Eventos em hotéis: confira os principais benefícios e dicas práticas

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Aumentar a taxa de ocupação é um dos desafios diários de um gestor hoteleiro. Para elevar a quantidade de reservas e conquistar mais clientes, é necessário investir em estratégias de captação, como sediar eventos. Hotéis podem ser ótimos espaços para receber palestras, reuniões, treinamentos, comemorações e demais ocasiões. Nesse sentido, um espaço ocioso em seu negócio pode-se tornar muito lucrativo. Portanto, separamos alguns benefícios e dicas para ajudar na realização de eventos em hotéis.

Confira os principais benefícios de trabalhar com eventos 

1 – Aumento da receita

Em relação as questões financeiras, receber eventos pode impactar positivamente na receita do hotel. A realização de eventos equilibra as reservas e auxilia no fluxo de caixa. Além do aluguel do espaço e custos de organização, também é possível conquistar mais lucros. Por exemplo, oferecer pacotes especiais para os participantes, disponibilizar diárias abaixo da tarifa comum, ofertar descontos no restaurante interno e mais ações. Busque avaliar as possibilidades para gerar mais rentabilidade ao negócio.  

2 – Diminuição da sazonalidade

Trabalhar com eventos pode amenizar o efeito da sazonalidade, já que o segmento não depende diretamente da temporada de férias, feriados e afins. Com essa estratégia de captação, é possível manter uma alta taxa de ocupação. Nesse sentido, é interessante implementar uma programação de eventos em diversos períodos do ano, mais favoráveis a demanda do hotel. 

3 – Captação de novos hóspedes

Outro benefício importante é a oportunidade de ampliar o público do hotel. Com a recepção de eventos, é possível conquistar e fidelizar hóspedes de variados perfis. É uma chance essencial de aumentar a cartela de clientes, pois os participantes podem retornar futuramente a lazer ou até mesmo para demais ocasiões. Além disso, o hóspede de negócios geralmente apresenta um gasto médio maior em acomodações e serviços. 

4 – Competitividade em relação a concorrência 

Organizar eventos pode ser um diferencial do hotel ou uma estratégia para acompanhar a concorrência. Implementar esse serviço é um esforço competitivo e essencial para igualar ou destacar o seu negócio das demais empresas do ramo. Nesse sentido, é uma grande oportunidade de trabalhar a imagem e aumentar o alcance da marca. 

Confira 4 dicas práticas sobre eventos em hotéis

1 – Identifique os tipos de eventos 

É indispensável identificar os tipos de eventos que o hotel deseja receber. Para isso, analise o público atual da empresa e os possíveis novos clientes que possam contratar o serviço. Também é importante verificar a estrutura e a capacidade do espaço. Existem várias modalidades que podem ser exploradas, como reuniões da terceira idade, palestras acadêmicas, congressos religiosos, conferências de negócios, casamentos, encontros gastronômicos e demais possibilidades. 

2 – Prepare a equipe para demanda

Como qualquer outro serviço oferecido pelo hotel, o evento exige muita organização e preparo da equipe. Busque implementar treinamentos específicos e mantenha a qualidade no atendimento. Se for possível, procure um profissional da área para auxiliar em todas as etapas. Essas ações são importantes para imagem do empreendimento e influenciam na fidelização do hóspede. Afinal, um evento executado inadequadamente pode estragar o relacionamento entre empresa e cliente.  

3 – Invista na estrutura do hotel

A estrutura é um dos principais itens que afeta a organização e logística do evento. Por isso, pense em investir para melhorar o espaço oferecido em seu hotel. Iluminação, móveis novos, cadeiras confortáveis e demais itens são importantes para realizar um bom evento. Se possível, também considere ampliar o ambiente para recepcionar eventos maiores. Para conquistar avaliações positivas, procure oferecer a melhor estrutura aos participantes. 

4 – Aplique recursos em tecnologia

Outro fator importante no momento de sediar um evento é a tecnologia. É indispensável oferecer um bom projetor multimídia, uma conexão WI-FI de alta velocidade, um sistema de som ideal para o ambiente e afins. Também é interessante pensar na organização dos setores do hotel, como na alta demanda de reservas na recepção. Para não haver nenhuma falha, invista em um software hoteleiro, o sistema pode auxiliar e agilizar em diversas tarefas.

O turismo de eventos e negócios movimenta bastante o mercado hoteleiro, por isso é essencial avaliar o seu empreendimento e implementar um serviço de acordo com a viabilidade do espaço. Aumentar a receita, diminuir o efeito da sazonalidade, captar novos públicos e se destacar perante a concorrência são apenas algumas das vantagens de organizar eventos no hotel. Da mesma forma, as dicas evidenciadas são pertinentes para oferecer um bom serviço, trabalhar a imagem da empresa e conquistar avaliações positivas. Portanto, busque investir na equipe, estrutura e tecnologia do seu negócio para proporcionar aos hóspedes um ótimo evento. 

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Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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