Tecnologia: Conheça os benefícios da mobilidade para a gestão do seu hotel

Tempo de leitura: 4 minutos

O uso da tecnologia revolucionou o modo como vivemos atualmente e, também, modificou os modos de trabalho. Uma das áreas mais beneficiadas por essas mudanças é o setor hoteleiro, que conta com inúmeras facilidades para otimizar tarefas e o tempo gasto com elas.

Os sistemas on-line permitem uma melhor gestão de pessoas e processos, e ainda garantem o gerenciamento de onde estiver. Isso ocorre devido à tecnologia mobile (do inglês, móvel), que possibilita o simples acesso por um smartphone ou um tablet, com o potencial de otimizar os processos de trabalho dentro de um hotel, diminuindo gastos com funções operacionais.

Essa mobilidade incentiva o autoatendimento, tendência que se concretizou nos últimos anos. Ela reduz o tempo de espera dos clientes em filas, facilita o seu contato com o hotel e com os serviços que usufrui em sua estadia. Todos os pedidos, pagamentos e supervisão são realizados remotamente, em uma relação mútua de benefícios, tanto para o cliente como para o hotel.

 

Qual é a importância da tecnologia nos hotéis?

O mercado hoteleiro sofreu grandes influências com o surgimento de novas tecnologias, mas quando empregadas, só são efetivas quando há a integração em todos os setores do hotel. Elas oferecem agilidade, acessibilidade e reduzem o tempo gasto em processos, ou seja, são um investimento com inúmeros retornos positivos, inclusive financeiros.

A automação dos processos é uma exigência básica do mercado atualmente, e deve ser uma facilitadora para as atividades dentro do hotel. Um sistema de gestão hoteleira irá auxiliar em todas as questões necessárias, desde a reserva até o check-out, automatizando os processos e gerando um diferencial para o seu negócio.

 

Quais as funcionalidades para a gestão hoteleira?

Investir em mobilidade, se resume a usar a tecnologia a distância para o gerenciamento de todas as atividades hoteleiras, desde a manutenção até a governança.

Os sistemas mobile contam com diversas funcionalidades, geralmente com a integração de aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis, o que irá permitir o acesso por meio de smartphone ou tablet pelo profissional encarregado em qualquer lugar com acesso à internet.

  • Camareira Eletrônica: É uma ferramenta completa, integrada à Governança, que permite visualizar a situação dos apartamentos em tempo real, verificando se a acomodação já foi limpa, se está interditada ou necessita de reparos, além do lançamento e consulta do consumo feito.
  • Comanda Mobile: Um atendimento ágil aos pedidos dos clientes pode ser possível por meio da comanda eletrônica. Ela permite o lançamento e a consulta do consumo diante do cliente, excluindo a necessidade de papéis e computadores. Diminui significativamente os erros na anotação dos pedidos e ainda apresenta a possibilidade de personalização.
  • Manutenção Mobile: Permite o registro e acompanhamento de todas as ocorrências de manutenção, sejam elas corretivas e/ou preventivas, comunicando imediatamente os responsáveis onde estiverem através de smartphones. Também possibilita verificar o histórico da manutenção, quais são as ações recorrentes e os apartamentos interditados. Possui o sistema integrado com a Recepção e as Camareiras.

Além dos aplicativos específicos, a utilização do software de gestão permite todo o gerenciamento financeiro do hotel, incluindo o controle fiscal e de compras realizadas pelo estabelecimento.

Como a minha equipe pode utilizar?

A tecnologia também é responsável pela integração da equipe, onde todos têm acesso às informações necessárias para realizar as suas tarefas diariamente, assim como permite aos gestores verificar o seu trabalho, a fim de monitorar todas as áreas e a situação de cada atividade.

Uma das principais funcionalidades é justamente a da Governança, que possibilita o gerenciamento da equipe e a conferência de atividades realizadas, pedidos do quarto, registros de faxinas, achados e perdidos, apartamentos interditados, assim como relatórios gerais e de planejamento e hospedagens.

 

Como meus clientes se beneficiam?

Os hóspedes também podem usufruir da tecnologia para se relacionar com o hotel e realizar diversas atividades remotamente. Estão inclusos serviços como pagamentos, pedidos da cozinha e o contato com a recepção, para avisar imprevistos ou realizar a avaliação do local.

A adoção desses processos irá interferir definitivamente na satisfação dos clientes, pois diminui o tempo de espera e o contato é mais ágil e preciso. Tudo o que o consumidor deseja é rapidez e eficiência.

Da mesma forma, todos esses dados têm fundamental importância para alimentar o CRM (Customer Relationship Management) do hotel, que possibilita realizar, por meio do sistema, pesquisas de satisfação, identificar o perfil do cliente e seus hábitos de consumo, permitindo análises mais aprofundadas sobre estatísticas, origem dos clientes, frequência e permanência no hotel, entre outros dados relevantes para o seu negócio.

Só assim você irá conhecer a fundo cada cliente seu, entender as suas necessidades e buscar melhorias para o que foi apontado nas pesquisas.

 

Conheça o software de gestão hoteleira da HMAX. Entre em contato com a nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas para gerenciar o seu hotel com a ajuda da tecnologia.

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *