais influenciam na tomada de decisão. Outros fatores também apontados foram a qualidade do serviço e a cordialidade da equipe.

Diante do cenário, é indispensável que o seu negócio apresente uma equipe motivada para suprir as demandas do dia a dia com eficiência e receptividade. Confira algumas dicas para estimular os colaboradores do seu hotel.

 

5 dicas para melhorar a performance da sua equipe

1 –  Implemente um plano de reconhecimento

Apesar de parecer um item óbvio, ainda existem muitos índices de insatisfação no trabalho por falta de reconhecimento dos superiores. É importantíssimo para a motivação do profissional que ele esteja em um ambiente que estimule seu crescimento e reconheça sua produtividade.

A valorização dos funcionários pode ser trabalhada de diversas formas, uma pesquisa do Instituto Locomotiva apontou que premiações com produtos/serviços e programas de premiações em geral são ótimos para engajar o trabalho da equipe. Enaltecer bons resultados estimula um ciclo saudável de eficiência. Desse modo, avalie a gestão de recursos humanos do seu hotel e aplique um plano de reconhecimento, você pode oferecer uma viagem especial ou uma bonificação diferenciada para incentivar seus colaboradores.

 

2 – Aplique treinamentos e reuniões de feedbacks

A falta de conhecimento sobre determinada tarefa pode ser um fator de desmotivação para os funcionários. Por isso é importante oferecer oportunidades de capacitação, essa ação auxilia no crescimento do colaborador e na sua produtividade dentro da empresa. Invista em cursos para qualificar a sua equipe e aumentar o desempenho geral. Outro ponto relevante também é manter uma rotina de feedbacks, escute as sugestões e reclamações dos seus colaboradores, esses itens são importantes para você saber o que melhorar no hotel. 

 

3 – Estimule a confraternização

É significativo que o ambiente de trabalho seja acolhedor e hospitaleiro, principalmente em negócios do ramo. Para manter relações profissionais saudáveis, é relevante incentivar confraternizações em equipe. Com as reuniões especiais, os colaboradores podem criar um vínculo maior de conhecimento entre si e interação. Planeje um calendário com datas comemorativas, aniversários, tempo na empresa e demais momentos importantes.

 

4 – Defina metas reais e desafiadoras

As metas são essenciais para qualquer processo produtivo. É considerável para a motivação do funcionário inserir metas desafiadoras que possam ser atingidas em tempo hábil. Essa ação estimula mais rendimento e comprometimento. Para incentivar a colaboração e união da equipe, implemente metas em que todos são beneficiados pelo ótimo resultado. É fundamental deixar claro os objetivos definidos e a importância do processo.

 

5 – Avalie os salários e implemente um cronograma de promoções

Um salário incompatível com a função ou abaixo do mercado é um dos itens principais de desmotivação dos funcionários. Por isso avalie a folha de pagamento e ofereça aumentos dentro das possibilidades do hotel para evitar a rotatividade dos colaboradores. É possível também implementar um cronograma e projetar futuras promoções. Desse modo, você incentiva ainda mais o crescimento da sua equipe.

 

Como vimos, a qualidade do serviço reflete diretamente na avaliação do cliente sobre o hotel. As dicas citadas são pontos básicos e essenciais para manter uma boa gestão de recursos humanos. Siga as recomendações e promova um ambiente de trabalho saudável com uma equipe preparada e motivada para oferecer uma ótima experiência ao seu hóspede.

 

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Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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