Treinamento de equipe: por que ainda precisamos falar disso?

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Faz parte da rotina de todo gestor esperar de seus colaboradores empenho, dedicação e eficiência na execução das tarefas, bem como o cumprimento de metas. O fato, porém, é que, em muitos casos, essa expectativa não é acompanhada pelo fornecimento de meios para que a equipe consiga converter suas ações nesses resultados concretos. Os colaboradores que não recebem o treinamento adequado acabam não rendendo o máximo que podem.

Em um hotel, por exemplo, isso impacta negativamente em aspectos como a qualidade do atendimento, agilidade nas tomadas de decisão e a sinergia entre os membros da equipe — cada um possui um discurso diferente do outro. Em virtude disso, o treinamento de equipe se torna fundamental para que os objetivos da organização sejam alcançados. Todos passam a ter ações direcionadas para os resultados da empresa, sempre com foco em qualidade.

No post de hoje vamos entender porque ainda precisamos falar sobre o treinamento de equipe.

Adesão à cultura e missão da organização

Toda organização possui sua própria cultura, assim como uma ou mais missões. Podemos enxergá-la como a nossa casa, onde temos hábitos e regras que precisam ser obedecidos para que haja uma harmonia entre todas pessoas que convivem dentro dela. Quando um profissional entra para o quadro de colaboradores dessa empresa, ele precisa passar por um treinamento sob os princípios que sua “nova casa” tem e que ele representará.

Quando vem de outra companhia, o profissional pode carregar consigo hábitos e modos de trabalhar que divergem dos presentes na atual empresa. Já que as atitudes dele são diferentes das praticadas em sua empresa, faz-se necessário dedicar um tempo exclusivo para o treinamento e a capacitação dele, seguindo as diretrizes do ambiente onde se encontra. Alguém precisa ensinar como as “coisas” funcionam.

Nesse aspecto, é interessante que um funcionário mais experiente e bem avaliado por você seja o responsável por uma parte desse treinamento. Quem cuida da área de Recursos Humanos também deve assumir essa responsabilidade. Para que haja uma total integração do colaborador com a empresa, o ideal é que ele dedique os seus primeiros dias de trabalho para fazer um 360 na companhia, conhecendo a todos os demais membros da equipe e suas respectivas funções.

Aumento da produtividade da equipe

Quando há uma adesão à cultura e missão da empresa, a equipe de trabalho passa a ter como ganho o aumento na produtividade. Isso ocorre porque as ações passam a ser coordenadas e direcionadas com foco nos resultados esperados pela gestão. O treinamento proporciona as condições necessárias para que todos produzam mais e melhor, com chances reduzidas de errar e gerar retrabalho.

No dia a dia de um hotel, em que a rotina é muitas vezes alucinante e cheia de imprevistos, os benefícios do treinamento de equipe surgem por meio da rápida resolução de problemas e pelo atendimento de excelência. Juntos, processos bem definidos e profissionais instruídos são capazes de agir com rapidez, eficiência e assertividade. Os ganhos em produtividade são imensos e impactam positivamente na imagem do negócio.

Redução de custos com material e pessoas

Se os funcionários estão mais produtivos e trabalhando com processos claros e bem definidos, podemos visualizar com clareza como o treinamento de equipe provoca uma redução de custos: há menos erros, menos retrabalho e máxima dedicação aos objetivos da companhia. Utilizando melhor os recursos, os colaboradores do hotel conseguem otimizar a verba disponível e evitar gastos desnecessários — principalmente no que diz respeito à correção de falhas.

Diminuição da rotatividade de funcionários

O treinamento de equipe também impacta na diminuição da rotatividade dos funcionários. Em muitas organizações, um colaborador se vê desmotivado diante da falta de recursos para que ele execute bem o trabalho que lhe foi proposto. Quando ele é bem treinado, consegue ter uma visão mais ampla em relação ao negócio e ao seu funcionamento, entendendo como tudo ocorre e visualizando em que pontos ele pode atuar diretamente ou indiretamente.

Quando a equipe de trabalho é capacitada, todos os colaboradores têm uma facilidade maior em relação à adesão dos processos da empresa, conseguindo obter melhores resultados. Se eles conseguem obter bons retornos com o trabalho que é desenvolvido, dificilmente serão desmotivados ou se sentirão atraídos por novas oportunidades de trabalho equivalentes às que eles desempenham atualmente.

Sucesso da rede hoteleira

Treinar seus funcionários não é um luxo e sim uma necessidade. Não adianta gastar uma quantia imensa apenas em estrutura para impressionar o olhar dos hóspedes, pois além disso eles desejam ser bem atendidos. O atendimento de qualidade é um item que conta muito para o sucesso de um empreendimento hoteleiro, que depende basicamente do nível de satisfação dos clientes que ali se hospedam.

O treinamento de equipe permite ainda que determinadas ações dentro da empresa sejam colocadas em prática com sucesso. Um exemplo disto é em relação aos programas de sustentabilidade, ao extremamente importante para a sociedade: separar o tipo de lixo, usar melhor os recursos hídricos, não desperdiçar alimentos, entre outras. Para fazer com que todos os colaboradores adotem uma postura ativa diante dessas ações, é preciso treiná-los.

Como hóspede, em alguma de suas viagens, você já reparou em certas situações? Na maioria dos hotéis, quando o cliente deseja que a toalha suja seja substituída por outra limpa, basta deixá-la em um local específico do quarto para que, durante a arrumação, isso possa ocorrer. O fato é que isso nem sempre acontece. Quantas vezes você deixou a toalha em outro local e ela foi substituída do mesmo jeito? Você colaborou. E a equipe?

Os programas de treinamento de equipe servem para tornar o dia a dia de seu hotel verdadeiramente eficiente. Na recepção, local onde o cliente tem o primeiro contato com o seu negócio, a equipe de funcionários deve ser ágil, eficiente e cortês. O check-in deve ser feito de maneira rápida e, na sequência, o funcionário deve se disponibilizar para esclarecer quaisquer dúvidas que o hóspede tenha.

Outros aspectos precisam de atenção para que tudo funcione bem, reforçando a imagem positiva do hotel. São eles: gerenciar os quartos disponíveis, atender as pessoas interessadas em se hospedar lá, tratar e direcionar as reclamações que possam ocorrer e fazer o check-out. Com o treinamento necessário, nada sairá do controle por falta de conhecimento ou de motivação da equipe de trabalho,

Viu como é importante implementar programas de treinamento de equipe em sua rede hoteleira? Eles são os responsáveis pelo sucesso do seu negócio, em todos os aspectos — da satisfação de seus hóspedes à redução de custos com material e contratação de novos colaboradores.

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Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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