Qualificação no setor hoteleiro para gestão e equipe do hotel

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A hotelaria enfrenta constantes mudanças que envolvem o comportamento dos hóspedes, as novas ferramentas tecnológicas e a alta concorrência no ramo. Para lidar com o fluxo progressivo do setor e atender todas as demandas de forma eficiente. É essencial que a equipe do hotel, tanto gestão como operacional, estejam qualificados e alinhados com as exigências da área. Desse modo, separamos alguns tópicos para discutir sobre qualificação profissional na hotelaria, confira abaixo. 

Confira a importância da formação acadêmica no setor hoteleiro

É importante investir em uma formação de acordo com o interesse de atuação para entregar melhores resultados e mais qualidade no serviço oferecido ao hóspede. Hoje são disponibilizados vários cursos de graduação na área, como turismo e hotelaria, curso superior de tecnologia em hotelaria, hotelaria com ênfase em gastronomia e demais opções. Também há especializações, mestrados e doutorados que envolvem o ramo. 

Além de formação acadêmica, existem vários cursos técnicos e treinamentos para melhorar a qualificação. Hoje é possível encontrar opções de curto e médio prazo. Essas alternativas são ótimas para atualizar o profissional, aprimorar as habilidades e estudar com ênfase determinado assunto. Os treinamentos podem ser ofertados pelos próprios empreendimentos hoteleiros para qualificação da equipe. Também podem ser encontrados em instituições públicas e privadas. Workshops e palestras do setor também são excelentes oportunidades para o crescimento profissional.

Tenha uma gestão sólida, qualificada e experiente

A gestão do hotel precisa ser realizada por profissionais experientes que saibam tomar decisões assertivas com base em seus conhecimentos teóricos e práticos. Além disso, é interessante que o hoteleiro apresente uma visão estratégica e empreendedora, pois é na gestão que são analisados os fatores de crescimento e as possibilidades de investimento. Também é importante para o andamento do hotel, uma gestão que saiba ouvir sugestões e feedbacks dos demais colaboradores. 

Saiba avaliar os profissionais para montar uma ótima equipe

Para montar uma equipe eficiente, é indispensável saber selecionar o perfil do colaborador em conformidade com a vaga e a política da empresa. Além de analisar a formação do profissional, também é importante buscar competências comportamentais como proatividade, dinamismo e raciocínio crítico. Para tal tarefa, é fundamental que o contratante tenha experiência e qualificação para avaliar e definir o quadro de funcionários de forma assertiva, pois a harmonia da equipe é um fator essencial para a qualidade do serviço prestado. Nesse sentido, é importante manter também uma integração organizacional entres os setores para o bom funcionamento do hotel.

Implemente treinamentos para os seus colaboradores

O atendimento da equipe influencia diretamente na experiência do hóspede. Para oferecer uma ótima estadia, é fundamental investir em treinamentos. Dessa maneira, é possível melhorar as habilidades dos funcionários e também promover o crescimento profissional dentro do hotel. Para manter os colaboradores atualizados, é possível planejar cursos mensais ou semestrais para os diversos setores do estabelecimento, como recepção e cozinha.  

Como vimos, a qualificação é primordial, principalmente na hotelaria. Por isso, busque implementar no seu hotel uma gestão que priorize a qualidade da mão de obra e invista no crescimento dos colaboradores. Os tópicos citados são pontos básicos e essenciais para oferecer um serviço hoteleiro de qualidade para os hóspedes. 

Para mais dicas e conteúdos sobre o ramo hoteleiro, confira outras matérias no blog.

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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