Como melhorar o atendimento na recepção de hotéis?

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Com a alta concorrência do setor hoteleiro, um grande diferencial é conseguir manter um atendimento padrão de qualidade na recepção de hotéis. Nesse ponto, os clientes terão o primeiro contato com seu estabelecimento — portanto, ter um bom relacionamento com as pessoas que procuram por seus serviços é essencial.

Otimizar a experiência de hospedagem já é um dos maiores pré-requisitos para o sucesso de seu negócio. A tecnologia pode ser uma grande aliada nessa jornada, pois ela permite uma gestão mais eficiente de seu hotel ao automatizar seu gerenciamento.

Neste artigo, traremos algumas dicas de como aprimorar a recepção de seus clientes, garantir sua satisfação e se destacar no mercado. Continue a leitura para conferi-las!

Faça treinamentos periódicos para sua equipe

Para manter um hotel como referência no mercado e que tenha excelência em atendimento, é necessário que sua equipe esteja sempre atualizada e pronta para lidar com todos os problemas que possam surgir.

Como a tecnologia avança muito rápido e novos detalhes surgem a todo momento, é de bom tom fazer treinamentos periódicos e, consequentemente, garantir o bom funcionamento da recepção do hotel.

Você pode optar por realizar esse trabalho com algum funcionário qualificado, contratar um coach ou RH externo — o importante é escolher o que será mais adequado às suas necessidades.

Dessa maneira, sua equipe se sentirá mais segura e receberá seus clientes com a educação e atenção devidas, sabendo como agir para atender suas exigências e a quem recorrer caso encontre alguma dificuldade. Ter colaboradores receptivos e simpáticos é uma excelente ferramenta para encantar seus hóspedes logo na chegada!

Reconheça o bom trabalho de seus funcionários

O reconhecimento por uma tarefa bem realizada serve como combustível para que uma pessoa se mantenha motivada e bem-disposta a trabalhar, não é mesmo? Por isso, lembre-se de elogiar o desempenho pessoal de cada colaborador e, também, de toda a equipe.

Faça reuniões periódicas e valorize as conquistas daqueles que merecem — se houver elogios de hóspedes, transmita-os à pessoa em questão, pois eles também são importantes para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

Pesquise a satisfação de seus hóspedes

Sites como o TripAdvisor são excelentes ferramentas para pesquisar o feedback deixado por seus clientes. Os comentários contêm informações preciosas sobre a satisfação deles e, por meio da análise desses dados, é possível identificar os pontos fortes e os pontos fracos dos serviços oferecidos. Além disso, você pode aproveitá-los para desenvolver um treinamento mais efetivo para seus funcionários.

Procure saber o que os clientes acharam da recepção do hotel e da postura de seus servidores, informações sobre a organização e limpeza do local, entre outros detalhes importantes. Você pode realizar essa pesquisa por e-mail ou pelo preenchimento de um formulário no momento do check-out, por exemplo.

Com essas informações em mão, é hora de utilizá-las para ressaltar os pontos positivos e trabalhar para melhorar os negativos. Trace um plano para resolver os problemas que foram levantados e, por fim, comunique-os à sua equipe e aos hóspedes — isso demonstra preocupação com sua opinião e aumenta a confiança das pessoas em seu estabelecimento.

Mantenha uma comunicação clara e precisa

Uma boa comunicação é essencial para o bom funcionamento de qualquer estabelecimento, e no setor hoteleiro não poderia ser diferente. Portanto, é necessário ser bastante preciso ao delinear os pontos que precisam ser melhorados e evitar que transtornos sejam causados por informações cruzadas ou até erradas.

A recepção do hotel, por ser o ponto de entrada neste, costuma concentrar um grande número de dados — daí a importância de manter todos os funcionários a par das políticas e funcionamento geral para que possam trabalhar de maneira mais efetiva.

Automatize o gerenciamento de seu hotel

Devido à diversidade de hóspedes e suas exigências, além de todos os serviços oferecidos, automatizar os processos de seu negócio é uma estratégia muito inteligente e eficiente. Os softwares de gestão hoteleira são grandes aliados para garantir a segurança e a agilidade no atendimento de hóspedes.

Separamos, a seguir, alguns benefícios de utilizar esse tipo de tecnologia em seu hotel. Confira!

Otimização de processos internos

Ao utilizar um software de gestão, será muito mais fácil gerenciar seu hotel e ter um maior controle financeiro, pois ele possibilita a identificação de defasagem nos gastos. Além disso, é possível analisar gráficos e criar planos de ação mais eficazes — o que permite o foco nos principais problemas e economia na contratação de mão de obra.

Há, ainda, relatórios sobre todos os processos do hotel que podem ser emitidos a qualquer momento. Com isso, as informações sobre seus hóspedes (desde a reserva até o check-out, como o consumo de frigobar, internet e atividades extras) também ficam à sua disposição. Isso facilita bastante a definição do perfil mais comum de cliente em seu estabelecimento.

Integração de agências, fornecedores e clientes

Os softwares produzem uma base de dados em um mesmo sistema, com informações sobre suas agências parceiras, consumidores e fornecedores, que formam um eixo fundamental para a manutenção de seu hotel. Tudo isso pode ser utilizado para criar pacotes de desconto exclusivos e realizar compras de produtos que atendam ao perfil de seus hóspedes, gerando economia de tempo e material.

Atendimento mais efetivo ao consumidor

Existem também as ferramentas que auxiliam no SAC (Sistema de Atendimento ao Consumidor) e permitem um contato mais próximo e constante com o cliente por meio de mecanismos de pós-venda. Você pode enviar e-mails com promoções e eventos que acontecerão na cidade ou até em seu estabelecimento.

Fidelização de hóspedes

Esse é um dos pontos mais desejados pelos hoteleiros: manter um fluxo de hospedagem mais estável e uma boa frequência de vendas por meio da fidelização. Já que os sistemas de gestão proporcionam uma resolução de conflitos mais eficiente e serviços que levam em conta o histórico de consumo dos clientes, será natural que eles passem a confiar em seus serviços e escolham seu hotel em outras ocasiões, não é mesmo?

Destaque no mercado

Já sabemos que ter um quarto confortável e serviços de qualidade não é mais suficiente para atrair hóspedes: é preciso saber superar expectativas. A maioria das pessoas procura por soluções tecnológicas que garantam sua comodidade ao contratarem um serviço — daí a importância de ter um bom site, com informações sempre atualizadas, e manter um sistema de reservas online eficiente.

Com todos os dados disponibilizados e a criação de pacotes, serviços e excelência em atendimento, você surpreenderá seu público e se destacará em relação aos concorrentes, tornando-se referência no setor hoteleiro.

Agora que já sabe como melhorar o atendimento na recepção de hotéis (e como utilizar a automação de processos a seu favor), aproveite e entre em contato conosco para saber mais informações sobre nossos serviços de software de gestão de hotéis. Estamos esperando por você!

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

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