Transformação digital: como ela afeta o setor hoteleiro?

Tempo de leitura: 6 minutos

A transformação digital incorrida devido à evolução tecnológica tem alterado a maneira como se faz negócios em diversos nichos de mercado — e, agora, chegou a vez do setor hoteleiro.

O impacto das novas tecnologias aumentou significativamente a performance e o alcance das empresas por meio de uma nova visão e maneira de conduzir a gestão. Pensando nisso, o post de hoje mostra o papel da transformação digital na implementação e desenvolvimento dos negócios do setor hoteleiro. Continue a leitura!

A transformação digital

A tecnologia é responsável por fornecer voz e poder aos consumidores, que não mais são encarados como elementos passivos de uma transação, mas como pessoas que acessam as opções que lhes são apresentadas e têm a capacidade de escolher a melhor alternativa para si.

Esse conceito, tão presente hoje em nossas vidas, trata da transformação advinda do uso das tecnologias para melhoramento de processos nos quais elas não mais possuem apenas um papel superficial de apoio, sendo efetivamente um ponto estratégico no desenvolvimento e crescimento de uma empresa.

Isso pode ser encarado como uma mudança estrutural nas companhias e, mesmo com a necessidade de investir tempo e recursos para ser implementada, a tecnologia é responsável por diversas vantagens. Assim, a transformação digital pode ser encarada muito mais como um desafio de gestão do que propriamente de tecnologia.

A Computerworld realizou a pesquisa Tech Forecast com gerentes de TI de grandes empresas do mundo todo. Dentre elas, apenas 11% já podem se considerar totalmente digitais, 40% se encontram no caminho para essa realidade e cerca de 49% está apenas começando a sua jornada. Esses dados mostram que ainda há tempo de fazer parte da Era Digital sem maiores prejuízos ou receios de ficar por último.

A transformação digital no setor hoteleiro

Hoje, mais do que nunca, hóspedes utilizam a rede para entrar em contato com hotéis pelo mundo, realizar reservas, tirar dúvidas ou pedir informações. O smartphone é algo comum na mão dos consumidores dos serviços hoteleiros.

Assim como em outras áreas do mercado, o setor hoteleiro tem muito a ganhar com a transformação digital. A tecnologia oferece uma série de novas maneiras de interagir com os hóspedes, melhorar o relacionamento com eles e otimizar processos, dentre outras oportunidades.

Em um mundo onde as viagens espaciais podem se tornar realidade em alguns anos, os hotéis têm de buscar alternativas para acompanhar o ritmo acelerado das inovações. Contar com uma estratégia digital concreta pode ser um diferencial para se manter no mercado diante de tantas mudanças.

A entrada da empresa na Era Digital

Como dito, a transformação digital trouxe inúmeras vantagens das quais as empresas podem se beneficiar. O setor hoteleiro também tem condições de utilizar-se dessas vantagens para melhorar seus serviços, reduzir custos e aumentar seus lucros.

Então, confira agora 4 dos principais itens que auxiliam o hotel na busca pela entrada na Era Digital. Vamos lá?

1. Comunicação

A comunicação de um hotel com seus clientes deve ser totalmente revista, dando ênfase às novas tecnologias. Não se deve permitir que o cliente tenha acesso ao hotel apenas por uma central de atendimento.

É importante implementar novos canais de comunicação, facilitando o acesso do hóspede à organização e buscando sempre atender às suas expectativas da melhor maneira possível. Co isso, você consegue desfazer as barreiras que podem existir para dificultar a resolução de problemas do seu público.

2. Redes sociais

A experiência do usuário e seu relacionamento com a organização devem ser priorizados. Afinal, isso determinará o comportamento do hóspede quanto a sua marca nas redes sociais.

Nos últimos anos, o marketing nas mídias sociais tornou-se uma ferramenta de conversão poderosa, em que potenciais consumidores buscam informações e experiências vividas por outras pessoas para orientá-las em suas futuras decisões. Encorajar o engajamento nas redes é uma solução para o aumento de seus números.

3. Sistemas multiplataformas

É necessário investir em sistemas multiplataformas e compatíveis com os softwares operacionais em uso hoje. Dessa maneira, você garante o acesso a todos os clientes e oferece a eles a melhor experiência possível.

Um hóspede que tenta reservar um quarto por meio de seu smartphone e lida com um site que não é responsivo tende a ter uma experiência negativa, o que vai se replicar na rede e, consequentemente, comprometer novos negócios.

4. Tratamento de dados

A interação entre hóspede e hotel gera muitos dados, a depender da rotatividade do empreendimento. Nesse contexto, os dados a serem armazenados e processados podem ser excessivos para uma pequena infraestrutura de TI.

O investimento em soluções de computação em nuvem pode ser uma saída para o armazenamento e processamento de dados. O tratamento dessas informações é importante para buscar a melhor experiência para os hóspedes e ofertar subsídio para as tomadas de decisão por parte dos gestores.

As melhores soluções para o setor hoteleiro

O uso da tecnologia em um hotel permite uma série de novas soluções para otimizar o trabalho e aumentar a produtividade.

Dentro da transformação digital, há uma série de ferramentas que podem ser desenvolvidas para melhorar a experiência do hóspede. Então, confira a seguir 4 exemplos práticos:

1. Check-in e check-out

Se o hóspede muitas vezes chega cansado, contando os segundos para entrar em seu quarto, ou tem de sair rapidamente para um compromisso e aguardar durante vários minutos para realizar um check-in ou check-out, isso pode trazer uma má impressão permanente.

Nesse sentido, uma ferramenta (ex.: Web Check-in) que auxilie seu hóspede a realizar esses procedimentos rotineiros em pouco tempo gera uma interação positiva.

2. Comanda eletrônica

Usar dispositivos móveis para que o garçom tire pedidos junto aos clientes agiliza o processo e impede a ocorrência de erros, como entregar um pedido em uma mesa errada ou não registrar algum dos itens consumidos.

3. Controle de estoque

Uma das áreas responsáveis pelo maior número de perdas devido à má gestão é o estoque. Uma solução de controle de estoque pode permitir que haja um gerenciamento mais eficiente, diminuindo consideravelmente as falhas e perdas.

4. Reservas online

Hoje, uma das maiores vantagens para o setor hoteleiro é sem dúvida a possibilidade de realizar reservas online. Esse pode ser considerado o primeiro contato que o hóspede terá com o hotel e, por isso, é necessária uma atenção especial ao desenvolver essa funcionalidade.

Como você pode ver neste post, a transformação digital tem muito a agregar no presente e futuro do setor hoteleiro. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Google+ para ficar por dentro de outros assuntos interessantes para a sua empresa!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *