Principais dúvidas sobre o Coronavírus (COVID-19)

Tempo de leitura: 3 minutos

Para conter a transmissão do novo coronavírus (COVID-19) é fundamental ter cuidados básicos, como higienizar as mãos, evitar aglomerações e diminuir o contato físico. Separamos algumas informações importantes da Organização Mundial da Saúde – OMS e do Ministério da Saúde para sanar as principais dúvidas sobre a doença. Confira e saiba como se proteger durante esse período.

 

Como ocorre a transmissão do Coronavírus (COVID-19)?

O vírus age pela mucosa do nariz, olhos e boca. A transmissão da doença pode ocorrer de algumas maneiras, pelo aperto de mão (considerado inicialmente pelo Ministério da Saúde como a principal forma de contágio), gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro. Além disso, também pode decorrer do contato com superfícies contaminadas como celular, mesa e afins. A transmissão é considerada comunitária quando não é possível saber a origem do vírus.

Quais os principais sintomas da doença?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, os principais sintomas do vírus são tosse, febre e dificuldade para respirar. Em alguns casos os pacientes podem apresentar dor de garganta, dor no corpo, coriza e congestão nasal. É importante ficar atento aos sinais clínicos, principalmente para o grupo de risco, sendo, idosos e pessoas com problemas crônicos, como asma, diabetes, hipertensão e afins.

Confira um comparativo com outras doenças respiratórias

  Fonte: Ministério da Saúde

Quais são os cuidados para prevenção?

A principal maneira de prevenção é higienizar as mãos de forma correta. É preciso lavar frequentemente, principalmente depois de tocar em superfícies de uso comum, como maçanetas, antes de manipular alimentos e ao chegar da rua. Deve-se lavar bem a palma, o dorso, dedos, unhas e punho. Quando não for possível lavar as mãos, a orientação é utilizar álcool gel 70%.

Da mesma maneira, também é importante ao tossir e espirrar utilizar um lenço ou o braço, ao invés das mãos. Evitar tocar no rosto, assim como, contato físico com outras pessoas. Não compartilhar utensílios pessoais, como copo e toalhas. Higienizar regularmente itens como celular, cartão de crédito, brinquedos e afins. Mantenha os ambientes bem ventilados, evite aglomerações e se possível fique em casa.

É necessário usar máscara? 

O uso de máscara é uma atitude preventiva recomendada para profissionais da saúde. Assim como, para pessoas que apresentam os sintomas no intuito de diminuir a possibilidade de transmissão do vírus. 

 

Para auxiliar, o Ministério da Saúde desenvolveu um aplicativo chamado Coronavírus – SUS. No app é possível  conferir a localização das unidades de saúde na sua região, dicas importantes e também realizar uma auto-avaliação. O recurso está disponível para Android e IOS. 

 

Com o aumento dos casos de Coronavírus (COVID-19) no Brasil, é indispensável tomar os cuidados necessários para contenção do vírus. Dessa forma, as ações citadas são essenciais para proteção de todos. Fique atento, cuide da sua saúde e dos que convivem com você. Acompanhe as notícias de fontes oficiais e siga as orientações do Ministério da Saúde.

 

 

Para mais matérias, acesse o blog. Confira também nossas redes sociais FacebookInstagramTwitterLinkedIn e Youtube.

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *