Nota fiscal: Dicas para sua gestão lidar com as obrigações legais

Tempo de leitura: 3 minutos

É fundamental para o sucesso de um hotel estar em dia com as obrigações legais e manter os processos organizados, principalmente em questão da nota fiscal. O documento é bastante comum e importante em qualquer empresa. Portanto, separamos informações e dicas relevantes para o seu negócio. Confira o post completo, veja como funciona a legislação e como facilitar o trabalho da gestão. 

 

Para esclarecimento inicial, a nota fiscal basicamente é um documento comprobatório sobre a realização de uma compra ou serviço. Da mesma maneira, pode ser considerado como um registro oficial de uma operação comercial. A estrutura da nota fiscal pode variar de acordo com a legislação estadual, porém existem dados principais que devem constar no documento. São eles, nome da empresa, CNPJ, endereço da empresa, discriminação dos bens/serviços, data e valor total da venda. Para emitir notas fiscais, o empreendimento precisa dispor da inscrição estadual – IE, geralmente obtida no processo de abertura do negócio.

 

Confira a importância de emitir notas fiscais

Para gestão de um estabelecimento, emitir notas fiscais é uma tarefa de extrema importância e obrigatória – exceto para MEI em caso de consumidor final (pessoa física). O documento é fundamental para empresa e para o cliente, pois comprova a compra ou a prestação de serviço. Além disso, o registro é essencial para contabilidade do negócio, para esclarecimento dos impostos, das operações efetuadas e do pagamento dos tributos. Da mesma forma, a emissão da nota fiscal reflete na credibilidade do hotel para clientes, fornecedores e possíveis investidores.

 

Confira como emitir o documento digital — Nota fiscal eletrônica (NF-e)

Com o intuito de facilitar o procedimento e atualizar a burocracia, a nota fiscal eletrônica (NF-e) foi implementada para suprir o modelo tradicional. Nesse método, o documento é digital e oferece vários benefícios, por exemplo, a redução de custos e otimização do controle tributário. Para empresa emitir esse registro eletrônico são necessários alguns passos, como:

– Verificar o tipo de nota fiscal que deve ser emitida

– Averiguar o cadastro fiscal do estabelecimento junto ao governo

– Adquirir um certificado digital

– Credenciar a empresa para emissão de nota fiscal na Secretária da Fazenda

– Implementar um sistema emissor de NF-e

 

Invista em um sistema emissor para o seu hotel 

Um fator importante no modelo eletrônico, é a integração com sistema emissor. Investir em um bom software auxilia nas tarefas burocráticas e agiliza as demandas obrigatórias. A HMAX trabalha com módulos para simplificar os processos fiscais hoteleiros. Com o programa é possível emitir os seguintes registros:

– NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)

– NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica)

– NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor Final)

O sistema também permite o lançamento automático das informações e importação XML. Para gestão hoteleira, a ferramenta promove mais agilidade do fechamento de conta e auxilia no trabalho contábil. Além disso, propicia vantagens em questão de tempo e produtividade. Confira 6 benefícios para o seu hotel:

– Economia de tempo da gestão com tarefas burocráticas

–  Diminuição dos afazeres repetitivos

– Simplificação dos processos

– Mais praticidade e agilidade nas obrigações fiscais

– Redução de erros e retrabalhos

–  Mais organização para auditorias internas, fiscalizações e mudanças de equipe

 

Como vimos, é importante para gestão do seu hotel manter o controle das obrigações fiscais e dos recursos financeiros. Portanto, busque implementar um software para auxiliar na administração. Conheça mais sobre os módulos da HMAX, converse com a nossa equipe.

Confira também mais informações sobre a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Para mais matérias sobre o setor hoteleiro, visite nosso blog.

Siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube.

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *