Millennials: como a Geração Y impacta o seu hotel

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Os millennials, também conhecidos por geração Y, geração do milênio ou geração da internet, representam um público estratégico para o ramo hoteleiro, pois são pessoas economicamente ativas e que costumam viajar com frequência. Nascidos junto com a internet, estão acostumados com o meio digital e buscam por experiências satisfatórias.

Um estudo divulgado pelo portal Hotel News Now, o “2020 Hotel Trend Report”, mostra que haverá um aumento no nível de exigência em relação à qualidade de serviços oferecida pelo mercado, mudança que irá se acelerar conforme a geração Y se torne a maioria entre os viajantes.

Para a indústria hoteleira, atender esse público é tanto uma oportunidade quanto um desafio. Essa geração tende a gastar mais em viagens, porém exige mais qualidade e rapidez no serviço prestado.

Antes de tudo, é necessário conhecê-los e entender os seus hábitos de consumo. Acompanhe o nosso artigo e entenda mais sobre quem são os millennials e como atraí-los para o seu hotel.

 

Quem são os millennials?

A geração Y (ou millennials) é composta pelas pessoas que nasceram entre os anos 1980 e 2000, que cresceram em um cenário repleto de avanços tecnológicos que provocaram grandes mudanças em esferas como o mercado de trabalho.

Representam cerca de 30% da população mundial e são muito influentes, pois respiram a internet e estão sempre conectados. Suas decisões são pautadas por experiências, devido ao acesso facilitado e imediato às informações e às interações possíveis no mundo virtual.

Possuem um alto poder aquisitivo e estão altamente dispostos a investir em viagens e em conhecimento, qualidades muito valorizadas por quem trabalha com turismo. Entretanto, como a geração abrange pessoas nascidas em duas décadas diferentes, os comportamentos de consumo nem sempre serão iguais.

Um estudo feito pela Sabre aponta que nem todos os millennials possuem flexibilidade ou os mesmos motivos para viajar, muito menos os mesmos ideais de lazer. Trata-se de uma categoria abrangente de viajantes, que se divide em subgrupos com características específicas. Com um conhecimento mais aprofundado, será possível aproveitar todo o potencial de consumo dessa geração.

 

Como atingir esse público?

As pessoas da geração Y desejam uma experiência de compra diferenciada enquanto procuram algo na internet. Pesquisam e comparam preços em busca do melhor custo-benefício, mas também valorizam a experiência que a viagem irá lhes proporcionar.

Os métodos tradicionais de venda não costumam funcionar com os millennials, pois são muito influenciados pelo que veem nas mídias sociais. Sendo assim, é muito importante que o conteúdo que eles vejam seja convincente e de qualidade, assim como deverá estar presente em todos os canais de venda possíveis, para que seu hotel seja encontrado facilmente e não perca potenciais clientes.

 

Como atrair a geração Y para o meu hotel?

A geração Y é movida pela experiência. Se a sua comunicação não fornecer a experiência certa para seus clientes, poderá perdê-los e gerar uma imagem negativa sobre o seu negócio, perdendo também na receita.

Uma das principais características de consumo dessa geração é que a maior parte acontece online, ou seja, seu negócio precisa estar presente nas plataformas digitais e oferecer a garantia que irá atender às necessidades do cliente.

Além disso, todo o processo deve ser simples e descomplicado, desde a reserva do hotel até o check-out. Um relacionamento muito extenso, etapas muito complexas, ou o fornecimento de informações desnecessárias podem afastar o hóspede e prejudicar a sua experiência, fazendo com que ele saia insatisfeito e avalie o seu negócio negativamente nas redes sociais e nos sites de avaliação.

 

A geração dos millennials trouxe novos desafios para o mercado, e é preciso se adaptar o mais rápido possível, buscando entender os hábitos de consumo dessa e das demais gerações para oferecer o melhor serviço e fidelizar os seus clientes.

A tecnologia também pode ser uma aliada para entender os padrões de comportamento dos hóspedes, auxiliando na tomada de decisão dos gestores e na valorização da experiência do cliente, a fim de satisfazer todas as suas necessidades.

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Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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