Saiba como valorizar seu hotel e aumentar sua vantagem competitiva

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As mudanças ocorridas com o consumidor atual repercutiram em todos os âmbitos do mercado. Isso porque o cliente moderno pode acompanhar, por meio de aplicativos e redes sociais, os serviços que mais o agradam. E esse aspecto é extremamente importante se você busca por vantagem competitiva no setor hoteleiro.

Para valorizar seu hotel, hoje em dia, não basta apenas oferecer um serviço de qualidade. É preciso chamar atenção do seu possível hóspede, dar a eles informações relevantes e se mostrar disponível.

Tendo em vista que, muitas vezes, a concorrência nesse ramo pode ser alta, trataremos de algumas dicas importantes para que você consiga vantagem competitiva e aumente a visibilidade do seu estabelecimento. Continue lendo e acompanhe com a gente!

Como obter vantagem competitiva em hotelaria?

Como mencionamos acima, o consumidor moderno busca, cada vez mais, por praticidade e por uma boa qualidade de serviço.

Tem se tornado cada vez mais comum o investimento de vários setores do mercado em redes sociais, sites e blogs, promovendo a visibilidade de um determinado produto ou marca.

É claro que o isso também acontece entre os viajantes quando estão a procura de uma hospedagem. Buscar opções online, acessando o site do possível hotel a procura de fotos e informações é o primeiro passo de quem programa uma viagem.

Consequentemente, se o seu hotel possui essas várias maneiras de ser encontrado por meio de buscas na internet, será mais provável que ele seja encontrado e considerado como opção.

Porém, apenas ter esse cuidado não basta. Você e sua equipe devem se manter sempre ativos nesses canais, prestando informações e respondendo, o mais rápido possível, dúvidas que aparecerem.

Notem que nesse momento entra em cena a característica mais importante para valorizar seu hotel: oferecer um bom atendimento em todos os canais possíveis.

Logo, se você busca aumentar sua vantagem competitiva deve ter como foco sua gestão. É por meio dela que você, além de atrair clientes, tem a chance de mantê-los fidelizados e, ainda, fazer com que eles indiquem seu negócio a outras pessoas.

Quais as vantagens em ter uma boa gestão?

Uma equipe bem preparada é capaz de atrair o cliente e mostrar que seu negócio é de confiança.

Ou seja, se seus funcionários são capazes de passar corretamente as informações necessárias, apontar vantagens do hotel e explicar sobre os serviços envolvidos, o futuro hóspede, além de estar bem informado, terá uma boa impressão do seu hotel.

Por outro lado, pense em uma situação onde o hóspede começa a ser redirecionado para outros setores e que a informação desejada demora muito a chegar ou até mesmo alguma pergunta feita via redes sociais não seja respondida. Ele automaticamente procurará outros lugares para se hospedar.

Por isso, é muito importante que, em primeiro lugar, você cuide da reputação de seu hotel. Equipe bem preparada e presente em todos os canais que foram oferecidos para atendimento é essencial.

Mais essencial ainda é oferecer a uma boa qualidade de serviço desde os primeiros contatos. Isso aumenta a credibilidade do seu hotel, o que pode ser um dos motivos que fará com que o cliente escolha seu estabelecimento em detrimento de tantos outros.

Como promover a visibilidade do seu hotel?

Bem, além de ter uma equipe bem preparada em todos os seguimentos, é igualmente necessário promover a visibilidade do seu hotel se você almeja aumentar sua vantagem competitiva. Alguns aspectos aumentam a visibilidade e valorizam seu estabelecimento.

Você oferece algum tipo de serviço exclusivo? Tem o costume de criar promoções ou oferecer pacotes? Para além do site, você está disponível em redes sociais?

Oferecer serviços exclusivos podem ser um atrativo para chamar atenção de seus futuros hóspedes. Para fazer isso pense no perfil das pessoas que mais procuram seu estabelecimento. O que você acha que elas gostariam de comprar durante a estadia?

Você pode oferecer um serviço de transporte a algum ponto turístico da cidade, ou serviço de cabeleireiro em um local específico, um massagista, entre outras coisas.

Além disso você pode oferecer cardápios especiais em certas temporadas ou promover atividades específicas que tenham a ver com seu público. Tenha sempre em mente que disponibilizar opções a mais, desde que sejam bem planejadas, podem dar uma grande vantagem ao seu negócio e aumentar seu valor perante as pessoas.

Agora que já falamos sobre os pontos fortes de como aumentar sua vantagem competitiva, vamos aos métodos que você poderá adotar. Atente para as dicas a seguir!

1. Crie um site e/ou blog

Se você ainda não possui um site ou blog como meio de divulgar seu hotel, providencie logo. É essencial que seu estabelecimento tenha uma página e, se possível, um blog. É preciso, claro, que estejam presentes todas as informações necessárias para o cliente.

É interessante fazer um texto de apresentação do seu estabelecimento. Você pode descrever a localização, pontos próximos a ele, descrever os ambientes e detalhes sobre os serviços oferecidos. Certifique-se, ainda, de deixar informações para contato — garanta que todas sejam cobertas nesse trecho, como e-mail, telefone, redes sociais etc.

Lembre-se, também, que seu site deve ser responsivo. Isso significa que ele deve ter um formato flexível, para que o acesso não se restrinja aos computadores. Uma página responsiva se adapta ao formato da tela de celulares e tablets.

2. Utilize as redes sociais

Com tantas opções atualmente você não precisa se limitar e usar apenas o site ou o blog. Quanto mais você aparecer para seu cliente e quanto mais fácil for contatá-lo mais valorizado seu hotel será.

Crie uma página comercial no Facebook e Instagram. Mantenha ela sempre ativa, compartilhe informações que sejam do interesse do seu possível hóspede, faça vídeos e tire fotos do seu estabelecimento.

Além disso é interessante estimular a interação. Responda a todos os comentários de forma rápida e educada. Quando possível, faça perguntas, tente se aproximar das pessoas e manter uma boa relação com elas.

Isso tudo trará muitos benefícios para a imagem do seu hotel.

3. Invista em Marketing de conteúdos

Hotéis e pousadas tem muitas chances de serem mais visíveis e chamar atenção de seu público quando trabalham oferecendo conteúdos digitais.

Em seu blog ou página do Facebook, por exemplo, você pode postar conteúdos interessantes aos visitantes.

Pense: o que o seu cliente mais busca ao se hospedar na região? O que eles mais têm dificuldade de localizar? O que pode ser interessante que eles saibam?

Produza conteúdos, forneça links e informações variadas. Além disso, busque utilizar linguagem acessível e que combine com seu público.

4. Ofereça pacotes e descontos

Ofereça descontos ou pacotes estrategicamente. Em épocas de baixa temporada é uma ótima opção oferecer preços mais acessíveis.

Além disso, você pode oferecer descontos para grupos específicos de pessoas, como estudantes, casais, idosos e crianças. Pense o que pode ser um diferencial do seu hotel e divulgue em seus canais.

5. Treine toda equipe

Sempre que possível converse com sua equipe, entenda suas maiores dificuldades e elogie seus acertos. Treine-os, com frequência, para que ofereçam o melhor atendimento possível ao cliente e que o atendimento seja padronizado.

Assim seu estabelecimento terá como marca um atendimento de destaque.

6. Avalie a satisfação de seus clientes

Para saber como o hóspede foi atendido, qual a impressão dele sobre o hotel e se ele não gostou de alguma coisa, nada melhor que pedir a ele que dê um feedback, não é mesmo?

Você pode enviar um e-mail com algumas perguntas abertas, ou pedir para que ele avalie alguns pontos selecionados por você em uma escala de satisfação, por exemplo.

Fique atento aos pontos positivos e use-os como diferencial para atrair novos clientes. Além disso, tente avaliar o que é possível mudar nos pontos selecionados como negativos.

7. Estabeleça metas

A partir dessas dicas acima você já pode estabelecer metas para seu negócio. Compare-o com outros estabelecimentos, avalie seu atendimento e seus preços.

Pense o que você pode mudar. É necessário melhorar algum ambiente ou melhorar sua equipe? Ao comparar com estabelecimentos concorrentes você pode investir no seu diferencial e ainda aumentar seu preço, por exemplo!

Você gostou do texto? Acha que as dicas acima podem impulsionar seu negócio a conseguir vantagem competitiva em relação aos outros? Compartilhe sua opinião: faça um comentário neste post!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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