Lidando com a sazonalidade na gestão hoteleira

Tempo de leitura: 6 minutos

O sonho de toda gestão hoteleira é trabalhar o ano inteiro como se fosse alta temporada. Mas, infelizmente, esse é um cenário um pouco improvável. Para contornar esse problema, os hotéis devem se preparar para a sazonalidade.

A alta temporada implica em hotel cheio, dinheiro circulando e gastos mais altos. Normalmente, as viagens acontecem nas férias escolares, principalmente no verão. É a época mais movimentada no Brasil.

A preocupação dos gestores de hotéis é gerar receita nos momentos em que não há movimentação e os estabelecimentos precisam se manter. Além da equipe, é necessário manter o atendimento de qualidade aos hóspedes que estão presentes.

Para ajudar a enfrentar a baixa temporada, listamos algumas práticas de gestão hoteleira para lidar com a sazonalidade. Vamos conhecê-las?

Defina a sua sazonalidade e baixa temporada

Esse é o ponto de partida para que um hotel possa traçar a estratégia de gestão na sazonalidade. Sem essa definição, qualquer plano ficará sem fundamento.

Para hotéis que se localizam no litoral, a alta temporada geralmente acontece no verão. Já os estabelecimentos que ficam em regiões montanhosas, por exemplo, costumam registrar o maior fluxo de hóspedes no inverno.

No calendário de temporada entram também fatores além das estações e que precisam ser contemplados na sua estratégia.

Se o seu hotel fica em uma região onde acontecem festas ou eventos anuais que atraem grande fluxo de turistas, é importante colocar essas datas como alta temporada para o seu estabelecimento.

De posse desses dados, é possível definir suas metas para a baixa temporada das estações.

Conheça seu público

As pesquisas de avaliação são uma boa forma de conseguir informações sobre seu público. Assim, você saberá o que os hóspedes procuram no seu hotel ou em uma viagem.

A baixa temporada é preferida por muitos que querem viajar com sossego, sem ter que enfrentar o tumulto de lugares cheios. Por que não promover seu hotel para esse público?

Hotéis cheios de famílias e crianças não são atrativos para quem procura descansar. Vale destacar esse cenário para essas pessoas que gostam de lugares tranquilos.

Isso só é possível quando você conhece seu público e entende suas preferências. Assim, o gestor do hotel consegue direcionar corretamente suas estratégias para atrair visitantes na baixa temporada.

Sedie eventos

Se a baixa temporada é sinal de fluxo reduzido de hóspedes, uma boa saída para essa situação é promover eventos.

Muitas empresas costumam reservar hotéis para congressos, seminários e retiros. É uma boa maneira de ter movimentação garantida por um bom período de tempo.

Além de ter o hotel cheio na baixa temporada, você pode conquistar um novo público. Os hóspedes da empresa, se gostarem do serviço e do que o local oferece, tendem a voltar ou recomendar seu estabelecimento.

A própria empresa pode indicar seu hotel a outras. Com isso, seu alcance se amplia.

Adapte-se ao calendário

Se a região onde seu hotel está localizado tem um calendário de eventos, é importante que você se adeque a essa programação.

Inserir o nome do hotel na lista de hospedagens recomendadas pela organização desses eventos é uma boa estratégia de marketing.

Adapte decoração e serviços para esses encontros. Por exemplo, se há uma festa literária na região, certamente seu público será mais maduro, interessado em um cardápio mais elaborado e bons serviços.

Se o hotel se preparar para receber os hóspedes com surpresas positivas, terá condições de enfrentar bem a sazonalidade.

Especialize-se em um segmento turístico

Essa é uma prática que se soma às dicas de sediar eventos e se adaptar ao calendário. Quando seu hotel se identifica com um segmento, fica mais fácil planejar a estratégia para alcançar o público na baixa temporada.

Muitos hotéis adotam a medida de não aceitar crianças abaixo de 14 anos, por exemplo. Isso faz com que os interessados se enquadrem em um perfil mais seleto, afeito a viagens para descanso e sossego.

Normalmente, esse tipo de turista não se guia pela alta temporada. Ele quer fugir do tumulto e prefere épocas mais tranquilas para viajar.

Já outros hotéis se incluem na rota do turismo de negócios, por meio de associações e contatos com empresas. É uma boa alternativa para manter a rotatividade.

É importante estudar bem o calendário, o local onde o hotel está localizado e as características da sua infraestrutura para definir seu segmento.

Não adianta querer atrair um público familiar caso seu hotel esteja na montanha e não tenha instalações adequadas para crianças.

Outro cenário: como querer se especializar no turismo de negócios se sua sala de conferência é pequena e não tem estrutura técnica?

Avalie bem seu próprio hotel antes de se especializar.

Firme parcerias

As parcerias são uma ótima forma de conseguir visibilidade. Isso pode acontecer entre hotéis da sua cidade, que se unem para promover o turismo na baixa temporada, por exemplo.

Parcerias com restaurantes, atrações culturais, como museus e parques, e órgãos públicos que incentivam o turismo local também inserem seu hotel na rota dos viajantes.

Mantenha uma boa relação com hóspedes

Hoje, o consumidor tem o grande poder de “contaminar” outras pessoas. Basta um comentário positivo ou negativo em uma rede social para influenciar dezenas ou centenas de leitores.

Por isso, construir uma boa relação com os hóspedes é fundamental para que eles façam indicações positivas.

Se ele tiver um bom atendimento e receber serviços além do que esperava, as chances de ter um marketing de “boca a boca” positivo crescem. A tecnologia ajuda o hotel a manter a qualidade na relação com o hóspede. Sem contar que essa relação solidifica o caminho para a fidelização.

Além disso, você terá mais condições de sugerir que ele indique seu hotel à rede dele e pedir avaliações em sites como TripAdvisor.

Influencie a blogosfera

Há centenas de blogs de viagem e turismo no Brasil e no mundo que agregam milhões de leitores e seguidores. O poder de influência desses canais pode ser decisivo para sua estratégia.

O hotel precisa estar no radar desses blogs. É uma forma de conseguir divulgação por meio de um canal muito acessado e que gera engajamento.

Uma dica é promover encontros com os blogueiros para promover o hotel na baixa temporada. Divulgue seus eventos e novidades para esta época, como cardápios especiais, noites temáticas, dentre outras estratégias.

O investimento nesse tipo de promoção abre uma porta interessante para seu hotel. Mas antes analise bem o perfil do blog, veja quais são os que se encaixam no público-alvo que você quer atrair.

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Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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