Profissionalismo e Excelência – As mulheres da Hotelaria

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já ouviu falar de Marcia Petzold, Sonia Chami, Chieko Aoiko e o que elas têm em comum? Todas são amplamente conhecidas e reconhecidas dentro da hotelaria, seja como gestoras de uma grande rede ou proprietária de um hotel de relância nacional ou internacional. Para além disso, todas lutaram bravamente para ocupar o seu espaço ao sol, muitas vezes assumindo uma postura quase “masculina” em relação ao modo vivendis do mundo dos negócios, para só então depois mostrar todas as suas capacidades. Esta publicação é sobre Profissionalismo e Excelência – As mulheres da Hotelaria.

Marcia Petzold

Para Marcia Petzold, gerente de relacionamento da Rede Plaza, quando questionada em uma entrevista para a revista PANROTAS sobre o diferencial feminino, ela destaca: “na hotelaria eu vejo que a mulher tem um papel essencial na operação, por ter um olhar critico”.

Sonia Chami

Já a dona do famoso Hotel Sol no Rio de Janeiro, Sonia Chami, para a mesma revista, prefere elencar qualidades como competência, dedicação e liderança aliadas a uma sensibilidade e perfil multidisciplinar que garantem a atuação feminina em diversas frentes.

Chieko Aoki

A CEO da rede mundial Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, em uma entrevista para a Disque 9, diz ver com bons olhos a presença feminina na gerência hoteleira e garante que esse sucesso vem de uma percepção de coletividade própria das mulheres.

Todas essas capacidades são elencadas por grandes profissionais femininas  quando se referem às mulheres que atuam na hotelaria.  Pesquisas apontam que a participação delas no setor é expressiva, chega a 60% dos cargos dentro do setor. Mesmo assim, ainda ganham bem menos em relação aos seus colegas de trabalho do sexo masculino que ocupam uma mesma função. Uma rápida pesquisa na internet mostra que nenhuma mulher, por enquanto, ocupa o cargo máximo nas dez maiores redes de hotéis do país. Muito embora os cargos de gerência intermediários e de unidades sejam cada vez mais assumidos por mulheres, indo de encontro com a tendência mundial do setor.

Esse panorama ao mesmo tempo em que demonstra os desafios femininos no setor de hotelaria, também o permeia de esperança com a tendência latente de que as mulheres galguem cada vez mais cargos de importância. Na área de automação hoteleira, a HMAX acompanhou de perto essas conquistas e participa delas com um time feminino de peso, desde o desenvolvimento até o suporte. Não existem dúvidas de que fazem a diferença, pelo seu profissionalismo e excelência. Às heroínas da equipe HMAX e a todas as mulheres que trabalham na hotelaria, nossa gratidão!

Encontre mais artigos em nosso Blog, clicando aqui.

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *