Saiba a importância de medir a performance do seu hotel!

Tempo de leitura: 5 minutos

Como estão os resultados do seu hotel? Qual é o seu período de maior movimento? O quão perto você está dos seus objetivos a curto e longo prazo? Quais foram as consequências da sua estratégia de marketing para o negócio?

Se você não sabe responder a essas perguntas, está na hora de aprender! Entender como anda o seu empreendimento é essencial para garantir o crescimento e o sucesso do negócio.

Leia nosso artigo agora mesmo para descobrir a importância de medir a performance do hotel e como realizar essa tarefa com eficácia!

Por que você deve medir a performance do hotel?

Apesar das especificidades do setor hoteleiro, o seu negócio possui um funcionamento semelhante ao das outras empresas.

Dessa forma, contar com uma gestão de qualidade pode ser o diferencial que o seu estabelecimento precisa para se destacar no mercado — e isso só é possível com a mensuração dos resultados.

Ao medir a performance do seu hotel, você cria insumos que podem servir como base para a tomada de decisões sobre o futuro do negócio. Além disso, adquire consciência sobre quais ações e mudanças implementadas geraram os resultados esperados e quais foram aquelas que não atingiram os objetivos estabelecidos.

Mensurando os resultados do negócio, você também é capaz de identificar problemas e gargalos nos seus processos internos. Dessa forma, torna-se mais fácil perceber pontos de intervenções e criar ações para a melhoria contínua do seu hotel.

Como foi possível concluir, medir a performance do negócio traz uma série de benefícios para o hotel como um todo. Mas, como fazer isso? É o que você vai descobrir no próximo tópico!

O que considerar na hora de medir a performance do hotel?

Para mensurar os resultados do seu negócio com eficiência é importante criar indicadores de desempenho adequados às necessidades do hotel. Veja a seguir os principais:

Taxa de ocupação dos quartos

A taxa de ocupação dos quartos é um indicador que mostra quais foram os períodos de maior movimento no seu hotel. Ele mensura o índice de ocupação de cada uma de suas acomodações em determinado período.  

Para calculá-lo, basta dividir o número de quartos ocupados pelo número total de quartos do hotel no tempo estabelecido.

Taxa de ocupação dos quartos = n.º de quartos ocupados / n.º total de quartos

Dessa forma, se você tiver 40 quartos ocupados num total de 50, a sua taxa de ocupação seria de 50%.

Lucratividade

O cálculo da lucratividade é uma das principais métricas para qualquer negócio. Trata-se do indicador que mostra qual foi a rentabilidade do seu hotel em determinado período.

Para calculá-la, basta analisar o seu fluxo de caixa e dividir o lucro líquido pela receita total da empresa, multiplicando esse valor por 100.

Lucratividade = (lucro líquido / receita) x 100

Se sua empresa lucrou R$ 20.000,00 e teve uma receita total de R$ 350.000,00, por exemplo, a lucratividade será de 5,71% no tempo considerado.

Receita por quarto

O valor da diária dos seus quartos varia por uma série de fatores. Além disso, alguns são escolhidos com mais frequência do que outros. Sendo assim, calcular a receita por quarto também é importante para medir a performance do hotel.

Para isso, divida a receita total gerada pelo quarto (incluindo o consumo dos clientes) pelo número total de quartos do seu hotel.

Receita por quarto = receita total do quarto / n.º total de quartos

Se você tiver um quarto que gerou R$ 1.000,00 de receita em determinado período e o seu hotel conta com 10 quartos disponíveis, por exemplo, a receita relativa a esse quarto específico será de R$ 100,00.

Taxa de aquisição por cliente

A taxa de aquisição por cliente é um indicador importante para que a equipe de marketing do seu hotel analise os resultados das suas atividades. Ela indica o quanto você investe para conseguir um novo hóspede.

Para calculá-la, você deve dividir a soma dos valores investidos para atrair novos hóspedes e o número de hóspedes que efetivamente foram até o seu hotel em determinado período.

Taxa de aquisição por cliente = investimento na atração de hóspedes / n.º de hóspedes

Dessa forma, se o seu hotel investiu R$ 2.000,00 em marketing e, com isso, conseguiu atrair 20 novos hóspedes, a sua taxa será de R$ 100,00 por cliente.

Satisfação dos clientes

Garantir a satisfação dos clientes é essencial para atrair e fidelizar os seus hóspedes, portanto, esse também é um indicador central da performance do seu hotel.

Para isso, você pode utilizar o NPS (Net Promoter Score), aplicando uma pergunta única — “de 0 a 10, o quanto você indicaria esse hotel para outras pessoas?” — aos clientes que passam pelo seu estabelecimento.

Para calcular o NPS, é necessário subtrair o percentual de promotores (quem responde com notas 9 e 10) pelo percentual de detratores (quem responde com notas entre 1 e 6).

NPS = % promotores – % detratores

Se você percebeu que 40% dos seus clientes eram promotores e 5%, detratores, por exemplo, o seu NPS será 35.

Como aliar a tecnologia à mensuração da performance do hotel?

A tecnologia pode ser a sua maior aliada na hora de medir a performance do hotel. Isso porque, hoje, existe uma série de softwares que permitem que você insira os dados sobre o seu negócio e, a partir dessas informações, são calculados indicadores estratégicos de desempenho rapidamente.

Dessa forma, você é capaz de melhorar a gestão do seu hotel, uma vez que tem em mãos todos as medidas de desempenho disponíveis de forma simples e organizada.

Além disso, será possível identificar pontos críticos no funcionamento do negócio e criar planos de ação para resolver esses problemas, atuando na direção da melhoria contínua dos seus serviços.

Medir a performance do hotel é essencial para garantir o crescimento e o sucesso do negócio. Esse pode ser o diferencial que você precisava para investir na melhoria contínua do estabelecimento e se destacar no mercado.

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Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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