Treinamento de equipe: Precisamos falar disso?

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Faz parte da rotina de toda equipe esperar de seus colegas empenho, dedicação e eficiência na execução das tarefas, bem como o cumprimento de metas. O fato é que, em muitos casos, essa expectativa não é acompanhada de meios para que o grupo consiga converter suas ações nesses resultados esperados.

Os colaboradores que recebem o treinamento adequado acabam rendendo muito mais em comparação com aqueles que não passaram pelas mesmas capacitações.

Em um hotel, por exemplo, isso impacta negativamente em aspectos como a qualidade do atendimento, agilidade nas tomadas de decisões e a sinergia entre os membros da equipe — cada um possui um discurso diferente do outro. Por conta disso, o treinamento de equipe se torna muito importante para que os objetivos sejam alcançados. Todos passam a ter ações direcionadas para os resultados da empresa, sempre com foco em qualidade.

No artigo de hoje vamos mostrar porque ainda precisamos dar atenção ao treinamento de equipe.

Inclusão da cultura e missão

Todo hotel possui sua própria cultura, assim como uma ou mais missões. Podemos enxergá-la como a nossa casa, onde temos hábitos e regras que precisam ser obedecidos para que haja uma harmonia entre todas as pessoas que vivem dentro dela. Quando um profissional entra para o quadro de colaboradores dessa empresa, ele precisa passar por um treinamento para se familiarizar com os princípios que sua “nova casa” tem e que ele representará.

Quando vem de outra companhia, o profissional pode carregar consigo hábitos e modos de trabalhar que divergem dos presentes na atual empresa. Já que as atitudes dele são diferentes das praticadas em sua empresa, faz-se necessário dedicar um tempo exclusivo para o treinamento e a capacitação dele, seguindo as diretrizes do ambiente onde se encontra.

Nesse sentido, é interessante que um funcionário mais experiente e bem avaliado seja o responsável por uma parte desse treinamento. Quem cuida da área de Recursos Humanos também deve assumir essa responsabilidade. Para que haja uma total integração do colaborador com a empresa, o ideal é que ele dedique os seus primeiros dias de trabalho para fazer um intensivo, conhecendo todos os membros da equipe e suas respectivas funções.

Aumento da produtividade da equipe

Quando há uma adesão à cultura e missão da empresa, a equipe de trabalho passa a ter como ganho o aumento na produtividade. Isso ocorre porque as ações passam a ser coordenadas e direcionadas com foco nos resultados esperados pela gestão, que aliado aos treinamentos proporcionam as condições necessárias para que todos produzam mais e melhor, criando um ambiente de trabalho mais harmônico e alegre, mesmo em meio aos problemas.

No dia a dia de um hotel, em que a rotina é na maioria das vezes muito corrida e cheia de imprevistos, os benefícios do treinamento de equipe surgem por meio da rápida resolução de problemas e pelo atendimento de excelência. Juntos, processos bem definidos e profissionais instruídos são capazes de agir com rapidez, facilidade e precisão. Além dos ganhos em produtividade, a capacitação impacta positivamente na imagem do negócio.

Redução de custos com materiais e pessoas

Se o time está mais produtivos e trabalhando com processos bem definidos, pode-se visualizar com clareza como o treinamento de equipe resulta em uma redução de custos de pessoas e recursos: há menos erros e menos retrabalho o que concede uma melhor utilização de tempo e verba, assim os colaboradores do hotel conseguem assumir mais responsabilidades e cumprir todas as tarefas com menos esforço, reduzindo a quantidade de funcionários para executar as atividades previstas.

Diminuição da rotatividade de funcionários

O treinamento de equipe também impacta na diminuição da rotatividade dos funcionários. Em muitas organizações, um colaborador se vê desmotivado diante da falta de recursos para que ele execute bem o trabalho que lhe foi proposto. Quando ele é bem treinado, consegue ter uma visão mais ampla em relação ao negócio e ao seu funcionamento, entendendo como tudo ocorre e em que pontos ele pode atuar direta ou indiretamente.

Quando a equipe é capacitada, todos os colaboradores têm mais vontade de ‘vestir a camisa’ do trabalho, conseguindo obter melhores resultados. Se eles conseguem obter bons retornos com o trabalho que é desenvolvido, dificilmente serão desmotivados ou se sentirão atraídos por novas oportunidades de trabalho equivalentes às que eles desempenham atualmente.

Sucesso da rede hoteleira

Treinar seus funcionários não é um luxo e sim uma necessidade. Não adianta gastar uma quantia imensa apenas em estrutura para impressionar o olhar dos hóspedes, pois além disso eles desejam ser bem atendidos. O atendimento de qualidade é um item que conta muito para o sucesso de um empreendimento hoteleiro, que depende basicamente do nível de satisfação dos clientes que ali se hospedam.

O treinamento de equipe permite ainda que novas ações sejam colocadas em prática com mais facilidade e maior chance de sucesso. Um exemplo disto é em relação aos programas festivos da região, extremamente importantes para a hotelaria. Fazer com que todos os colaboradores adotem uma postura ativa diante dessas ações, resulta em satisfação do hóspede e maior qualidade no ambiente de trabalho.

Como hóspede, em alguma de suas viagens, você já reparou em certas situações? Na maioria dos hotéis, quando o cliente deseja que a toalha suja seja substituída por outra limpa, basta deixá-la em um local específico do quarto para que, durante a arrumação, isso possa ocorrer. O fato é que isso nem sempre acontece. Quantas vezes você deixou a toalha em outro local e ela foi substituída do mesmo jeito? Você colaborou. E a equipe?

Os programas de treinamento de equipe servem para tornar o dia a dia de seu hotel verdadeiramente eficiente. Na recepção, local onde o cliente tem o primeiro contato com o seu negócio, a equipe de funcionários deve ser ágil, rápida e precisa. O check-in deve ser feito de forma tranquila e, na sequência, o funcionário deve se disponibilizar para esclarecer quaisquer dúvidas que o hóspede tenha.

Outros aspectos precisam de atenção para que tudo funcione bem, reforçando a imagem positiva do hotel. São eles: gerenciar os quartos disponíveis, atender as pessoas interessadas em se hospedar lá, tratar e direcionar as reclamações que possam ocorrer e fazer o check-out. Com o treinamento necessário, nada sairá do controle por falta de conhecimento ou de motivação da equipe de trabalho,

Viu como é importante implementar programas de treinamento de equipe em sua rede hoteleira? Eles são os responsáveis pelo sucesso do seu negócio, em todos os aspectos — da satisfação de seus hóspedes à redução de custos com material e contratação de novos colaboradores.

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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