Confira 5 dicas fundamentais para abertura de um hotel

Tempo de leitura: 2 minutos

Como qualquer negócio, abrir um hotel é um grande desafio. Todos os processos e recursos precisam estar alinhados, principalmente no início. Planejar a abertura de um hotel necessita de organização e atenção para pontos importantes, tanto em questão de público como registros burocráticos. Para auxiliar, preparamos 5 dicas fundamentais para guiar as decisões nesse primeiro período significativo para o sucesso da empresa.

 

1 – Pesquise sobre o mercado de atuação

Antes de definir o segmento do seu negócio, é importante levantar informações e estudar o mercado de atuação que pretende trabalhar. Nesse sentido, é viável analisar as demandas da região, possíveis necessidades, os concorrentes e demais fatores externos que possam contribuir para análise do mercado.

2 – Identifique o possível público do seu negócio

Trabalhar o público correto para o tipo de negócio é essencial para o êxito do hotel. Portanto, busque identificar qual perfil do hóspede deseja atender, trace um delineamento com as principais informações (idade, sexo, preferências e afins). Esse estudo ajuda a orientar as definições internas e realizar uma comunicação mais assertiva.  

3 – Procure um diferencial para o seu hotel  

Com o crescimento do setor e das grandes estimativas de investimento na hotelaria, é importantíssimo para o seu negócio oferecer um diferencial para conquistar o público. Portanto, busque como base identificar necessidades e oportunidades para propor um atrativo viável e exclusivo aos hóspedes do seu hotel. É um ponto relevante para construir a imagem da empresa.

4 – Conheça a legislação e fique atento a burocracia

Conhecer os procedimentos legais necessários para abertura do hotel é essencial para realizar um planejamento e efetuar todos os processos, afim de evitar problemas e atrasos no prazo de inauguração. São diversas etapas burocráticas, como registro do estabelecimento, obtenção do alvará, cumprimento das resoluções, normas e demais fatores vigentes na lei. Fique atento as solicitações e busque um contador para ajudar nos diversos processos.   

5 – Implemente um plano de negócios

O plano de negócios é uma ferramenta para orientar a gestão do seu estabelecimento. O documento deve conter todas as informações necessárias para mensurar e verificar a viabilidade e necessidades financeiras. Os itens citados anteriormente são pontos da estrutura de um plano de negócios. Além disso, você também deve considerar como tópicos a serem trabalhados no documento os recursos financeiros, localização, estrutura, impostos e demais dados e informações relevantes para análise.

 

As dicas citadas são essenciais para abertura do seu hotel. Fique atento as etapas e mantenha um planejamento. Além disso, você também pode investir em um software hoteleiro para ajudar na sua gestão. Conheça nossos planos e módulos iniciais. Entre em contato com a nossa equipe.

Confira outras matérias com dicas, novidades e tendências do ramo.

Sobre Cachoeira

Co-Fundador CEO da HMAX Automação Hoteleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *