Entenda o conceito de hotel boutique e quais suas vantagens

Tempo de leitura: 6 minutos

Atendimento exclusivo e personalizado, acomodações que não passam de 200, decoração única, ambiente confortável e sofisticado: essa é a descrição perfeita de um hotel boutique. Criado há mais de 30 anos em Nova Iorque, esse tipo de estabelecimento chegou ao Brasil por volta de 1990 e, desde então, tem ganhado destaque e prestígio entre os hóspedes.

Quem procura por um hotel boutique quer se sentir muito mais acolhido do que em um hotel comum, além de saber que está hospedado em um local onde a sofisticação tem prioridade. Indo além, esse tipo de hospedagem pode guardar situações interessantes e ser visto, inclusive, como galeria de arte, já que muitos, até mesmo, vendem as obras que ali estão expostas.

Mas, existem vantagens em abrir um hotel boutique? Quais são, de fato, as diferenças em relação a um hotel tradicional e já consolidado no mercado? Abaixo, confira essas e outras respostas!

Quais são as principais diferenças entre hotel boutique e hotel comum?

Para começar, imagine a seguinte situação: em um hotel tradicional, há muitos funcionários, muitos quartos e muitos serviços, mas todos eles com foco em atender aos hóspedes de uma forma geral, sem distinção. Pois bem, em um hotel boutique, tudo isso é diminuído, pelo menos, a metade, e o atendimento passa a ser obrigatoriamente personalizado e único.

Além disso, quanto mais confortável, acolhedor e parecido com uma casa grande sofisticada, melhor para o hotel. O perfil do hóspede de um local com esse conceito é de uma pessoa antenada com tecnologia e tendências que quer e prioriza por atendimento exclusivo e que entenda suas necessidades. Ou seja, é alguém disposto a pagar mais pelo serviço!

E boutique, como o próprio nome diz, é um local onde está reunido tudo o que é único, diferenciado e focado em um público exigente. Para se ter noção, os hotéis boutique são conhecidos por serem palcos de quem quer “ver e ser visto”, não podem ser abertos para qualquer tipo de evento e reforçam o conceito da “casa fora de casa”.

Aliás, a questão do evento é realmente algo levado a sério. Afinal, se o hóspede quer ficar em um local extremamente aconchegante, não é possível combinar isso a um congresso, show, reunião ou grandes excursões, não é mesmo?

Como dissemos, quanto menor e mais discreto o hotel boutique for, melhor. Enquanto um hotel tradicional é mais voltado a agradar todos os perfis de cliente, a essência de um hotel boutique é justamente a sua particularidade.

Quais são as vantagens de investir nessa modalidade de hotel?

As vantagens são boas e interessantes. Para quem quer investir em um hotel que atraia um público mais financeiramente rentável e que busque por atendimento exclusivo, essa é a aposta certa. Vale reforçar que o retorno pode ser ótimo desde que sempre haja uma preocupação com marketing, treinamento de equipe e apresentação de novidades.

Dando um passo à frente, um dos grandes benefícios de abrir um hotel boutique é que a administração e a gestão dele serão, digamos, mais tranquilas de controlar. Como o empreendimento é menor, você conseguirá olhar para todas as áreas com o foco mais certeiro possível, dando prioridade por igual a todas as atividades do seu negócio.

E isso terá influência positiva na satisfação do cliente, que poderá ser fidelizado de uma forma segura e com bons comentários a respeito do hotel. Não se esqueça de que pessoas que viajam e se hospedam dessa forma costumam eleger seus lugares preferidos e, sempre que possível, voltam a eles.

Quer mais uma boa vantagem? Você poderá focar em algo secundário mas tão importante quanto o seu hotel e desenvolver essa ideia dentro do empreendimento. Logo no começo deste post, falamos que alguns estabelecimentos desse tipo fazem a venda de obras de artes, certo?

Pois é, isso pode ser uma excelente forma de ter um negócio em paralelo que pode crescer como você nem imagina. Uma galeria de arte exclusiva e com artistas conceituados ou que estão ganhando destaque pode chamar a atenção dos hóspedes de um jeito incrível.

Além do mais, não existe só essa ideia. Um bom restaurante e um SPA, por exemplo, também são alternativas muito interessantes para se ter em um hotel boutique!

Existem outras possibilidades com um hotel boutique?

Sim! Hoje em dia, hotel boutique é sinônimo de uma marca, de um nome e de um determinado status. Se você conseguir elevar seu empreendimento a esse patamar, significa que ganhou a confiança de clientes e do mercado e que realmente se enquadra em um modelo hoteleiro diferenciado e com bons potenciais de retorno.

E quais são as possibilidades além das que já foram ditas? Sem dúvida, uma delas é a oportunidade de expandir os negócios e dar um passo além, abrindo outras unidades do hotel boutique em cidades e estados diferentes. Pense, por exemplo, no cliente que sempre faz viagens para o Nordeste. Então, que tal ter uma hospedagem em mais de uma cidade?

Assim, você conseguirá estar presente na vida do seu cliente por muito mais tempo, com grande influência no que ele pode vivenciar durante os dias de descanso, e criar vínculos importantes — o que é um dos pontos altos da fidelização desse consumidor. Nada mais bacana do que se tornar uma rede sofisticada de hotéis boutique!

Outra vantagem é poder oferecer pacotes para vários lugares, nos quais o cliente pode ter a certeza de ser atendido da mesma forma, com a atenção e a exclusividade que ele tanto preza. E sabe o que pode ajudar nisso? Um bom software de gestão, que armazenará informações importantes do hóspede e ajudará toda sua equipe a manter o padrão, independentemente da cidade ou do estado do estabelecimento.

Com todos esses benefícios e informações interessantes sobre um hotel boutique, ficou mais claro para você por que esse modelo de negócio pode realmente valer a pena? Não se esqueça de que a prioridade número um é entender perfeitamente como funciona, como é possível colocar em prática e quais são os profissionais necessários para ter um atendimento premium e, acima de tudo, desenvolver um hotel que seja, de fato, diferenciado e único!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem o conceito de hotel boutique!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *