Reservas on-line: saiba por que seu hotel precisa disso

Tempo de leitura: 6 minutos

As novas tecnologias têm revolucionado a relação entre as empresas e seus clientes em diversos segmentos. No setor hoteleiro não é diferente: a internet mudou a forma como os consumidores conhecem e escolhem suas hospedagens com base na praticidade de reserva, preços e serviços oferecidos pelo hotel.

Independentemente do porte da empresa ou de sua localização, ter um sistema de reservas on-line é fator de competitividade no mercado atual, além de ser uma ferramenta essencial para empresas que buscam a melhoria de seus processos e o crescimento.

Por isso, é mais que essencial ter um site que ofereça este recurso, Reserva On-line também conhecido como Motor de Reservas, mas que também apresente o hotel ao consumidor de forma atrativa e relevante. As mídias sociais e estratégias de marketing digital não ficam de fora: para alcançar o sucesso é preciso estar antenado às tendências e usar as ferramentas digitais para conquistar e fidelizar os clientes.

Leia nosso artigo e entenda por que seu hotel precisa implantar as reservas on-line já!

Praticidade é fator decisivo

A facilidade e a rapidez proporcionadas pelas buscas on-line são grandes atrativos para os viajantes hoje em dia. Independentemente se o objetivo é lazer ou trabalho, poder conhecer e escolher a hospedagem sem grandes esforços, bastando apenas um computador, celular ou tablet, é um fator decisivo para que o cliente reserve seu quarto.

É por isso que estar inserido nessa realidade é, hoje, também um fator de competitividade no mercado. Tendo em vista que os consumidores estão cada vez mais exigentes com os serviços que contratam, não adotar um sistema on-line de reservas pode significar grandes perdas ou até mesmo o fim do negócio.

Além disso, um sistema assim também permite uma comunicação mais direta e clara com os consumidores, o aumento da visibilidade da empresa no mercado e a redução de custos operacionais e de erros ou falhas nos processos.

Por fim, podemos certamente afirmar que, assim como o aprimoramento da relação com os clientes, um sistema de reservas on-line trará longevidade e crescimento ao negócio.

Feedback e melhoria dos serviços

Não há dúvidas de que a informação é o talvez o bem mais precioso para o sucesso de um negócio. Conhecer o cliente, então, torna-se uma necessidade que as empresas devem suprir.

Isso se torna ainda mais forte entre os hotéis, já que é um serviço que deve conquistar a confiança e oferecer conforto e segurança aos seus hóspedes.

Com um sistema de reservas on-line é possível obter informações mais completas sobre os consumidores, como um histórico de preferências, por exemplo, e receber feedbacks de suas experiências no hotel. Tudo de forma prática e rápida (o que agrada tanto o cliente quanto o empresário).

A partir daí, o gestor pode implantar ações para melhorar os serviços oferecidos e a relação com seus clientes, além de práticas de fidelização.

Estratégias de marketing eficazes

Ter em mãos o cadastro dos clientes de um hotel, com informações de contato como e-mail e redes sociais, é o primeiro passo na hora de elaborar estratégias de marketing voltadas para o mundo virtual.

Esses dados vão orientar desde a linguagem usada para comunicar com cada grupo de clientes até o tipo de oferta e vantagens oferecidas a cada um ao se hospedar.

Ou seja, com as informações mais precisas e disponíveis, será possível pensar em planos voltados para famílias, casais sem filhos, solteiros e empresas, por exemplo. Essas estratégias vão ajudar a conquistar e aumentar a fidelização da carteira de clientes de seu hotel.

Assim como as reservas feitas no ambiente virtual, também devemos destacar a importância da presença do hotel nas redes sociais, que muitas vezes são os locais do primeiro contato entre consumidor e empresa.

Por fim, são as estratégias de marketing digital os principais vetores para o aumento das vendas e a fidelização de clientes.

Reputação é tudo

Outro ponto que vale citar é a importância da reputação de um hotel na internet. Além de buscar pelo serviço que melhor o atenda, o cliente hoje busca saber a opinião de outros consumidores antes de reservar um hotel.

Por isso, além de investir em um sistema, também é importante estar presente em sites que trabalham com a avaliação dos meios de hospedagem.

Mais controle com as reservas on-line

Diversos segmentos do mercado já se beneficiam com os softwares de gestão, que permitem um controle maior das informações e processos internos e externos do empreendimento.

Um sistema de reservas on-line funciona nesse sentido: ao reunir em uma só plataforma os dados de clientes e suas reservas, com atualização constante e organização dos dados, o trabalho de gerenciamento diário fica muito mais simples.

Isso gera economia de tempo, redução de erros e possibilita ao gestor uma visão mais ampla e detalhada do funcionamento da empresa e de sua relação com seus clientes.

Com uma visão analítica e informações em mãos, o empreendedor consegue identificar erros e falhas, assim como aplicar ações imediatas de melhorias.

Redução de custos e Agilidade

A automatização de reservas também leva a uma redução de custos da empresa, já que a demanda por mão de obra para realizar esse serviço será menor. Com isso, o quadro de funcionários pode ser menor ou o tempo dos colaboradores melhor empregado em outras áreas para aprimorar ainda mais os serviços oferecidos pelo hotel.

A agilidade se conquista principalmente através da integração do sistema de reservas on-line com o PMS do hotel (software de gestão hoteleira) , atualizando disponibilidade e tarifário em tempo real, evitando retrabalho e garantindo a segurança.

Ao oferecer a reserva direta, ou seja, sem a intermediação de sites de reservas que cobram comissões pelo serviço, o empreendedor tem os custos com reservas diminuídos, o que pode resultar em um preço final mais atrativo.

Melhores preços, mais clientes

Apesar de já ser uma prática comum, o controle oferecido por uma plataforma virtual permite que um hotel planeje ações de marketing para atrair mais clientes, principalmente durante períodos de baixa ocupação.

A partir do momento em que o hotel conta com informações mais precisas sobre seus clientes, assim como dados de custos e processos internos, é possível pensar em ações diferenciadas dos concorrentes e mais de acordo com o gosto dos consumidores.

Quer entender mais sobre como os softwares de gestão e reservas online vão ajudar no crescimento de seu hotel? Acompanhe os posts do nosso blog!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *