Treinamento de equipe em hotéis: saiba como fazer

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Investir no treinamento de equipe em hotel é fundamental para garantir que todos os colaboradores estejam adequadamente capacitados e aptos para proporcionar um atendimento qualificado.

No entanto, aos funcionários da recepção são atribuídas as maiores responsabilidades: eles terão o primeiro contato pessoal com o hóspede e, com isso, a chance de influenciar positivamente a imagem da instituição.

Se você atua na rede hoteleira, é preciso buscar medidas mais eficazes para o treinamento de equipe, com o intuito de proporcionar um excelente atendimento tanto na recepção quanto nos demais setores do hotel. Continue lendo este post e veja algumas sugestões e ferramentas para fazer isso com mais eficiência. Vamos lá?

Confira a importância de ter uma equipe bem treinada em seu hotel

Diante da grande competitividade — cada vez mais acirrada pelo cenário de crise econômica do país — investir em alternativas para garantir a rapidez e a eficiência nos serviços básicos oferece uma considerável relevância no mercado.

Além do mais, priorizar um bom treinamento é imprescindível para que os programas implantados ou as atualizações necessárias às mudanças sejam compreendidos adequadamente. No caso de promoções ou de mudanças de setor, se o colaborador não for bem treinado, poderão surgir problemas que podem comprometer a integração dos serviços complementares.

Diante disso, selecionamos alguns pontos que justificam a necessidade de um treinamento periódico e eficiente. Confira:

  • melhorar a qualidade e a eficiência do atendimento ao cliente;

  • aumentar a possibilidade de fidelização de novos usuários;

  • promover estratégias para captação de novos hóspedes;

  • proporcionar oportunidades de crescimento profissional;

  • tornar a empresa mais valorizada pelos funcionários;

  • ensinar a utilizar novos recursos tecnológicos;

  • cultivar e valorizar atitudes sustentáveis;

  • fortalecer a imagem da instituição;

  • melhorar a produtividade;

  • maximizar o faturamento.

Conheça as cinco melhores sugestões para um bom treinamento de equipe

Um atendimento de qualidade é essencial para o sucesso da rede hoteleira, pois esse é um dos fatores mais relevantes para conquistar a confiança de seus hóspedes e promover a fidelização. Para tanto, selecionamos algumas sugestões que podem ser úteis na capacitação de sua equipe para alcançar essa meta.

Considere o feedback dos clientes

Em qualquer ramo de atuação, não é nada agradável receber reclamações, não é mesmo? Entretanto, para quem atua na rede hoteleira, essas reclamações podem se tornar valiosas, desde que sejam transformadas em uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

Ou seja, saber ouvir a opinião de seus hóspedes é fundamental para direcionar a gestão hoteleira na melhor decisão. Isso também ajuda a sua equipe a compreender, na prática, quais são os maiores pontos de insatisfação e que, por isso, precisam ser melhorados urgentemente.

Reúna, pois, seus colaboradores e analise essas reclamações. Ainda que não pareça, essa é uma das maneiras mais simples — e a mais eficaz — para resolver os problemas que, não raro, passam despercebidos no cotidiano de muitas instituições.

Faça reuniões periódicas

Uma forma eficiente de alcançar bons resultados para a empresa e também para os colaboradores são as reuniões periódicas com as equipes. Converse abertamente sobre as últimas orientações ao grupo e peça um feedback real para direcionar as próximas mudanças, caso seja necessário.

Conforme a estrutura da empresa, essas reuniões podem ser semanais ou quinzenais. Ou ainda variar de acordo com a necessidade ou a demanda dos problemas mais complicados e que exigem soluções imediatas.

Além disso, a liderança pode aproveitar esse momento para levantar sugestões ou propostas de melhoria — conforme a visão da equipe — para o atendimento e a fidelização dos atuais usuários do hotel. É importante também focar o objetivo na conquista de novos hóspedes a fim de promover a rotatividade e tornar o hotel reconhecido na região.

Ofereça treinamento em vídeo

Preparar um treinamento em audiovisual e disponibilizar esse conteúdo online é um modo importante de viabilizar meios de aumentar a participação de seus colaboradores no treinamento.

Isso porque, devido às circunstâncias e o tipo de atividade exercida, quase sempre é difícil reunir todos os colaboradores de um hotel no mesmo horário. Diante disso, diversificar as possibilidades de acesso ao treinamento aumenta as chances de adesão de mais participantes.

Assim, o treinamento em vídeo pode ser uma alternativa bastante interessante para qualificar a sua equipe e torná-la mais capacitada para atender a clientela em um nível de excelência necessário para agregar valor à marca.

Outra vantagem é que você pode preparar vídeos específicos conforme as necessidades de cada setor do hotel. Organize os cronogramas e divulgue com antecedência as datas para a exibição dos vídeos. Informe sobre a disponibilidade desses materiais em seu site ou na forma que achar mais interessante. O que importa é garantir que seus objetivos sejam cumpridos nesse treinamento de equipe.

Ensine a sua equipe a resolver problemas

Independentemente do segmento de atuação, sua equipe precisa estar preparada para apresentar soluções rápidas e viáveis. Como uma vertente comum que rege o comportamento das pessoas, a falta de tempo — e de paciência — é uma marca cada vez mais evidente na sociedade contemporânea, concorda?

Logo, o seu cliente exige soluções imediatas, no tempo dele, e que ainda estejam de acordo com a boa expectativa criada quando contratou os seus serviços.

Assim, a recepção deve estar apta a receber reclamações e saber encontrar a melhor solução para o cliente. Por mais competente que seja a empresa, eventuais problemas acontecem e as reclamações, na maioria das vezes, chegam diretamente aos atendentes de recepção.

Outra questão importante é procurar fazer um bom check-out e utilizar adequadamente os recursos disponíveis a fim de promover uma imagem positiva do hotel. Essa ação é fundamental tanto para a conquista do cliente quanto para a recomendação dos seus serviços.

Oriente os funcionários sobre os novos recursos implantados

Modernizar a empresa é um dos passos mais importantes para a continuidade dos negócios. Dentre outras vantagens, a adoção de ferramentas tecnológicas torna os trabalhos mais dinâmicos e ainda fortalece a empresa para enfrentar a concorrência.

Tendo isso em vista, quando uma nova tecnologia – um software de gestão de reservas, por exemplo – for implantada em seu estabelecimento, é necessário orientar os funcionários para que eles consigam operá-lo adequadamente.

Para garantir os benefícios resultantes desse investimento, a boa notícia é que já existem profissionais disponíveis para consultoria nesses serviços de software especializados para hotel.

Implantar esses recursos pode impulsionar os negócios e facilitar a gestão hoteleira, já que assegura incontáveis benefícios à instituição: promove o conhecimento, otimiza o tempo de treinamento de equipe e garante o crescimento da empresa e o reconhecimento do mercado.

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Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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