WhatsApp: 5 dicas de como usar e potencializar as vendas do hotel

Tempo de leitura: 3 minutos

O uso do WhatsApp como ferramenta de vendas já era uma estratégia empregada por muitas empresas. O aplicativo é considerado o mais utilizado no Brasil, de acordo com uma pesquisa feita pela Croma Insights. O estudo também apontou que 60% dos entrevistados utilizam a ferramenta para trabalho. No cenário recente, o isolamento social ocasionado pela pandemia estimulou ainda mais as interações comerciais dentro do aplicativo. Dessa forma, é interessante pensar em utilizar esse meio de comunicação para aumentar as vendas do hotel e manter um ponto de contato mais prático com o cliente. Para ajudar, separamos 5 dicas básicas de como usar o recurso para empresas e potencializar as vendas do seu negócio hoteleiro.

 

1 – Use a versão WhatsApp Business

Para conseguir utilizar os recursos que o aplicativo disponibilizou para empresas é necessário baixar a versão WhatsApp Business. Essa modalidade foi desenvolvida para facilitar a comunicação entre empresas e clientes. Na versão o estabelecimento consegue montar um perfil para identificar a marca e divulgar informações importantes, como endereço, horário, site e afins. Assim como a versão normal, o WhatsApp Business está disponível para Android e IOS.

 

2 – Utilize recursos para agilizar a comunicação

Existem alguns recursos interessantes para descomplicar processos e oferecer um atendimento ágil. Uma forma mais fácil dos clientes iniciarem uma conversa é pelo link do WhatsApp. É um recurso bem simples de criar e facilita o compartilhamento do contato. Além disso, é possível disponibilizar em outros canais de comunicação, como na bio do Instagram. Para gerar um link curto, basta ir em configurações no app > ferramentas da empresa. O aplicativo também fornece um QR Code de acesso. Outro recurso prático, é a lista de transmissão. A partir dela, é possível enviar uma mensagem simultaneamente para vários contatos. Ao contrário dos grupos, o cliente receberá a sua mensagem em uma conversa particular. 

 

3 – Esteja atento ao tempo de resposta

O tempo de resposta é um fator importante que impacta na comunicação e nas vendas. Fique atento as mensagens e busque responder os clientes com agilidade. Para ajudar na tarefa, você pode utilizar o WhatsApp Web, que permite o acesso as conversas pelo computador. Assim fica mais fácil gerenciar as respostas, listas de transmissão e afins. Além disso, o app para negócios também permite utilizar repostas rápidas e mensagens automáticas, que você pode programar para disparar fora do horário comercial e demais possibilidades. 

 

4 – Desenvolva conteúdo e promoções especiais

Personalizar a comunicação para o canal de vendas é uma estratégia básica para potencializar os resultados. Analise as oportunidades e desenvolva um conteúdo exclusivo para a plataforma. Utilize recursos para informar e atrair os clientes, como técnicas de persuasão nos textos e imagens chamativas. Além disso, invista na linguagem do próprio app, como os stickers. Você pode criar figurinhas personalizadas para o hotel e humanizar o atendimento através da ferramenta. Pense também em criar pacotes especiais exclusivos e outros benefícios para manter o relacionamento com o hóspede pelo aplicativo.

 

5 – Receba pagamentos direto pelo aplicativo

Recentemente o WhatsApp disponibilizou um recurso para transferências dentro do app. Com a nova funcionalidade, o cliente pode pagar por produtos ou serviços online, de forma prática com cartão de crédito ou débito. Para configurar o recurso, o estabelecimento precisa ter uma conta Cielo ou criar uma conta no Facebook Pay. É importante ressaltar que existe uma taxa fixa de 3,99% por transação. Portanto, avalie o custo-benefício para o seu negócio hoteleiro e feche reservas direto pelo aplicativo.

 

De modo geral, é importante para o hotel ter um meio de comunicação ágil com o hóspede. Dessa forma, utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas e ponto de contato é uma estratégia assertiva, principalmente no âmbito atual. Avalie, planeje e aplique as ações para potencializar as reservas e retomar as atividades com sucesso.

 

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Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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