Maiores desafios que as redes hoteleiras enfrentam

Tempo de leitura: 5 minutos

A indústria hoteleira enfrenta alguns desafios que podem afetar a eficiência operacional e a satisfação do cliente. Identificar e compreender esses problemas é essencial para aprimorar a gestão hoteleira e garantir o sucesso a longo prazo. Neste artigo, vamos falar sobre 5 obstáculos que frequentemente impactam a rede hoteleira e discutindo possíveis estratégias para superá-los. 

1. Gestão de pessoas e formação de equipes qualificadas

Como gestor de um hotel, hostel ou pousada, você já deve ter percebido como é complexo realizar a montagem das equipes. Cada área pede um perfil de colaborador diferente, porém, em todos os setores o segredo para criar a sinergia e entrosamento necessário é a interação.

 

É necessário interagir e conhecer cada pessoa que compõe as equipes para entender suas dificuldades, virtudes e estilos de trabalho. Um bom RH em hotel é aquele que sabe que as demandas das camareiras são totalmente diferentes dos profissionais de recepção, funcionários da cozinha, etc.

Para montar boas equipes e reter os melhores funcionários só existe um caminho: muita mão na massa e um bocado de disposição para criar um bom ambiente interno onde todos se sintam motivados e em sintonia com os desafios e necessidades da rotina. 

2. Uso da tecnologia para gestão

A tecnologia é um ponto fundamental para uma boa gestão hoteleira. Muitos hóspedes se frustram ao perceber que o hotel em que estão alocados não acompanha a evolução da tecnologia. Possuir rede Wi-Fi é um bom exemplo.

O que antes era um luxo, um artigo vendido separadamente (e muitas vezes por um preço bem salgado) se transformou em uma obrigação dos hotéis, principalmente se a categoria do hotel é de luxo ou focada em receber pessoas a trabalho.

Mas não é só de Wi-Fi que se vive a tecnologia nos hotéis. Além do fornecimento de internet, existem outros pontos em que a tecnologia é fundamental, e podemos listar fatores internos, por exemplo:

Aspecto Tecnológico

Benefícios

Gestão de Reservas

Facilita o processo de reservas, mantendo tudo organizado e acessível

Análise de Reputação

Permite monitorar e responder a avaliações dos hóspedes, melhorando a reputação do hotel

Vendas Online

Amplia o alcance de mercado e facilita a compra por parte dos clientes

 

3. Gestão otimizada das reservas

Por falar em reservas, sabemos que elas representam um desafio sensível à rotina de um hotel. Qualquer problema envolvendo reservas costuma gerar dor de cabeça para a equipe ou para o cliente. Antes da chegada da transformação digital aos hotéis, era comum encontrar erros simples causados pela gestão analógica e pouco organizada das reservas. 

Porém, hoje em dia, lidar com toda a demanda em um único software já é algo bastante comum, além de ser uma decisão inteligente adotada em praticamente todos os líderes de mercado.

A gestão digital das reservas é feita utilizando programas capazes de concentrar todos os pedidos em uma ferramenta organizadora e que analisa toda a disponibilidade antes de fazer a confirmação, atitude que reduz as chances de overbooking e erros de registro.

4. Comunicação efetiva com o cliente

Outro desafio na gestão hoteleira é a comunicação com clientes. Muitos hotéis ainda não encontraram a forma ideal de se comunicar e interagir com seu público alvo.

Alguns escorregam no discurso, outros na falta de canais adequados para comunicação e outros sofrem com os exageros cometidos por equipes de marketing e comunicação que ainda não entenderam muito bem a nova dinâmica entre negócio e seus clientes.

A comunicação dos hotéis precisa ser atrativa, apresentar novidades, conteúdos e, claro, promoções que atraiam os hóspedes para seus quartos. Montar bons produtos de comunicação é algo complexo, mas fundamental.

5. Controlar os gastos

Grande parte do desafio de conseguir manter o faturamento do hotel em dia – e em expansão – reside em saber controlar os gastos do negócio de maneira eficiente. Fazer mais com menos é o objetivo de muitas empresas, mas em hotéis e pousadas isso exige esforços extras. 

Afinal, muitas vezes cortes nos gastos podem acabar prejudicando os serviços oferecidos pelo estabelecimento – o que, por sua vez, diminui a satisfação dos hóspedes e os resultados do negócio como um todo. Por isso, um dos grandes desafios da gestão hoteleira é controlar os gastos sem impactar a qualidade dos serviços e do atendimento.

Como vencer esses problemas

A escolha de soluções tecnológicas eficientes, como as oferecidas pela HMAX, torna-se uma estratégia não apenas conveniente, mas essencial para que esses problemas não aconteçam.

A HMAX é referência em soluções inovadoras para hotelaria. Nossas soluções são desenhadas pensando na usabilidade. Simples de entender, fáceis de usar. Nosso time está comprometido em fornecer o apoio necessário para que a transição e uso das ferramentas ocorram de forma tranquila e produtiva.

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Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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