Você sabe qual é a importância da segurança digital para seu hotel?

Tempo de leitura: 6 minutos

Nos dias atuais, a segurança digital é um tema recorrente entre os empreendedores. Para o ramo hoteleiro isso não é diferente. Nesse setor, a proteção de dados gera impactantes benefícios para o sucesso de um negócio, além de evitar problemas judiciais, má reputação e falhas de sistemas.

Nessa perspectiva, abordaremos as vantagens desses cuidados, tais como proteção de informações, controle de acesso e histórico de mudanças. Além do mais, explicaremos algumas das principais soluções adotadas pela área, como utilização de computação na nuvem, realização de backups e treinamentos de segurança.

Vale ressaltar que nem sempre um hotel tem disponibilidade de recursos para manter uma equipe de TI capacitada, que combata as frequentes ameaças cibernéticas dos criminosos virtuais.

Se você precisa entender mais sobre os benefícios da segurança digital em um negócio do ramo hoteleiro, continue lendo nosso artigo para conhecer as principais dicas!

Vantagens da segurança digital em hotéis

Proteção de dados

Os dados de um hotel são confidenciais e é importante contar com um sistema de segurança digital eficiente, para que não haja vazamento dessas informações.

Nesse sentido, desde os dados cadastrais sobre hóspedes, até os relatórios de desempenho e as estratégias de marketing devem ser resguardados, visando uma boa reputação e a garantia de um negócio diferenciado mediante a concorrência.

Atualmente, os conhecidos hackers dominam as técnicas digitais e alguns deles utilizam disso para obter dados de pessoas ou organizações.

Esse tipo de acontecimento prejudica o desempenho de um empreendimento e gera altos custos de recuperação. Sendo assim, um software para segurança digital se faz útil para evitar problemas como esse.

Controle de acesso

Num empreendimento hoteleiro, é imprescindível que os funcionários só tenham acesso às informações referentes aos seus respectivos setores.

Diante disso, o uso da tecnologia favorece a criação de um controle de acesso, que restringe a leitura e a alteração de dados para apenas alguns usuários, previamente determinados pela gestão.

Em outra perspectiva, esse controle também permite o acesso à informações sobre os clientes. Isso pode ajudar você a identificar maneiras de realizar um atendimento personalizado e baseado nas necessidades e preferências do seu hóspede.

Histórico de modificações

Por meio de um sistema de segurança digital, é possível que a gerência fique por dentro de todas as modificações realizadas nos dados da companhia.

Como exemplo, é possível analisar detalhadamente o usuário responsável por qualquer mudança, além de data e hora da sua realização.

Isso permite ao gestor uma maior assertividade para analisar quais são os setores que utilizam o sistema de dados com maior frequência, além da possibilidade de antecipar necessidades relacionadas aos processos do hotel.

Redução de custos

Ao contrário do que pensam alguns gestores, investir em segurança digital é também uma maneira de economizar. Isso porque a tecnologia demanda menor necessidade de assistências por meio de recursos humanos.

Essa redução de custos colabora para uma melhor saúde financeira do hotel, que utiliza recursos em áreas mais relevantes, tais como as estratégias de marketing ou reformas e melhorias de infraestrutura.

Soluções eficientes de segurança digital

Agora que você já sabe a importância de contar com um sistema de segurança digital, é imprescindível ficar por dentro das principais soluções de mercado dessa área. Confira algumas delas abaixo.

Realização de backups periódicos

Ainda no contexto das falhas de sistema ou invasões de hackers, sabemos da relevância da proteção dos dados de clientes e da própria organização.

Por esse motivo, uma alternativa válida é o investimento na criação de uma base de informações com backups periódicos, com o objetivo de certificar-se de que os dados estão devidamente seguros. Assim sendo, vale contar com a ajuda de um HD externo ou um serviço de nuvem.

É importante ressaltar que o acesso a esses sistemas de backup deve ser conferido a pessoas de confiança ou que tenham altos cargos dentro da sua organização. Dessa forma, você aumentará o nível de proteção dos dados.

Treinamentos de segurança

Adotar uma estratégia de treinamento de equipe com o objetivo de capacitar os seus colaboradores é crucial para o sucesso de um empreendimento. Dessa forma, considere investir em treinamentos sobre segurança para o seu time.

Nesses momentos, é essencial explicar o funcionamento dos sistemas de segurança digital, alertar sobre os possíveis riscos e a necessidade de que a equipe esteja totalmente alinhada e comprometida com essa missão.

Utilização de computação em nuvem

O cloud computing é uma excelente alternativa para a segurança digital. Nos dias atuais, muitos empreendedores escolhem essa solução como um dos pilares para triunfar no mercado.

Essa prática consiste em armazenar informações por meio de softwares hospedados em nuvem, o que garante maior segurança de dados em servidores remotos. Com isso, a responsabilidade por essa proteção fica com os fornecedores dessa solução. Como essas empresas têm muitos clientes, realizam altos investimentos com o intuito de proteger as informações.

Por fim, cabe enfatizar a possibilidade de acessar o sistema em nuvem em qualquer lugar do mundo, o que garante maior mobilidade à gestão. Além disso, economiza-se recursos devido à ausência de tecnologias ociosas ou com sobrecarga.

Outro ponto positivo está no fato de que esses softwares protegem o sistema de ameaças instaladas nas próprias máquinas do hotel, como as que ocorrem na abertura de janelas não seguras para acesso.

Concluindo, percebe-se que, em um mundo com cada vez mais dados na internet, a segurança digital é uma questão de sobrevivência para os negócios do ramo hoteleiro. Então, estar atento às melhores soluções e conhecer as vantagens de cada uma delas posiciona o seu empreendimento a frente da concorrência e aumenta a sua capacidade de gerar negócios.

Além do mais, investindo nessa estratégia você terá a possibilidade de reduzir custos e fazer ajustes na gestão financeira do hotel, com o intuito de aplicar recursos em áreas de grande importância para o sucesso da marca.

Esperamos que esse conteúdo sobre a relevância da segurança digital em hotéis tenha sido relevante para promover transformações positivas no seu negócio. Se você deseja entender ainda mais sobre o assunto, entre agora mesmo em contato com a HMAX e conheça nossos serviços!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *