Tecnologia para hotéis: Veja as Tendências.

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Organização, limpeza, funcionários prestativos e educados, preços atraentes e até boa localização já não são os únicos fatores que influenciam o hóspede a escolher um local para se acomodar. Afinal, conforto não abrange apenas a qualidade das acomodações, mas também o uso da tecnologia para hotéis.

Ter uma conexão Wi-Fi veloz também é um fator que cativa o cliente. Mas ainda é necessário contar com outros recursos tecnológicos que tornem a estada um momento inesquecível, fazendo o hóspede avaliar positivamente o estabelecimento e indicá-lo para amigos e parentes.

Então, para mostrar como o avanço tecnológico tem impactado o setor hoteleiro, neste post vamos explicar como é possível melhorar o atendimento e os resultados financeiros por meio de recursos inovadores. Continue lendo e confira!

Acabe com as filas

Não há nada que incomode mais um hóspede do que chegar a um hotel e enfrentar uma enorme fila para fazer o check-in na recepção. Até porque, normalmente, o cliente está cansado e com muita vontade de repousar, mesmo que seja por pouco tempo.

Por isso, para proporcionar mais comodidade, empresários do ramo hoteleiro estão apostando em aplicativos que permitem fazer o auto check-in e check-out em poucos cliques, por exemplo.

Ou seja, entrar e sair do estabelecimento passou a ser uma tarefa bem mais simples! Assim, reduzindo a burocracia e a necessidade de preencher vários formulários à mão, tenha certeza de que o atendimento terá mais chances de ser bem avaliado.

Ofereça facilidades para fazer reservas

Outra tendência que vem se consolidando é o uso de aplicativos para hotéis para agendar o período de permanência. E ainda é possível escolher o quarto onde pretende ficar e pagar pelos serviços oferecidos.

Sem dúvida, uma comodidade que ajuda a cativar até os hóspedes mais exigentes! Afinal, atualmente, sabemos que ter que ligar para a recepção para fazer uma reserva é perda de tempo e dinheiro para os clientes — principalmente os de maior poder aquisitivo.

Prova disso é, justamente, que os clientes aderem cada vez mais ao emprego de apps para fazer a reserva online. E, nesse sentido, ignorar a praticidade da internet é um erro grave.

Pense no conforto do hóspede

Utilizar a tecnologia para hotéis também é sinônimo de conforto para os clientes. Em Londres, por exemplo, muitos estabelecimento possuem tablets nos quartos.

Assim, por meio um software, o equipamento possibilita ligar e desligar a televisão, ou controlar o ar-condicionado e a iluminação. E não tenha dúvida de que o cliente ficará muito satisfeito se puder fazer tudo isso sem ter que sair da cama.

Também é fundamental, para garantir o conforto dos hóspedes, ter uma conexão Wi-Fi de alta velocidade. Afinal, a internet está cada vez mais presente no nosso cotidiano, principalmente no mundo corporativo, em que a comunicação é decisiva para o sucesso de uma organização.

Mais uma inovação interessante é a possibilidade de o cliente fazer o check-in sentado de frente para um dispositivo eletrônico, onde é feito todo o processo com tranquilidade e sem perda de tempo.

Enfim, todos esses exemplos mostram que a tecnologia é um diferencial que está provocando uma revolução no setor hoteleiro!

Proporcione um atendimento diferenciado

Ninguém duvida de que o hóspede adora ser tratado de maneira especial. Pensando nisso, alguns estabelecimentos no exterior já começaram a utilizar mensageiros-robôs, incumbidos de entregar refeições ou até produtos de higiene pessoal (pasta de dente, shampoo, por exemplo).

A novidade tem como meta proporcionar um atendimento mais ágil e eficiente. Com um metro de altura, esses robôs foram criados para se locomover na mesma velocidade de uma pessoa, e têm autonomia para estar em todas as áreas do hotel.

E, graças a uma conexão Wi-Fi, destinada especificamente para isso, ainda são capazes de chamar o elevador! Assim, após fazer uma entrega, o robô volta para a recepção, onde fica numa estação de carregamento esperando os próximos chamados.

Surpreenda com recursos tecnológicos eficientes

Uma rede hoteleira internacional optou por investir num aplicativo disponível no Apple Watch. O recurso traduz, do inglês para 13 outros idiomas, dados relativos à hospedagem. A intenção é ter uma comunicação mais eficiente e ter um atendimento mais qualificado e ágil.

Além disso, alguns hotéis estão apostando ainda em sistemas para monitorar os serviços entregues. E esse acompanhamento é primordial para minimizar os erros e evitar que o cliente espere muito tempo em receber o lanche no quarto, por exemplo.

Procure ter um atendimento mais dinâmico

O hóspede não gosta de esperar para ser atendido. Pensando nisso, foi desenvolvido um sistema que presta informações em vários idiomas por telefone, garantindo que a comunicação entre o hotel e o cliente seja mais personalizada.

A ferramenta tem um mecanismo que viabiliza a escolha do idioma, quando uma informação é solicitada. E ainda possibilita atender duas chamadas de maneira simultânea na língua do hóspede, o que reduz a necessidade de contratar novos empregados e libera os funcionários para outras tarefas.

O sistema também se destaca pelas seguintes ações:

  • auxiliar o cliente com informações relativas ao horário de funcionamento do restaurante;

  • informar sobre taxas de câmbio;

  • fornecer dados sobre o turismo local;

  • e disponibilizar informações sobre hospitais, farmácias, táxi e polícia.

Outra inovação que está fazendo sucesso em restaurantes de hotéis é a comanda eletrônica. Ela permite que o pedido seja enviado diretamente para cozinha, evitando problemas com erros e melhorando a qualidade do atendimento. Esta comanda eletrônica pode ser utilizada com vários dispositivos de identificação, como cartões magnéticos e RFID, pulseiras eletrônicas, códigos de barra entre outros.

É recomendado adotar o cardápio online para o cliente agilizar a escolha de um prato. No recurso, devem estar o nome, imagens e as especificações das refeições (componentes e preço, por exemplo), além do horário de funcionamento do restaurante.

Serviços de governança , solicitação de manutenções corretivas ou preventivas também podem ser acionados por aplicativos mobile de forma integrada ao  software de gestão hoteleira.

Saiba reduzir custos sem comprometer a qualidade dos serviços

O setor hoteleiro está sempre procurando dar mais segurança e tranquilidade aos hóspedes. Por isso, está adotando recursos como a fechadura eletrônica, os economizadores de luz elétrica, cofres eletrônicos e tecnologias para aproveitar a energia solar e a eólica.

Com a meta de reduzir custos, estão ganhando destaque o uso de lâmpadas LED e a automação da lavanderia. Neste caso, o ideal é comprar máquinas que sejam fabricadas especificamente para atender hotéis.

Segundo especialistas, uma lavanderia de hotel deve lavar cerca de 300 kg de roupa por hora para compensar o investimento. Caso isso não seja possível, a melhor alternativa é terceirizar. Há estabelecimentos que fazem a captação da água da chuva para a limpeza do ambiente e regar plantas. Sem dúvida, a sustentabilidade é um fator decisivo para o sucesso de um negócio.

Valorize a hospitalidade com a tecnologia para hotéis

O uso de aplicativos para hotel, de forma geral, prioriza e melhora a relação entre o cliente e o estabelecimento. E unir as facilidades tecnológicas com uma equipe de funcionários atenta e simpática é fundamental para consolidar um excelente padrão de atendimento.

Enfim, os softwares para hotéis são mesmo uma tendência que veio para ficar. Com eles, os hóspedes podem até administrar seu período de permanência, viabilizando o envio de dados sobre a confirmação do horário do vôo e o recebimento de SMS quando o quarto está pronto para a estada.

De toda forma, ao ter esses dados sobre o atendimento o hotel poderá analisar de maneira exata o que precisa ser aperfeiçoado e trabalhar para oferecer serviços mais qualificados e reduzir custos.

E, numa sociedade cada vez mais digital, a tecnologia para hotéis é um diferencial muito importante para o estabelecimento ser bem avaliado pelos hóspedes. Com certeza, como vimos, os recursos tecnológicos têm um grande impacto no setor hoteleiro!

Então, gostou do post? Agora, se você quer se manter conectado com as novidades do mercado para o setor hoteleiro, aproveite para ler um pouco mais sobre tecnologia para negócios nesse material completo.

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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