6 estratégias para atrair mais hóspedes com marketing digital

Tempo de leitura: 6 minutos

A alta competitividade do mercado instiga a busca por recursos de gestão que garantam meios que demonstrem como atrair mais hóspedes. Uma das maiores metas dos proprietários de hotéis é atrair uma quantidade suficiente de clientes para manter as acomodações ocupadas — principalmente durante a baixa temporada.

Nesse contexto, a utilização do marketing digital pode proporcionar incontáveis benefícios e ajudar a conseguir mais hóspedes, mesmo nos períodos em que a sazonalidade exige melhor gestão de reservas.

Conheça, então, as melhores formas de utilizar essa estratégia no setor hoteleiro, impulsionar as reservas e potencializar os negócios. Acompanhe!

1. Explore o poder do Google AdWords

Saber explorar adequadamente os recursos do Google AdWords pode representar a chance de alcançar um número elevado de visitas de potenciais clientes à página do seu hotel. Essa plataforma é uma das que mais se destacam em publicidade do Google, pois exibe anúncios em forma de links patrocinados e oferece opções a quem pesquisa algo na internet.

Atualmente, o mercado hoteleiro está em plena expansão e está entre os negócios mais concorridos nas buscas na internet. Para favorecer o seu hotel nessa competição, o uso do Google AdWords pode ser um importante aliado. Confira os principais motivos:

  • aumenta o tráfego do seu site;

  • garante maior publicidade da sua marca;

  • fornece informações sobre os concorrentes;

  • destaca seu empreendimento nesse ramo de negócios.

2. Torne seu site atrativo e funcional

A gestão do hotel precisa ter em mente que o site é como o estabelecimento online. Afinal, é por meio dele que os leads conhecerão o seu negócio. Por isso, uma empresa de destaque precisa ter uma página na internet que tenha atributos que garantam a sustentabilidade do negócio.

Logo, para assegurar uma boa experiência ao usuário e captar mais hóspedes, a navegação pela sua página deve se tornar algo bem interessante, agregar valor cultural e fazer com que o visitante permaneça bastante tempo ali.

Além disso, um site deverá ter um motor de reservas integrado, boa usabilidade e uma aparência estritamente profissional. Um design bonito — com cores que chamem a atenção — favorecerá a escolha do cliente na hora de efetivar as reservas.

Algumas dicas auxiliam a funcionalidade de seu site. São elas:

  • atualize as informações no website;

  • mantenha a interação com os visitantes;

  • elabore um FAQ com o máximo de perguntas e respostas;

  • mantenha um suporte adequado e responda todas as dúvidas de seus clientes ou visitantes.

3. Use as redes sociais a seu favor

Apesar das estatísticas atraentes pontuarem que 100 milhões de brasileiros estão conectados às redes sociais, não se preocupe em criar um perfil em cada plataforma. Utilize aquelas que garantam um retorno mais adequado ao seu tipo de visitante.

Faça experiências, identifique o perfil de seu público e pesquise em quais plataformas a interação será melhor e mais produtiva. Utilize a linguagem adequada e invista em formas de comunicação personalizadas de acordo com o usuário que deseja fidelizar.

Além desses, há outros fatores dignos de atenção. Observe:

  • seja criativo em suas campanhas de marketing;

  • forneça informações claras e objetivas sobre o hotel;

  • disponibilize diferentes opções para contato e interaja com o seu público;

  • adote práticas para publicidade de turismo adequadas ao perfil de seu hóspede.

4. Invista em marketing de conteúdo

É praticamente impossível falar de marketing digital para hotéis sem destacar a relevância do marketing de conteúdo. Além de sinalizar como atrair mais hóspedes, essa estratégia favorece positivamente a construção de uma imagem mais positiva de sua marca.

Isso porque o objetivo desse tipo de marketing é produzir e oferecer valor em forma de conteúdos interessantes e atrativos para o seu público. Essa é uma forma segura de potencializar a relação com seus clientes e de maximizar as chances de fidelização deles.

Ademais, o impulso proporcionado pelo marketing de conteúdo ao seu hotel será relevante em diferentes aspectos. Os mais importantes são:

  • gera uma percepção mais positiva sobre a sua marca;

  • relaciona o conteúdo oferecido com os valores da instituição;

  • atrai públicos diversos e melhora o índice de visitas da sua página;

  • promove o engajamento com empresários do ramo e novas oportunidades de negócios.

5. Elabore bons vídeos institucionais

Uma forma de interagir mais de perto com seus potenciais clientes e divulgar os seus serviços é criar bons vídeos institucionais. Divulgar esse material nas redes sociais sinaliza grandes oportunidades de mostrar aos visitantes o que há de melhor em seu hotel.

Um vídeo bem elaborado, curto e atraente pode chamar muito a atenção, promover a interatividade e conquistar novos clientes. Além de ser uma das formas menos onerosas de divulgação, você pode utilizar essa estratégia para divulgar depoimentos de antigos hóspedes e mostrar o quanto ficaram satisfeitos com a experiência em seu estabelecimento.

Conheça agora alguns aspectos que auxiliam a gestão na utilização dessa tática:

  • faça vídeos profissionais;

  • respeite os princípios éticos e humanitários;

  • utilize os depoimentos dos clientes como provas sociais;

  • grave vídeos com pontos turísticos locais, dicas de culinária e atrações que valorizem o conteúdo do seu hotel.

6. Envie newsletter

Para se tornar mais competitivo, o seu site deverá ter um formulário de cadastro para quem desejar receber novidades sobre o seu hotel. Esse é um excelente modo de manter a interação, facilitar a comunicação e criar um relacionamento saudável com os clientes.

Essa divulgação é interessante para promover meios de chamar a atenção dos visitantes e torná-los potenciais clientes — principalmente nos meses de baixa temporada.

Tendo isso em vista, você pode utilizar as newsletter para:

  • enviar novidades e promoções;

  • divulgar eventos em seu hotel;

  • oferecer descontos em datas especiais;

  • divulgar informações turísticas da cidade.

Todos esses pontos são essenciais e podem ser explorados para manter seus clientes antigos conectados a você, além de possibilitar a conquista de novos. Percebe-se, então, a importância de apostar no marketing digital para aprender como atrair clientes e impulsionar os negócios.

Entretanto, para criar presença massiva na internet, não é necessário fazer grandes investimentos. Basta utilizar ferramentas tecnológicas específicas para gestão hoteleira. Com esses recursos, é possível automatizar as tarefas e descobrir novos meios de como atrair mais hóspedes e fidelizá-los.

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Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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