Novos processos hoteleiros: práticas e cuidados com a higienização

Tempo de leitura: 2 minutos

O compromisso de uma empresa hoteleira com a saúde e segurança do hóspede é um fator indiscutível. Com a pandemia, ocasionada pela COVID-19, os processos internos dos hotéis e pousadas sofreram profundas alterações. Para seguir medidas de proteção, novas normas e procedimentos devem ser implementados, além do cuidado redobrado com a limpeza e manutenção. Para os hóspedes, os métodos de higienização podem ser decisivos na escolha da acomodação. Portanto, separamos algumas práticas e cuidados com a limpeza do hotel/pousada.

Preparação da equipe para execução das tarefas

A preparação da equipe atuante no hotel ou pousada, principalmente o setor de limpeza, é um ponto primordial para a efetividade dos novos processos. Os colaboradores precisam estar aptos e equipados para realização das tarefas de forma segura. Alguns cuidados se tornaram indispensáveis no dia a dia hoteleiro, em especial para camareiras e governança, como utilização de EPI’s, lavagem frequente das mãos, higienização diária dos uniformes, limpeza frequente de utensílios de trabalho, por exemplo, carrinho de produtos.

Uso de produtos para potencializar a limpeza

Outras mudanças na rotina das camareiras são os métodos de higienização e os produtos utilizados. Além do álcool gel 70%, amplamente divulgado para ajudar na prevenção do vírus, demais itens também devem ser usados para a assepsia correta dos ambientes, como bactericida e solução clorada. Para limpeza de eletrônicos, é recomendado o uso do álcool isopropílico, pois não danifica o material.

Ferramentas para ajudar no fluxo de trabalho

Com as mudanças e novas exigências, as ferramentas de automação podem ser grandes aliadas da gestão da hoteleira. Funcionalidades como, Camareira Eletrônica e Manutenção Mobile são importantes para manter o fluxo de trabalho e todos os processos em dia. Os recursos podem ajudar nas novas demandas de limpeza e organização das tarefas.

Guia de medidas para informar os hóspedes

Além da cautela com a equipe e os processos de higienização, é importante orientar os hóspedes das ações implementadas e das novas medidas de biossegurança. Para facilitar a comunicação, é interessante disponibilizar um guia online, de fácil acesso, com as principais informações e cuidados que o hóspede deve ter durante a sua estadia.

 

Em suma, a adaptação dos processos internos é inevitável. Os hotéis e pousadas precisam estar concentrados em lidar com os novos desafios para retomada pós pandemia. Além de toda precaução e zelo com a saúde e bem-estar de funcionários e clientes, o empreendimento também deve passar confiança e percepção de segurança ao hóspede durante a estadia.

 

Conte com a HMAX para ajudar o seu negócio hoteleiro, entre em contato.

Confira outras matérias no blog e acompanhe nossas redes sociais FacebookInstagramTwitterLinkedIn e Youtube.

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *